Tesla atinge um milhão de Powerwalls em todo o mundo

A Tesla atingiu um milhão de Powerwalls e está a celebrar “o crescimento crescente da adoção de soluções de armazenamento de energia doméstica”, ao mesmo tempo que, considera a construtora de Elon Musk, este marco “reforça o seu papel na transição energética sustentável”.
O Powerwall é uma bateria doméstica da Tesla, projetada para armazenar energia proveniente de painéis solares ou da rede elétrica, e serve para alimentar residências durante períodos de pico de consumo ou interrupções de rede, e para aproveitar melhor a energia gerada durante o dia, permitindo, por exemplo, usar o excesso solar à noite ou em momentos em que o custo da eletricidade é mais elevado.
Outras funcionalidades incluem modos personalizados para maximizar poupança, otimizar o uso em caso de falhas na rede, e integração com o ecossistema Tesla, como para carregar veículos elétricos da marca usando energia solar excedente, por exemplo.
Um milhão em dez anos
A primeira Powerwall foi instalada, em Maio de 2015, na Califórnia, EUA. Apenas dois anos depois, a Tesla iniciaria a produção em massa na Gigafactory Nevada, também nos Estados Unidos, com o Powerwall 2, no qual já tinha sido feitas melhorias de capacidade e integração.
Já em setembro de 2023, foi introduzida a terceira geração das Powerwall, com desempenho superior ao da geração anterior e melhor integração com inversor solar, que, em Portugal, é vendida pela Tesla por 9.500€.
Dois anos depois, a potência total da frota global de Powerwalls atingiu cerca de 6,7 GW, o que, destaca a empresa, serviria para fornecer energia a um país como Singapura.
Estratégia solidificada
Desde a sua fundação em 2003, a Tesla apresenta-se com a missão de acelerar a transição para energia sustentável, através de veículos elétricos, armazenamento de energia e outras inovações.
O Powerwall é peça central nessa estratégia: permite que casas individuais participem de redes energéticas mais resilientes, reduzam dependência da rede em momentos críticos e aproveitem ao máximo a geração renovável.