21 março 2024

Porsche Taycan Turbo GT chega para quebrar recordes

Novo Porsche Taycan Turbo GT pista

O Taycan Turbo GT estabelece um novo recorde de potência entre os elétricos da marca de Estugarda, mas também fora de portas, tendo estabelecido o recorde do carro elétrico de produção em série mais rápido numa volta ao famoso Circuito de Nürburgring.

Há duas versões do Turbo GT, uma normal e outra equipada com o pack Weissach, pensada e configurada para utilização em circuito (é mais leve e tem uma aerodinâmica modificada).

Novo Porsche Taycan Turbo GT 2024

Na versão normal, os dois motores do Taycan Turbo GT desenvolvem 789 cv, mas quando a função Launch Control é ativada, a potência sobe para incríveis 1033 cv durante dois segundos.

Para conseguir estas melhorias de desempenho, os engenheiros da Porsche desenvolveram um motor traseiro diferente e ainda um inversor capaz de trabalhar com intensidades de até 900 A (em vez de 600) e com eletrónica de carbeto de silício – semicondutor que gera menos calor, sendo mais eficiente, e opera com uma frequência de comutação mais alta do que o silício puro.

Quanto custa um Porsche Taycan novo?

Porsche Turbo GT Weissach: 1108 cv!

Novo Porsche Taycan Turbo GT Standvirtual

Quanto à versão melhorada com pacote Weissach, o “boost” do Lauch Control chega aos 1108 cv. O binário é de 1340 Nm em ambas as versões. É importante salientar que o “boost” de 1108 cv não foi obtido seguindo as especificações do Regulamento Técnico Mundial da ONU n.º 21 (GTR21), que as marcas estão obrigadas a utilizar para homologar uma qualquer potência passível de comparação entre diferentes modelos, mas sim através de uma adaptação que a Porsche fez na forma como o Taycan obtém a potência máxima (com o Launch Control).

Além dos valores referidos, há ainda outro a acrescentar, o do Attack Mode, que permite somar 163 cv aos 789 cv (952 cv no total). Assim, basta pressionar um botão no volante ou na alavanca direita para ganhar um acréscimo de 163 cv durante 10 segundos. Nas restantes versões do Taycan, esta função, apelidada de modo “push to pass”, e também ativada por botão, acrescenta apenas 68 cv durante os mesmos 10 segundos.

Prestações de foguetão em Nürburgring

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=2Lg7BXcZAg8[/embedyt]

O Taycan Turbo GT normal acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e de 0 a 200 km/h em 6,6 segundos, enquanto o Turbo GT Weissach cumpre os mesmos registos em 2,2 e 6,4 segundos. A título de comparação, refira-se que o Tesla Model S Plaid (1020 cv) acelera até 100 km/h em 2,1 s e consegue chegar a velocidade máxima de 322 km/h. O Turbo GT Weissach “só” chega aos 305 km/h – o Taycan Turbo GT fica-se pelos 290 km/h. Mas, na competição pela volta mais rápida no Nürburgring, uma versão pré-produção do Taycan Turbo GT gastou 7 minutos e 07,55 segundos para cumprir uma volta inteira ao lendário circuito alemão, superando o Tesla Model S Plaid com pack Track (7 minutos e 25,23 segundos).

Nova suspensão

Porsche Taycan Turbo GT carros novos

Ambas as versões Turbo GT do Porsche Taycan estão equipadas com a nova suspensão Active Ride que a marca alemã estreou no Panamera 2024. Trata-se de uma suspensão que se caracteriza por ter amortecedores conectados individualmente a uma bomba hidráulica e que podem controlar a posição da carroçaria conforme desejado.

Para dosear as elevadas prestações, estes carros contam com travões carbocerâmicos.

Todo o peso a menos conta

Novo Porsche Taycan Turbo GT interior

O Taycan Turbo GT é 75 kg mais leve (2365 kg) do que o Turbo S (2370 kg). Para levar a cabo este emagrecimento, o fabricante de Estugarda utilizou fibra de carbono nas molduras dos pilares B, carcaças superiores dos retrovisores exteriores e inserções das saias laterais, entre outros componentes.

Veja todos os Porsche Taycan usados à venda no Standvirtual

Os bancos dianteiros também entraram na dieta, tendo estrutura em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). O capot é igualmente mais leve e desaparece a função de fecho elétrico suave na porta traseira.

O Taycan Turbo GT Weissach também não escapou ao desbaste do peso supérfluo, apresentando-se ao serviço com menos 70 kg (2295 kg) do que o Turbo GT. E como se explica isto? Os bancos traseiros foram abolidos, assim como os tapetes ou o característico relógio do pacote Sport Chrono. Além disso, há apenas uma entrada de carregamento elétrico (do lado esquerdo), que se abre manualmente e que tem isolamento menos reforçado.

Elementos estéticos distintivos

Porsche Taycan Turbo GT interior

No capítulo visual, o Taycan Turbo GT exibe novos spoiler dianteiro e asa traseira adaptativa específica. A estes detalhes, o Pacote Weissach acrescenta novos defletores na parte inferior da carroçaria, um novo difusor traseiro e uma asa traseira fixa que gera uma carga de 220 kg no eixo traseiro – o construtor alemão não divulgou a que velocidade essa “downforce” sucede.

No interior, as diferenças para os restantes Taycan encontram-se na inscrição Turbo GT bordada nos encostos de cabeça dianteiros e na placa identificativa da versão sob o painel de controlo do ar condicionado. No Turbo GT Weissach, a denominação surge na lateral do spoiler traseiro.

Em Portugal, o Porsche Taycan Turbo GT é proposto a partir dos 252.795 euros. A entrega das primeiras unidades está prevista para o segundo trimestre de 2024.

Leia também: