29 fevereiro 2024

Tesla Model Y: ano novo, preços novos

Tesla Model Y

No arranque de 2024, também a Tesla procedeu ao habitual ajuste das tabelas de preços. Mas, ao contrário do que aconteceu no país com a esmagadora maioria dos produtos e serviços, a marca de Elon Musk acertou para baixo o preço do seu modelo mais bem sucedido da atualidade, o Model Y.

Sobem as vendas, desce o preço

Tesla Model Y preço Portugal

De acordo com os dados provisórios da Dataforce, o Tesla Model Y foi o automóvel mais vendido na Europa em 2023, tornando-se no primeiro automóvel elétrico a alcançar o estatuto de best-seller na região, ultrapassando o Dacia Sandero e o VW T-Roc.

Entre janeiro e dezembro, a Tesla matriculou 254.822 unidades do Model Y e a Dacia vendeu 235.893 exemplares do Sandero, ambos com um desempenho melhor do que em 2022. Mas enquanto o vencedor do ano passado, o Dacia, viu as vendas aumentarem 17,5 por cento, as vendas do Tesla “explodiram” 85 por cento em relação ao ano anterior.

Quanto custa um Tesla Model Y novo?

O Model Y foi o automóvel mais vendido em sete mercados (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Países Baixos, Noruega, Suécia e Suíça), registo notável que acumula com o título de veículo elétrico mais vendido em mais de uma dezena de países, incluindo Portugal, onde passa a dispor de um novo incentivo à compra. A Tesla voltou a baixar o preço do Model Y em cerca de dois mil euros.

Concorrência às novas marcas chinesas

Tesla Model Y novo preço Portugal Standvirtual

A explicação para a descida de preço está diretamente ligada à estratégia da marca e no seu papel na democratização da tecnologia de baterias.

“Na prossecução do nosso objetivo de acelerar a transição do mundo para a energia sustentável, um dos nossos principais objetivos em 2024 é garantir que a Tesla se torna mais acessível a mais pessoas. Pretendemos atingir este objetivo através da alavancagem de processos de engenharia e fabrico originais, tornando as nossas operações mais eficazes em termos de tempo e custos. Ao transferir estes ganhos de eficiência para os nossos clientes, conseguimos fornecer um melhor produto e torná-lo mais acessível”, explica a marca de Elon Musk em comunicado, onde escreve ainda que o Model Y “responde às necessidades dos consumidores que procuram veículos duradouros, práticos, eficientes, seguros e divertidos. Além disso, tem acesso aos mais de 14 mil Superchargers da Tesla na Europa e a uma rede de pós-venda inovadora e madura”.

Coincidência ou talvez não, e mesmo assumindo que não entrará numa guerra de preços com as marcas chinesas na Europa, o anúncio do reposicionamento comercial do Model Y surge apenas a poucos dias de conhecermos aquele que será muito provavelmente o seu rival mais difícil, o BYD Seal U, SUV elétrico com apresentação agendada para este mês de janeiro, em Lisboa.

Quanto custa um BYD Seal novo?

A chinesa BYD tem muito bem definido o seu objetivo de conquistar a Europa, tendo já ultrapassado as vendas da Tesla a nível global no último trimestre de 2023.

Tesla Model Y novo preço Portugal

Baseado na mesma plataforma do Seal, o Seal U diferencia-se pelo formato da moda, no design frontal que é caraterizado pela forma de X e pelas dimensões ligeiramente mais avantajadas: 4,79 metros em comprimento, 1,89 metros em largura e 1,67 metros em altura. Tecnicamente, conta com a mesma bateria BYD Blade Battery, com capacidade de 71,8 kWh ou 87,0 kWh.

Outra explicação que está a ganhar tração entre analistas assenta em rumores que dão como garantida a chega da versão revista e atualizada do Model Y, projeto conhecido pelo nome de código Juniper, mas que não deverá representar mais do que um facelift em moldes muito semelhantes ao que a Tesla operou recentemente no Model 3.

Leia também: