18 dezembro 2023

Mercedes-Benz CLE Coupé: nasceu uma nova estrela

Mercedes CLE Coupe Standvirtual

A fórmula “menos automóvel por mais dinheiro” pertence ao passado e não descreve a geração nova de coupés da Mercedes-Benz, que combina as qualidades das berlinas normais com desenhos fantásticos. Mas, com a necessidade de acelerar a mudança de paradigma nas mecânicas, dos motores de combustão interna para os elétricos, e com o êxito comercial dos sport utility vehicles (SUV), que dominam as atenções em praticamente todos os segmentos do mercado, também a marca da estrela se vê obrigada a “arrumar a casa”. Isto significa a otimização da gama, com automóveis novos capazes de cobrir um leque mais alargado de escolhas.

Novo Mercedes CLE Coupe AMG Standvirtual

No caso deste novo CLE Coupé, o objetivo é ocupar o espaço deixado vazio com a saída de cena de dois coupés, o Classe C e o Classe E. Para tal, apresenta-se mais espaçoso, funcional e versátil do que o primeiro e tão ou mais desportivo e elegante do que o segundo. Um compromisso difícil, mas não impossível, devido à manutenção das dimensões e à linha bonita descendente do tejadilho dos pilares posteriores para trás.

Quanto custa um Mercedes CLE Coupé novo?

Mercedes CLE Coupé: o melhor de dois mundos

Novo Mercedes CLE Coupe traseira Standvirtual

Produzido na fábrica de Bremen, na Alemanha, assente na segunda geração da plataforma MRA, arquitetura técnica moderna que partilha com o Classe E atual (W214), este inédito CLE Coupé tem 4,850 m de comprimento e mais 25 mm entre eixos que o Classe C Coupé que saiu do catálogo em abril.

A Mercedes reivindica também mais liberdade de movimentos nos dois lugares traseiros do que no Classe C Coupé, anunciando 420 litros de capacidade para o compartimento da bagageira, só menos 5 litros do que no Classe E Coupé, e mais 60 litros de arrumação do que na mala do anterior coupé da Classe C. A marca alemã procurou assim combinar as melhores características dos dois modelos, entre habitabilidade, elegância e porte atlético e agilidade a condizer.

Tecnologia de ponta e condução sobre carris

Novo Mercedes CLE Coupe Standvirtual Interior

Se em matéria de proporções o CLE Coupé pode aproximar-se mais de um C Coupé, a tecnologia a bordo é do modelo de segmento acima. A começar no sistema multimédia, com a terceira geração do MBUX, com monitor de 11,9’’ posicionado verticalmente, no centro do painel de bordo. A instrumentação também é digital (12,3’’). Estes ecrãs são personalizáveis a gosto, mas só o primeiro tem comandos táteis e admite ativação por voz de algumas funções.

Na dotação de série, o mesmo tratamento exclusivo, com o CLE Coupé a apresentar a suspensão 15 mm mais baixa que Classe E. Na lista de opcionais pagos, o destaque vai para dois sistemas que melhoram muito a capacidade do chassis e, consequentemente, o desempenho dinâmico: o amortecimento variável e o Dynamic Body Control, dotado de barras estabilizadoras ativas, amortecedores adaptativos, direção com desmultiplicação variável e rodas traseiras direcionais, para condução quase sobre carris.

Três motores a gasolina, um Diesel

Novo Mercedes CLE Coupe Standvirtual

No arranque da carreira comercial, o catálogo do CLE Coupé integra três versões a gasolina (200 com 204 cv, 300 4Matic com 258 cv e 450 4Matic com 381 cv) e uma motorização Diesel (200 d, com 200 cv). Todos os motores dispõem de tecnologia híbrida MHEV, com máquina elétrica (23 cv/200 Nm) integrada no mesmo módulo da caixa automática de nove velocidades (9G-Tronic). Nas variantes 4Matic, o novo coupé dispõe de quatro rodas motrizes, em vez de tração traseira.

Mercedes CLE Cabriolet chegará a tempo do verão

Novo Mercedes CLE Cabriolet Standvirtual

Com o CLE Coupé, a Mercedes conseguiu “cortar” dois automóveis do catálogo (o C Coupé e o E Coupé), mas não vai adicar da estilosa variante Cabriolet, que chegará ao catálogo da marca em 2024, acompanhada da versão PHEV (híbrido plug-in), a que se irão também somar as habituais produções da AMG, com mecânicas igualmente eletrificadas.

A marca da estrela não anunciou as especificações das versões descapotáveis, mas divulgou as primeiras fotos do Cabriolet com capota têxtil controlada eletricamente, que mantém a configuração de 2+2 lugares, mais o essencial do desenho (exterior e interior).

Leia também: