18 setembro 2025

Novo Opel Mokka GSE já tem data de entrega

Opel Mokka GSE Standvirtual

Oficialmente lançado em setembro de 2025, o Opel Mokka GSE, modelo 100% elétrico, dispõe de 281 cv, que se revelam no modo de condução mais extremo, posicionando-se não apenas como o topo da gama Mokka, mas também como um dos elétricos compactos mais agressivos do Grupo Stellantis. O preço de entrada no mercado luso é de 47.300€.

Este novo Mokka GSE não é apenas mais potente, mas também reafirma a tradição Opel em revitalizar a sigla GSE, que nos anos 80 e 90 identificava versões de alto desempenho (Grand Sport Einspritzung, em alemão), estreada no Opel Commodore GS/E de 1970. Ao trazê-la de volta, a Opel pretende criar uma ponte entre o seu passado desportivo e o futuro eletrificado da marca, sendo que agora o “e” da sigla significa “eletrificado”.

O Mokka GSE partilha a sua plataforma STLA Small com outros modelos desportivos elétricos do grupo Stellantis, como os Abarth 600e Scorpionissima e Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce, com os quais partilha não só a arquitetura, mas também a motorização de última geração.

Em modo Sport, há 281 cv a explorar, mas os restante modos não se podem definir de pouco potentes. Em Normal, a potência máxima disponível é de 231 cv; em modo Eco, há 190 cv.

As prestações dependerão do tipo de condução escolhido. Por exemplo, a velocidade máxima é de 200 km/h em Sport, 180 km/h em Normal e 150 km/h em Eco. A aceleração de 0 a 100 km/h é sempre feita em 5,9 segundos.

Quanto custa um Opel Mokka novo?

Sendo elétrico, importa olhar para a bateria, que, com capacidade bruta de 54 kWh, admite autonomia de até 324 quilómetros. O carregamento pode ser feito até 100 kW em corrente contínua.

Vocação desportiva

O motor dianteiro é auxiliado por um diferencial autoblocante mecânico Torsen, tecnologia invulgar em carros elétricos e que reforça a vocação desportiva ao oferecer melhor tração em acelerações fortes e maior eficácia em curvas. 

O Opel Mokka GSE recebeu ainda modificações profundas no chassis, inspiradas no protótipo de competição Mokka GSE Rally, concebido para corridas de veículos elétricos.

As melhorias incluem direção recalibrada para respostas mais diretas, novos amortecedores ajustados para desempenho desportivo, travões de alta performance fornecidos pela especialista Alcon, com pinças dianteiras fixas de quatro pistões e jantes de 20 polegadas (únicas na gama) equipadas com Michelin Pilot Sport EV (225/40), criados especificamente para carros elétricos de alta performance. 

Design cheio de caráter 

O visual também recebeu um tratamento distinto para reforçar o caráter GSE. Os para-choques são exclusivos, existem molduras laterais mais proeminentes, emblemas “GSE”, e a Opel oferece a opção de um capô pintado de preto em contraste com a carroçaria.

No habitáculo, os elementos de competição são evidentes, nomeadamente os bancos desportivos tipo baquet, parcialmente em Alcântara; o volante redesenhado, com a parte superior achatada; os pedais em alumínio; ou o sistema multimédia atualizado com menus exclusivos, que exibem informações de aceleração, forças G, gestão térmica da bateria e outros parâmetros de condução desportiva. 

Regresso do GSE 

A Opel tem uma longa tradição em carros esportivos acessíveis e competitivos, estando ligada ao automobilismo desde os Kadett Rallye e Manta 400 dos anos 70 e 80, que competiam nos ralis internacionais. Nos anos 90, versões GS/E de modelos como o Kadett consolidaram a imagem de carros Opel práticos, mas com alma desportiva.

O relançamento da sigla GSE no Mokka marca, portanto, um capítulo especial: é a primeira vez que esta designação histórica surge em um modelo totalmente elétrico, simbolizando o equilíbrio entre tradição e inovação da marca sob a liderança da Stellantis. 

Quando chega o novo Opel Mokka?

O Opel Mokka GSE fez a sua primeira grande aparição pública no IAA Mobility de Munique, que se realizou este mês de setembro, confirmando a estratégia da marca de colocar a sigla GSE como símbolo da sua nova geração de elétricos de alto desempenho. Em Portugal, o automóvel já está disponível para encomenda, sendo expectável que comece a ser entregue entre o final deste ano e o arranque do próximo. O preço começa nos 47.300€.

Leia também: