1 março 2025

PV5, o primeiro “transformer” elétrico da Kia

KIA PV5

Chama-se PV5 e é o primeiro veículo a ser desenvolvido sobre a nova arquitetura PBV (Platform Beyond Vehicle) da Kia, uma plataforma modular que visa atender às mais diversas necessidades dos clientes.

Segundo a marca, este não é apenas um veículo comercial, mas antes um verdadeiro “transformer”, capaz de se adaptar a diferentes funções, desde o transporte de passageiros até ao carregamento de mercadorias. E em estilo!

Design disruptivo e modularidade

KIA PV5 design

O design do Kia PV5 é uma clara rutura com o que estamos habituados a ver nos veículos comerciais tradicionais. Inspirado na filosofia de estilo Opostos Unidos da Kia, o PV5 combina linhas geométricas sofisticadas com uma estética robusta e futurista.

Karim Habib, diretor de design global da Kia, descreve o modelo como uma expressão de “carácter sólido, ousado e futurista”, capaz de cumprir os seus propósitos com confiança. O conjunto parece trazido do futuro, destacando-se pelo seu perfil geométrico e pela ampla superfície vidrada, que garante uma excelente visibilidade e um visual moderno.

O PV5 estará disponível em três formatos de carroçaria, cada um adaptado a diferentes necessidades. A versão Passenger, como o nome indica, destina-se ao transporte de passageiros, seja numa utilização laboral, estilo “shuttle”, ou como alternativa muito prática para famílias numerosas, com as suas duas amplas portas traseiras deslizantes a facilitarem muito as entradas e saídas do habitáculo. Já a versão Cargo, que apresenta um perfil mais quadrado, foi otimizada para maximizar o espaço de carga, sem perder o apelo estético, assumindo o papel de comercial para todo o serviço. Uma terceira versão chassis-cabina será acrescentada à gama numa segunda fase do lançamento.

Todas partilham detalhes como as proteções das cavas das rodas, que remetem para a gama SUV da Kia, sugerindo um caráter mais aventureiro.

A iluminação de assinatura e os detalhes em preto nos faróis principais elevam o apelo visual do PV5, enquanto a linha de separação no perfil realça a silhueta geométrica, conferindo-lhe uma estética robusta e distintiva. Na traseira, o design é igualmente impressionante, com uma porta única de abertura para cima na versão Passenger e portas duplas de abertura lateral na versão Cargo, ambas pensadas para maximizar a funcionalidade.

Quanto custa um Kia elétrico novo?

Tecnologia e flexibilidade

KIA PV5 tecnologia

A arquitetura PBV é o cerne da inovação do PV5. Desenvolvida para oferecer níveis de flexibilidade e personalização sem precedentes, esta plataforma permite que o veículo seja adaptado a uma variedade de usos, desde o transporte de passageiros até ao carregamento de mercadorias, passando por configurações especializadas reveladas por estes dias no Kia EV Day 2025, em Tarragona, Espanha.

Com 4.700 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.900 mm de altura, medidas aliadas a uma distância entre eixos de 3.000 mm, a Kia pretende satisfazer um amplo universo de clientes, por isso a modularidade do PV5 permite que os utilizadores personalizem o interior de acordo com as suas necessidades específicas, seja para acomodar mais passageiros, “arrumados” em três ou duas filas de bancos, nas configurações de cinco, seis ou sete lugares, ou para otimizar o espaço de carga.

Além disso, o PV5 está equipado com as mais recentes tecnologias de conectividade e assistência ao condutor, garantindo uma experiência de condução segura e intuitiva. A Kia promete que o PV5 não será apenas um veículo funcional, mas também um parceiro tecnológico para os seus utilizadores.

A conectividade over-the-air (OTA), a ligação a smartphones e a Digital Key 2.0 integram a lista de soluções, que é complementada ainda com a função Vehicle-to-Load (V2L), permitindo utilizar a bateria do sistema elétrico para alimentar dispositivos externos, como uma scooter para as voltas na cidade.

Nas versões Passenger, os bancos aquecidos e ventilados, as jantes de liga leve de 16 polegadas são de série.

Versatilidade para todos os cenários

KIA PV5 versatilidade

O Kia PV5 pretende ser mais do que um veículo comercial elétrico. É um exemplo do que a Kia chama de Platform Beyond Vehicle, uma plataforma que vai além do conceito tradicional de automóvel, oferecendo flexibilidade, personalização e tecnologia de ponta.

Com um design disruptivo, uma arquitetura modular e uma versatilidade sem precedentes, o PV5 está preparado para conquistar o mercado e redefinir o que esperamos de um veículo comercial. Falta conhecer as especificações técnicas dos modelos, embora seja previsível que os veículos mais compactos nesta plataforma nova, como é o PV5, adotem uma arquitetura elétrica de 400V, enquanto um sistema de 800V poderá ser reservado para PBV de gama mais alta, como o vindouro PV7, que exigem uma bateria de maior capacidade.

Entretanto, sabe-se também que a Kia estabeleceu uma parceria com a Motional, uma joint venture entre o Grupo Hyundai Motor e a Aptiv, para desenvolver uma versão autónoma do PV5 (PV5-R). O “robotaxi” integrará tecnologias avançadas de condução autónoma, apoiando os esforços da marca para lançar uma solução de mobilidade partilhada autónoma no futuro.

A Kia anunciou que planeia iniciar a produção do PV5 e de outros Purpose-Built Vehicles (PBV) na segunda metade de 2025, na sua nova fábrica construída de raiz em Hwaseong, Coreia do Sul. A nova unidade deverá produzir 150.000 unidades por ano, com planos de expansão futura para suportar uma oferta maior de PBV. Esta instalação será a primeira fábrica dedicada da Kia a veículos PBV e a primeira na Coreia do Sul a focar-se exclusivamente em veículos elétricos.

Leia também: