4 julho 2025

O que já se sabe sobre o novo Polestar 7

Polestar 7

A Polestar acaba de anunciar nova estrela no seu portefólio, levantando apenas um bocadinho do véu, ao mostrar uma imagem em que é apenas visível a luz diurna. No entanto, já se sabe que o novo 7 será um SUV compacto, que partilhará base técnica com modelos Volvo e que até será montado em Košice, na Eslováquia, numa fábrica que ainda está em fase de construção e onde a Volvo planeia fabricar os futuros ES60, EV60 e EX40, todos assentes na plataforma SPA3.

A notícia surgiu após a Volvo Cars e a Polestar, ambas propriedade da chinesa Geely, terem assinado um memorando de entendimento para o desenvolvimento e produção do novo Polestar 7, na nova fábrica da Volvo Cars.

Polestar 7 chega em 2028

O Polestar 7, um SUV compacto premium 100% elétrico, tem lançamento previsto para 2028 e, adianta a Volvo, prevê-se que seja o segundo modelo a ser produzido na fábrica de Košice, depois de se iniciar a produção de um modelo de nova geração da Volvo.

O vindouro Polestar 7 beneficiará ainda “da partilha de componentes dentro do grupo, da tecnologia de megacasting, integração da célula-carroçaria da próxima geração e desempenho de bateria”, mas também da nova geração de motores elétricos desenvolvidos pela Volvo Cars. “Essa abordagem de partilha tecnológica gera economias de escala, promovendo maior eficiência e maior redução de custos”, lê-se em comunicado.

Quanto custa um Polestar novo?

“A nossa colaboração com a Polestar no desenvolvimento e na produção do Polestar 7 reforça a forma como a Volvo Cars e a Polestar continuam a aproveitar sinergias para entregar, de forma eficiente, modelos excecionais voltados para os nossos segmentos de clientes diferenciados”, frisou o presidente e CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson.

Produzido na Europa

De lembrar que a fábrica de Košice, atualmente em construção, será a terceira unidade de produção da Volvo Cars na Europa, depois de Ghent (Bélgica) e Torslanda (Suécia). A instalação foi projetada para ser neutra em emissões de carbono e produzir exclusivamente modelos elétricos, reforçando a ambição da Volvo Cars se tornar um fabricante 100% elétrico e de ser ambientalmente neutra até 2040.

A nova fábrica representa um investimento de cerca de 1,2 mil milhões de euros e terá capacidade para produzir até 250.000 unidades por ano e criará vários milhares de novos empregos na região.

Leia também: