Jeep Compass cresceu e vai adotar mecânica 100% elétrica

O novo Jeep Compass chega ao mercado com uma proposta ousada: redefinir a aventura. Com um design distinto, capacidade lendária, versatilidade aprimorada e tecnologia de ponta, este SUV médio da Jeep promete conquistar quem busca desempenho, sem prescindir do conforto, assim como todos os que valorizam a inovação.
Design distinto, conforto aprimorado
O novo Compass apresenta um visual mais arrojado, com novos faróis dianteiros Full LED de perfil elegante e luzes diurnas reposicionadas. No entanto, mantém-se fiel ao ADN do emblema, incluindo características como a inconfundível grelha de sete aberturas, as cavas das rodas trapezoidais e as proteções de revestimento robustas, cuidadosamente integradas para honrar a herança da marca, assegurando que o veículo mantém as suas capacidades todo-o-terreno.
No interior, destaca-se o painel de instrumentos digital Full HD de 10,25 polegadas e um para o “infotainment” de 16", enquanto os serviços conectados garantem que o veículo estará sempre actualizado ao longo de todo o ciclo de vida.
O design interior foi ainda aprimorado, com materiais e acabamentos premium, para, diz a marca, proporcionar uma experiência de condução mais sofisticada e confortável, que pode ser ainda mais exclusiva com comodidades opcionais como o head-up display, a iluminação Matrix LED, os bancos ventilados com massagem ou um teto de abrir.
Jeep Compass: Tecnologia de condução avançada
O novo Compass é o primeiro modelo Jeep na Europa a oferecer condução autónoma de nível 2, com assistência à condução em autoestrada, que combina cruise control adaptativo e manutenção no centro da faixa.
Além disso, inclui um vasto rol de sistemas avançados de assistência ao condutor de série em toda a gama. Entre as funcionalidades destacam-se o reconhecimento de sinais de trânsito, assistência inteligente à velocidade, alerta de sonolência do condutor e travagem automática de emergência com reconhecimento de peões e ciclistas.
Eficiência multienergia
Assente na plataforma multienergias STLA Medium da Stellantis, o Compass apresenta-se com uma gama de motores que inclui um Híbrido 48V de 145 cv, um Híbrido Plug-in de 195 cv e três variantes BEV.
O híbrido convencional conta com um motor a gasolina de 136 cv, 1,2 litros e três cilindros, apoiado por um motor elétrico de 29 cv e uma bateria de 0,89 kWh. Já a versão híbrida plug-in tem uma potencia combinada de 195 cv, resultantes da união de um motor a gasolina de quatro cilindros com 150 cv a um motor elétrico de 125 cv. A bateria, de 21 kWh, é anunciada com competência para realizar mais de 85 quilómetros sem acionar a mecânica térmica.
Por fim, o Compass elétrico apresenta-se em três variantes: duas opções de tração dianteira, com 213 cv e 228 cv, e uma versão 4xe com tração integral, de 375 cv. Há uma bateria de 74 kWh, mas a Jeep já fez saber que no futuro incluirá uma de 96 kWh, com uma autonomia homologada de 650 quilómetros.
O carregamento da bateria de 74 kWh pode ser feito em corrente contínua, até uma potência de 160 kW, que permite repor a energia de 20 a 80% em meia hora. O automóvel dispõe ainda de um carregador de bordo que aceita potências até 22 kW.
Versatilidade
Com 4,55 metros de comprimento, o Compass está maior, sendo mais generoso no espaço para passageiros, sobretudo para os que se sentam na segunda fila, e surge com uma mala de maior volumetria, anunciada como sendo capaz de arrumar 550 litros.
Já sobre as capacidades de sair do asfalto, o modelo conta com uma distância ao solo de até 200 mm, um ângulo de aproximação de 20°, um ângulo ventral de 15° e um ângulo de saída de 26°; as versões de tração integral, com controlo de velocidade em descidas de série, asseguram 27º de ângulo de aproximação, 16° de ângulo ventral, 31º de ângulo de saída e uma melhor distância ao solo e de passagem a vau. Em todas as versões o sistema Selec-terrain será de série, tal como a proteção de 360 graus.
Jeep Compass: Preços e gama
Para já, o novo Compass está disponível para encomendas com a versão First Edition a equipar duas propostas mecânicas, com as entregas previstas para o último trimestre do ano. O 1.2 e-Hybrid de 145cv First Edition é proposto desde 41.000€ e o BEV de 213 cv com bateria de 74kWh First Edition apresenta-se a partir de 51.750€.
Leia também: