20 agosto 2024

Pininfarina B95 Gotham: um supercarro elétrico inspirado no Batman

Pininfarina B95 Gotham Standvirtual

Gotham City de Batman é uma cidade fictícia, mas nada nesta barchetta 100% elétrica é fantasia. Chama-se B95 Gotham, tem 1900 cv e é o primeiro de quatro supercarros criados pela Automobili Pininfarina com inspiração no universo do Cavaleiro das Trevas, para desafiar todas as referências da categoria.

A apresentação oficial está confirmada na grande feira de vaidades que é o Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), mas a marca italiana já revelou todos os detalhes do modelo que se sabe que vai custar mais de 4,9 milhões de euros.

O preço da exclusividade

Pininfarina B95 Gotham

Radical e requintado, o Pininfarina B95 Gotham dá ares de batmobile da vida real, ou não fosse ele um produto da colaboração visionária entre a Automobili Pininfarina e a Wayne Enterprises, para redefinir o desempenho e a tecnologia extremos.

“Este hipercarro transcende a mera velocidade, oferecendo uma experiência emocionante de liberdade à luz do dia, envolta num design luxuoso inspirado nas vibrantes ruas de Gotham City”, explicam os responsáveis pelo projeto.

Descapotável de apenas dois lugares, este modelo remete para o estilo de vida luxuoso do bilionário Bruce Wayne, a identidade civil do homem-morcego, pintado em Argento Vittorio, cor exclusiva que combina com o preto mate de alguns apontamentos e as jantes em preto brilhante.

No interior, o destaque vai para os revestimentos em couro castanho com acolchoado e pespontos específicos. Os dois para-brisas são ajustáveis eletricamente para desviar o ar sobre o habitáculo aberto.

Ainda entre os elementos exclusivos, destaque para os logos da Wayne Enterprises na carroçaria e nas soleiras das portas, juntamente com o grafismo específico do sistema de infotainment, além de um assistente virtual com a voz da Alfred Pennyworth, o mordomo de Bruce Wayne. “Os valores de Bruce Wayne – visão, coragem e a busca incansável por inovação e excelência – refletem os nossos”, disse Paolo Dellachà, CEO da Automobili Pininfarina.

Quatro motores elétricos

Pininfarina B95 Gotham interior

Tal como o B95 Barchetta convencional (o “B” significa Barchetta, e o “95” remete-nos para o 95º aniversário da Pininfarina em 2025), o Gotham recorre à mesma motorização do Battista, mas com uma afinação à medida. A potência é fornecida por meio de quatro motores elétricos de alto desempenho, um para cada uma das rodas. No total, geram uma potência máxima de 1.900 cv e 2.300 Nm, o suficiente para garantir uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e uma velocidade máxima de mais de 300 km/h.

A tecnologia Full Torque Vectoring permite a configuração à medida quer da entrega de energia, quer das várias características do veículo, em cinco modos de condução distintos: Calma, Pura, Energica, Furiosa e Carattere, ativados por meio de um seletor rotativo localizado ao lado do volante.

A bateria de iões de lítio com 120 kWh, em forma de T e integrada numa monocoque em fibra de carbono, é refrigerada a líquido e admite carregamentos rápidos de até 270 kW para uma carga máxima de 20 a 80% em apenas 25 minutos. A autonomia anunciada é superior a 500 quilómetros.

A Automobili Pininfarina, marca com origens em Itália, está sediada em Munique, na Alemanha, e é liderada por uma equipa escolhida entre a Pininfarina SpA e a Mahindra & Mahindra Ltd., esta última é proprietária da empresa desde 2015.

Leia também: