9 agosto 2025

Pony chinês a menos de cinco mil euros: o elétrico de que a Europa precisa

Bestune Pony

Enquanto o Velho Continente debate uma eletrificação caríssima, um elétrico urbano vendido na China a “preços canhão” expõe o abismo entre a necessidade europeia de mobilidade acessível e a realidade do mercado. Este é o Bestune Pony EV - minúsculo, básico, com 165 km de autonomia (WLTP)... e zero hipóteses de chegar à UE. Porquê?

Em 1974, a Hyundai confiou ao mítico Giorgetto Giugiaro o desenho do seu primeiro carro de série: o hatchback Pony, que se tornou no primeiro coreano a chegar à Europa - incluindo Portugal, em 1982.

Cinco décadas depois, o nome ressurge na China, mas sem o legado estético. O novo Bestune Pony EV, do grupo estatal FAW (parceiro da Volkswagen e Toyota), é um mini elétrico que está longe de ser um tratado de design, procurando antes impor-se pelo seu lado racional ao redefinir o conceito de "acessível": comercializa-se no mercado chinês desde 34.900 yuans, qualquer coisa como 4.255 euros!

Autonomia à justa

Todas as cinco variantes do Bestune Pony 2026 recorrem a uma bateria de fosfato de ferro-lítio com 18,11 kWh de capacidade útil, e passam a oferecer como padrão 222 km de autonomia no ciclo de testes chinês CLTC, que equivaleria a cerca de 160-165 km no ciclo europeu WLTP - valor condizente com modelos ultracompactos, mas insuficiente para viagens interurbanas sem recargas frequentes.

Veja todos os carros elétricos à venda em Portugal

Mecanicamente, o Pony mantém seu motor síncrono de ímanes permanentes na traseira, com 30 kW (42 cv) de potência e 90 Nm de binário.

70 cm mais curto que o Spring

No perfil lateral, tudo na mesma. Destacam-se as jantes com design aerodinâmico e os retrovisores brancos. A traseira replica o estilo frontal, criando uma identidade visual coesa. As dimensões também permanecem inalteradas: 3.000 mm de comprimento, 1.510 mm de largura e 1.630 mm de altura, com entre eixos de 1.953 mm.

Colocado lado a lado com o Dacia Spring - hoje o elétrico mais acessível em Portugal -, o Pony EV revela seu caráter radical: é 70 cm mais curto, 7 cm mais estreito e 14,5 cm mais alto. Estas medidas, porém, custam espaço útil: o Spring oferece quase meio metro extra de distância entre eixos, traduzido em conforto para os quatro ocupantes.

A nova edição do modelo introduz uma opção de cor externa Rosa Cereja Neve e acabamento interior Marrom Cacau. Como atualização anual, o Pony mantém a sua carroçaria angular com linhas marcantes, apresentando na dianteira faróis distintos e elementos decorativos na grelha inferior.

No interior, além da nova opção Marrom Cacau, o modelo inclui atualizações como ecrã central inteligente de 10,1 polegadas (nas versões superiores), função de chave Bluetooth via smartphone, atualizações remotas “over-the-air” para o sistema de entretenimento, assistente inteligente DeepSeek e gravador de condução.

O cavalinho chinês chega à Europa?

Atualmente, não há planos confirmados para o lançamento do Bestune Pony EV em Portugal ou mesmo no mercado europeu. E, caso a marca reconsidere essa estratégia, o modelo enfrentará desafios significativos, a começar pelo seu preço final, que superaria facilmente os 10.000 euros - mais do que o dobro do valor praticado na China - devido a custos de importação, homologação e adaptação às rigorosas normas de segurança e emissões da UE.

Além disso, a sua viabilidade comercial dependeria criticamente de incentivos fiscais governamentais e exigiria investimentos substanciais para atender aos padrões técnicos europeus, fatores que tornam a sua chegada ao continente pouco provável, pelo menos a curto prazo.

Leia também: