23 agosto 2025

Koenigsegg Jesko Absolut bate Rimac Nevera R nos 0 aos 400 km/h

KOENIGSEGG Jesko Absolut

Andam a par e passo. Ou antes: a segundo e milésimo. O Koenigsegg Jesko Absolut estabeleceu um novo recorde numa das mais difíceis provas de aceleração e travagem para um hipercarro: foi dos 0 aos 400 km/h e voltou aos zero em apenas 25,21 segundos.

Com este feito, o Jesko Absolut deixou o Rimac Nevera R para trás. E muito pouco tempo depois de este ter conquistado o pódio, com 25,79 segundos. Ou seja, a diferença entre os dois é de menos… meio segundo!

A proeza é enaltecida ainda pela diferenças técnicas entre os dois carros, que, em teoria, deixaria o Rimac em vantagem por uma larga margem. O Nevera R tem quatro motores, elétricos, cada qual a dar potência a um pneu; o Jesko Absolut entrega toda a potência debitada pelo seu V8 às rodas traseiras.

“O controlo que temos atualmente é igual ao controlo que os carros elétricos têm sobre o seu motor”, concluiu Christian von Koenigsegg

Von Koenigsegg justificou o feito com os ajustes no software da transmissão Lightspeed e também pelo facto de ter sido introduzido “um sistema de controlo de binário no automóvel que reduz a necessidade de intervenção do controlo de tração”.

Este software é o que a Koenigsegg chama de Maximum Absolut Overdrive, e que deverá ser incluído em todos os seus carros no futuro.

A Koenigsegg bateu o recorde da Rimac a 7 de agosto no aeródromo de Örebro, Suécia, com o piloto de testes da fábrica Markus Lundh ao volante.

Leia também: