Kia PV5 já está disponível como monovolume e é um “transformer” amigo do ambiente

Depois do lançamento inicial da versão Cargo, dedicada ao transporte de mercadorias, a Kia abriu agora as pré-vendas em Portugal do PV5 Passenger, a variante pensada para o transporte de pessoas. As primeiras entregas aos clientes estão agendadas para o final de outubro.
O PV5 é o primeiro veículo desenvolvido sobre a nova arquitetura modular da Kia, denominada PBV (Platform Beyond Vehicle). Esta base inovadora, exclusiva para veículos 100% elétricos, faz dele um verdadeiro “transformer” automóvel, capaz de se adaptar a funções radicalmente diferentes, desde o transporte de passageiros até à logística de um furgão, sempre com um forte sentido de estilo.
O seu design representa uma rutura clara com os veículos comerciais tradicionais. Inspirado na filosofia “Opostos Unidos”, combina linhas geométricas sofisticadas com uma estética robusta e futurista, fazendo com que o conjunto pareça ter sido trazido do futuro.
Karim Habib, diretor de design global da Kia, descreve-o como uma expressão de “caráter sólido, ousado e futurista”. Detalhes, como as proteções das cavas das rodas, que remetem para a gama SUV, sugerem uma personalidade aventureira, enquanto a ampla superfície vidrada garante excelente visibilidade e um visual moderno.
Tecnologia e versatilidade para todos os cenários
O cerne da inovação do PV5 reside na sua arquitetura PBV, concebida para oferecer níveis de flexibilidade inéditos. A versão Passenger, exclusivamente disponível com um motor elétrico de 163 cv e uma bateria de 71,2 kWh de capacidade, garante uma autonomia WLTP de 412 km.
No interior, há 1320 litros de espaço de carga com os cinco lugares montados, um volume que pode aumentar até 2300 litros, estando já a marca a preparar a introdução de uma unidade com sete lugares.
Chega equipada de série com bancos aquecidos e ventilados, um sistema de infotainment com ecrã de 12,9 polegadas, conectividade over-the-air (OTA) e a função vehicle-to-load (V2L).
Seja para uma empresa que necessite de um “shuttle” para transportar colaboradores, seja para uma família numerosa, o PV5 pretende ser um parceiro versátil. Já a variante Cargo destaca-se pelos seus 4,4 m³ de volume de carga e está disponível com duas opções de bateria: uma de 51,5 kWh, que alimenta um motor de 122 cv e propõe 297 km de autonomia; e outra de 71,2 kWh para o motor de 163 cv e 416 km de autonomia. As cargas úteis são igualmente impressionantes, podendo chegar aos 790 kg ou 690 kg, consoante a bateria escolhida.
Preços e disponibilidade do Kia PV5
O novo Kia PV5 já se pode encomendar em Portugal. A variante Passenger está cotada em 44.300 euros para particulares e 35.439 euros + IVA para empresas. Quanto à versão Cargo, o modelo com a bateria de 51,5 kWh tem um preço a partir de 36.750 euros para o mercado particular e de 28.447 euros + IVA para empresas. A versão de topo desta variante, com a bateria de 71,2 kWh, está disponível a partir de 39.750 euros para particulares ou 30.886 euros + IVA para empresas.