3 outubro 2025

Novo Mitsubishi Eclipse Cross foi convertido à causa elétrica

Novo Mitsubishi Eclipse Cross EV Standvirtual

Produzido na fábrica da Renault em Douai (França), o Eclipse Cross elétrico é o primeiro BEV da Mitsubishi na Europa desde o pioneiro i-MiEV, simbolizando a transição da marca para a eletrificação total.

Desenvolvido sobre a plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e partilhando a base técnica do Renault Scénic E-Tech, é também já o quarto modelo resultante da parceria com o grupo francês, após o Colt (baseado no Clio) o ASX (derivado do Captur) e o Grandis (decalcado do Symbioz). E de todos estes, o Eclipse Cross elétrico é, sem dúvida, aquele que mais se distingue visualmente do modelo que lhe empresta a base. Clone, mas pouco!

SUV com identidade própria

Com 4.470 mm de comprimento, 1.860 mm de largura (excluindo espelhos) e 1.570 mm de altura, o Eclipse Cross elétrico oferece o que a Mitsubishi designa de uma pegada urbana ágil, sem sacrificar a presença na estrada. Quer isto dizer que o novo modelo combina o formato SUV compacto de 5 portas, com um espaço interior generoso, reforçando a sua vocação prática para receber cinco ocupantes sem apertos, e uma imagem robusta. Sobretudo na dianteira, com a última evolução (e a mais radical) da linguagem Dynamic Shield da Mitsubishi, que inclui uma grelha hexagonal tridimensional em padrão de ninho de abelha, criada para transmitir essa mesma sensação de proteção e força.

Quanto custa um Mitsubishi Cross novo?

O perfil é marcado por linhas vincadas, acentuadas por jantes de liga leve de 19 polegadas com motivos triangulares, enquanto os puxadores de portas embutidos adicionam um toque de modernidade. Na traseira, a identidade “Wide Hexagon” domina o visual, com luzes LED horizontais, enquanto a bagageira oferece 545 litros de capacidade mínima (com os bancos traseiros ocupados), expandindo para 1.670 litros com os assentos traseiros rebatidos – ideal para famílias ou aventuras de fim de semana.

Tecnologia avançada

No interior, além de espaçoso, o ambiente é tecnológico, destacando-se o painel com ecrã vertical de 12,3 polegadas com integração Google (Assistant, Maps e Play), iluminação ambiente personalizável (48 cores) e um teto solar panorâmico electrocrómico.

O modelo inclui ainda atualizações remotas (Firmware-Over-The-Air), aplicação Mitsubishi para controlo remoto (bloqueio, pré-condicionamento, estado de carga) e modos de condução personalizáveis (Eco, Comfort, Sport). Na segurança, destaca-se com 20 sistemas ADAS, incluindo assistente de faixa, cruise control adaptativo, câmaras 360° e alerta de tráfego cruzado.

Grande autonomia e carga rápida

Equipado com uma bateria de 87 kWh, o Eclipse Cross oferece uma autonomia de até 600 km (ciclo WLTP), ideal para viagens longas. O motor elétrico entrega 160 kW (215 cv) e 300 Nm de binário, garantindo acelerações vivas (0-100 km/h em 8,4 segundos) e uma condução suave.

O sistema de travagem regenerativa com quatro níveis (controlável por patilhas no volante) e a função de condução com um pedal otimizam a eficiência energética. O carregamento rápido CC suporta até 150 kW, permitindo recarregar 15-80% em cerca de 37 minutos. Uma versão mais acessível, com bateria de 60 kWh, chegará em 2026.

Gama e preços do novo Mitsubishi Eclipse Cross

Combinando o legado de SUV da Mitsubishi com a tecnologia elétrica moderna, o Eclipse Cross posiciona-se como um concorrente sério no mercado europeu, rivalizando com modelos como o Nissan Ariya ou o Peugeot e-3008, num dos segmentos que vale mais vendas.

As informações completas sobre a gama do novo modelo para Portugal serão conhecidas em detalhe mais perto do lançamento, que acontece já em dezembro, com preços a começar nos 45.400 €, para a primeira versão disponível, com bateria de 87 kWh e uma autonomia superior a 600 km.

Leia também: