Quando um automóvel é apanhado numa situação de cheias, com água para lá da linha de cintura, há uma grande probabilidade de haver pouco a fazer por ele. Os sistemas eletrónicos foram certamente comprometidos e se andou com água a ser aspirada para o motor é muito possível que a mecânica tenha o óbito decretado.
Mas, mesmo que não tenha sido esse o caso, qualquer carro apanhado pelas cheias, ou que tenha circulado por estradas alagadas, pede uma atenção redobrada. Ponto a ponto, saiba o que fazer.
O que fazer se o seu carro foi apanhado nas cheias?
Motor
Se o nível das águas subiu a ponto de atingir o motor, não ceda à tentação de dar à chave. É que há a possibilidade de o líquido ter entrado para a câmara de combustão, além de se ter misturado com o óleo lubrificante. Chame o reboque e mande o carro para uma oficina, onde poderão atestar o estado da mecânica.
Vai trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual
Verifique o filtro de ar
O filtro de ar é a porta de entrada para o motor. Por isso, a primeira coisa que pode fazer é abrir o capot e verificar o seu estado. Se estiver molhado ou mesmo húmido significa que o motor recebeu água. Chame o reboque.
Verifique o óleo
Quando a sabedoria popular diz que água e azeite não se misturam está muito certa. E, no caso de o óleo do motor ter sido contaminado pelas enchentes só há uma solução: trocar o lubrificante, sem esquecer de mudar o filtro do óleo.
Verifique o combustível
Basicamente, aplica-se o mesmo princípio do óleo. Esvazie o depósito, troque o filtro e deixe secar bem. Só depois volte a atestar.
Componentes elétricos
Poderá tentar secar os circuitos, mas o mais provável é que tenham sido irremediavelmente atingidos. Peça um orçamento para substituir pelo menos as partes elétricas mais essenciais ao funcionamento do seu automóvel.
Artigo relacionado: Abasteci o carro com o combustível errado. E agora?
Cuide dos interiores
Se a água tiver ultrapassado a ranhura inferior da porta, certamente irá encontrar um interior com vestígios de água. Não os despreze. Comece por desmontar os bancos e proceder a uma limpeza a fundo e a uma secagem competente (não se esqueça que o interior dos bancos contém espuma). Retire os tapetes e ponha-os a lavar e secar, tratando de fazer uma verificação cuidada ao piso do carro. Poderá mesmo ser necessário arrancar o tecido que reveste o chão e colocar um novo.
Não deixe de verificar se o funcionamento dos cintos de segurança foi comprometido, assegurando-se que expõe as fitas dos cintos ao ar de forma a ficarem totalmente secas.
Informe-se sobre o seu seguro
Em Portugal, o seguro obrigatório, de responsabilidade civil não inclui fenómenos da natureza. E nas apólices de danos próprios é necessário subscrever um opcional para ter essa cláusula presente. Por isso, trate de ler a sua apólice e perceber se tem direito a acionar o seguro.
No caso de o automóvel ter ficado alagado numa garagem verifique se existe um seguro multirriscos com o opcional fenómenos da natureza.