Leapmotor C10 ganha variante de 585 cv e tração às quatro rodas

O Leapmotor C10 foi a primeira proposta familiar que a Leapmotor, marca chinesa representada pelo conglomerado Stellantis, apresentou a Portugal. Com 4,74 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,83 metros, oferece um interior particularmente espaçoso, ainda que, por fora, disfarce bem as suas dimensões avantajadas, transmitindo uma imagem moderna que não passa despercebida, mas também não precisa de gritar para chamar a atenção.
A partir do final do ano, porém, mesmo mantendo a imagem sóbria, passa a contar com uma variante que promete dar que falar. O C10 Design 81,9 kWh AWD será apresentado no Salão Automóvel de Zurique, em outubro, e chegará a Portugal ainda no último trimestre, prometendo casar potência a precisão.
Controlo inteligente
O novo C10 AWD, diz a Leapmotor, foi projetado “para condutores que valorizam potência, versatilidade e controlo inteligente”. Mais: garante que chega para redefinir “a mobilidade elétrica ao oferecer uma combinação perfeita de desempenho dinâmico e manobrabilidade precisa”.
Com potência equivalente a 585 cv, o C10 AWD acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,0 segundos, ao mesmo tempo que o seu sistema inteligente de tração integral garante aderência e estabilidade, que permitem ao veículo responder de forma instantânea às mudanças na superfície, seja numa estrada molhada pela chuva, numa estrada de montanha coberta de neve ou num caminho de cascalho.
E, apesar da farta potência e das prestações fulgurantes, promete autonomia a rodos, graças a uma bateria LFP de 81,9 kWh, que se conjuga com a arquitetura avançada de 800 V. Ou seja, a bateria aceita carregamentos ultrarrápidos: para recuperar de 30% a 80% chegam 22 minutos, garante a Leapmotor.
Potência funcional
É certo que o C10 AWD pretende vingar pela potência e pelo dinamismo, mas nem por isso descura a funcionalidade, adotando o melhor que o SUV já oferecia.
Com cinco lugares reais, e com os passageiros traseiros a beneficiarem de espaço até para cruzarem as pernas, a mala arruma 435 litros, aos quais ainda se contabilizam 32 litros no frunk (o espaço sob o capot). Em caso de ser necessário transportar mais carga, com a segunda fila rebatida, o espaço para bagagens cresce até aos 1.410 litros.
Ainda mais interessante é a possibilidade de transformar o habitáculo num quarto de casal, já que todos os bancos podem ser rebatidos. Além disso, há 26 compartimentos de arrumação, que funcionam como um jogo de Tetris: há um lugar para tudo, desde o telemóvel até aos brinquedos das crianças.
Gama e preços do Leapmotor C10 em Portugal
Do que foi anunciado, o C10 AWD será comercializado apenas na versão Design, que é a mais apetrechada. No caso do C10 com um motor e a debitar 218 cv, servido por bateria de 69,9 kWh, os preços começam nos 38.900 euros. Por isso, embora ainda não haja valores, é expectável que o preço se aproxime mais dos 50 mil do que dos 40 mil. Ainda assim, tendo a Leapmotor uma política de manter os preços num patamar acessível, é esperar para ver.