O YouTube é uma plataforma de social media e partilha de vídeos online que se encontra sediada em San Bruno, no estado norte-americano da Califórnia.
Acessível em todo o mundo, foi lançado a 14 de fevereiro de 2005 por Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim. Propriedade do Google, é o segundo website mais visitado do planeta, a seguir ao Google Search.
Utilizada quer para fins informativos, quer para fins recreativos, o YouTube é, também, uma excelente ferramenta de marketing digital para as empresas, que devem saber como criar um canal nesta rede social a fim de garantir o seu espaço perante todos os perfis de público.
Para mais, a ausência de uma estratégia que inclua uma plataforma audiovisual, não só faz com que se percam oportunidades de venda, como o stand corre, também, o risco de cair na “zona de esquecimento” do mundo digital, numa altura em que o perfil do consumidor está a mudar.
Não é por acaso que outras redes sociais concorrentes do YouTube estão a investir em diferentes formas de posicionamento de vídeos. O objetivo é ir ao encontro dos interesses do consumidor e fazer com que essas plataformas se mantenham competitivas.
Artigo relacionado: Setor automóvel: a importância de fazer uma análise de mercado
O mesmo se aplica a empresas de diversos setores, como é o caso dos stands de automóveis. É preciso as empresas estarem onde os consumidores estão e manterem-se competitivas face à concorrência. Em seguida, damos-lhe cinco dicas para criar um canal no YouTube.
Crie um canal exclusivo para o seu stand
O primeiro passo é criar um perfil para o stand na rede social que tenha a mesma identidade visual das outras plataformas onde a empresa esteja. Tudo para que fiquem alinhadas entre si de modo a que a marca seja facilmente reconhecida pelos consumidores.
Para criar um canal no YouTube, é preciso abrir uma conta profissional com email, nome do utilizador e dados da empresa. Depois, faz-se o login no YouTube através de um computador. A partir daqui, é clicar na foto de perfil e, depois, em “Criar um canal”. O último passo é verificar ou alterar as informações de nome e foto, confirmando para criar o novo canal.
Elabore um calendário de publicações alinhado com as outras redes sociais
É interessante que os conteúdos das diferentes plataformas estejam alinhados. Não é preciso divulgar as mesmas informações em todas as redes, mas o YouTube vai servir como suporte para a estratégia de marketing.
O que significa que a comunicação precisa de ser consistente com o que a empresa tem publicado em outras plataformas. Mantendo uma estratégia coesa, é possível obter navegabilidade, ou seja, direcionar o consumidor de uma rede para outra com o objetivo de fazê-lo chegar à página de compra.
Use campanhas de vídeo para ação
O famoso CTA (call to action) é a “cereja no topo do bolo” para o posicionamento de marca e a jornada de compra no YouTube. O potencial cliente (lead) precisa de direcionamentos claros que facilitem a sua ação a partir do vídeo.
Nesse sentido, há hipótese de maior interação com o conteúdo publicado, dentro ou fora do YouTube, o que aumenta o alcance e a credibilidade da marca, fatores importantes para a geração de leads.
Acompanhe os resultados mensuráveis
Como o YouTube é uma plataforma do Google, é possível receber dados sobre a maneira como as pessoas interagem com os conteúdos que estão a ser publicados.
Artigo relacionado: Traga mais clientes para o seu stand através da publicidade “boca a boca”
Tal permitirá analisar se a estratégia está a funcionar, o que pode ser melhorado e quais os caminhos a seguir para aumentar as conversões.
Personalize o alcance dos vídeos
O YouTube oferece três ferramentas importantes para que os vídeos cheguem ao público certo: públicos-alvo personalizados, segmentação por lista de clientes e públicos-alvo semelhantes.
Com isto, os utilizadores que já procuraram pelo produto que o stand está a anunciar ou que demonstrem interesse por assuntos relacionados com automóveis vão chegar ao canal do YouTube da empresa com maior facilidade.
Outra ferramenta é a segmentação otimizada, que permite à plataforma automatizar a identificação de públicos relacionados que possam tornar-se potenciais clientes.
Ao utilizar esses recursos de qualificação de leads, tem-se maior eficiência nas conversões, aumentando o ritmo da dinâmica da jornada de compra do stand.
Leia também: