18 maio 2025

Lexus RZ, luxo e tecnologia em embalagem elétrica

Lexus RZ

O RZ, um SUV “premium”, foi revisto para assumir o compromisso da Lexus com a mobilidade elétrica e chega com o objetivo de combinar o luxo e o requinte característicos do emblema com a moderna tecnologia de veículos elétricos.

Com 4,81 metros de comprimento, o atualizado RZ exibe todos os códigos de estética da Lexus, com várias linhas angulares e uma frente imponente, voltando a apostar num habitáculo sofisticado, que não se inibe de recorrer a materiais de qualidade superior, como a camurça sintética, que lhe confere um ambiente muito distinto.

A arrumação prima pela sobriedade, com a maioria dos controlos a terem sido depositados num grande ecrã tátil de 14,0 polegadas, numa manobra que tem vindo a ser contestada por muitos utilizadores, que continuam a preferir botões físicos para algumas funções.

A habitabilidade é boa, independentemente do lugar que se ocupe, sobressaindo a boa posição de condução e o bom apoio fornecido pelos bancos. Em termos de arrumação, há vários espaços a bordo e uma mala de tamanho decente, embora longe de ser uma referência.

A aposta elétrica

Uma das novidades desta atualização reside na expansão da gama elétrica, que passa a contar com três declinações de potência. Outra é a adoção de uma nova bateria, de maior capacidade – passou de 71 para 77 kWh –, que lhe permite reclamar uma autonomia alargada.

Assim, o revisto RZ está anunciado com as variantes 350e (224 cv), 500e (381 cv) e 550e F Sport (408 cv), que admitem alcances de 575, 500 e 450 quilómetros, respetivamente. O primeiro tem tração dianteira; os outros dois, integral.

No entanto, o aumento da autonomia deve-se não só ao aumento da capacidade da bateria, mas também à melhoria da eficiência dos motores, inversores e sistema de arrefecimento.

De olho na dinâmica

O Lexus RZ estreia a tecnologia “steer-by-wire”, que não requer uma conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras, tornando a direção mais precisa e capaz de se adaptar a qualquer de situação de uma forma quase instintiva.

Nas versões de tração integal, o sistema de quatro rodas motrizes Direct4 foi revisto para melhorar a aderência em qualquer tipo de traçado e condições do asfalto, com uma distribuição de binário capaz de ler as condições a cada instante.

Também entre as novidades, o Interactive Manual Drive, que simula uma caixa de oito velocidades, de série na versão F Sport, e que faz com que o condutor tenha a sensação de estar a conduzir um automóvel animado por um motor térmico, através das patilhas atrás do volante.

Veja todos os Lexus RZ usados disponíveis no Standvirtual

Preços e gama em Portugal

Para já, apenas se sabe que a actualização do RZ começará a chegar aos mercados europeus no último trimestre do ano, não havendo preços comunicados nem informação sobre as variantes que chegarão a Portugal. Como referência, o atual RZ está disponível nas declinações 300e, de 204 cv com equipamento Executive, a partir de 62.000€ e 450e, com 313 cv e versão Luxury, desde 87.800€.

Leia também: