Opel Astra GSe: híbrido de elevada performance

O Astra é um dos pioneiros da nova Opel, como marca integrante do universo do novíssimo gigante da indústria Stellantis. O compacto atualmente na sexta geração é um automóvel 100% novo, que rompe com os antecessores — do design à plataforma e às motorizações —, mas nunca com o passado recente da marca, que aliás homenageia desde logo ao recuperar sigla antiga com significado novo.
No âmbito do plano claro do construtor alemão para, até 2024, oferecer uma versão eletrificada de cada modelo da sua gama, a Opel decidiu reavivar e redefinir o conceito GSe como uma nova submarca topo de gama. Porém, ao contrário do que sucedeu no passado, quando a sigla era a abreviatura de “Grand Sport Einspritzung” (Grand Sport Injection), tal como ostentado no Commodore GS/E e no Monza GSE, o seu novo significado refere-se ao futuro eletrificado.
O novo Astra será o primeiro ostentar a reinventada sigla GSe, em versão posicionada no topo da gama.
Quanto custa um Opel Astra híbrido novo?
“O nome Grand Sport Electric (GSe) traz consigo uma promessa: os nossos novos modelos topo de gama irão eletrificar os clientes. Equipados com tecnologias de ponta, oferecem uma condução particularmente dinâmica, combinada com um grande sentido de responsabilidade. Isto é assegurado pelos potentes propulsores híbridos ‘plug-in’”, anunciou o CEO da Opel, Florian Huettl.
Imagem desportiva e recheio de topo
GSe: três letras com uma forte conotação para os clientes Opel, sempre associadas a modelos altamente equipados e desportivos, como eram o Commodore GS/E e no Monza GSE. E, agora, não será diferente.
O Astra GSe é a nova versão de topo do modelo de segmento C da Opel (substitui o Astra OPC, após o encerramento do departamento desportivo Opel Performance Center). É proposto de série com jantes de liga leve exclusivas de 18 polegadas, incluindo no tratamento racing da carroçaria os para-choques dianteiros e difusores traseiros também com desenho específico.
No interior, são os bancos desportivos em Alcantara e com certificação AGR a marcar a diferença.
No capítulo das assistências à condução, destaque para a oferta de série do sistema Intelli-Drive 1.0 com alerta de colisão frontal e travagem de emergência ativa, deteção de peões e de sonolência, aviso de saída da faixa de rodagem e assistente de sinais de trânsito, alertas de tráfego transversal e de ângulo morto lateral e ainda o assistente automático de velocidade com função de paragem.
O sistema de infoentretenimento (com navegação e aplicações integradas) é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, tendo por base um ecrã tátil de 10 polegadas ao centro, a mesma medida do painel de instrumentos.
Performance eletrificada
Tecnicamente, o Astra GSe recorre a um sistema híbrido “plug-in” que combina um motor de 1,6 litros e quatro cilindros, a debitar 180 cv de potência, e uma máquina elétrica que disponibiliza até 81 kW/110 cv, para um rendimento máximo de 225 cv e 360 Nm.
Para a carroçaria de cinco portas do Astra GSe, a marca alemã anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 7,5 segundos, para uma velocidade máxima de 235 km/h (135 km/h no modo elétrico).
Artigo recomendado: Carros híbridos: saiba quanto pode poupar
O consumo de combustível, de acordo com o ciclo combinado WLTP, é de 1,1-1,2 l/100 km, com emissões de CO2 na ordem dos 25-26 g/km.
Com uma bateria de iões de lítio de 12,4 kWh, o Astra GSe pode percorrer até 64 quilómetros sem emissões de acordo com o WLTP, mas pode mesmo alcançar um valor entre os 69 e os 73 quilómetros em ciclo urbano.
Colado à estrada
Tecnicamente, entre os elementos exclusivos da versão GSe, destaque para calibragem única da direção e da suspensão, com molas mais firmes e amortecedores com tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping), que permite diferentes características de amortecimento e na relação entre comportamento e conforto. A suspensão também é rebaixada 10 mm em relação às restantes versões.
A Opel já está a aceitar encomendas para o novo Astra GSe, por preços que arrancam nos 51.090 euros — este modelo é elegível para beneficiar de isenções fiscais para empresas.
Mais à frente, seguir-se-á o lançamento do Astra Sports Tourer GSe, a carrinha híbrida “plug-in” de elevada performance.
Leia também: