3 maio 2024

Ineos Fusilier: um todo o terreno amigo do ambiente

Os todo o terreno têm um nicho muito importante para a indústria, com os clientes que não dispensam o automóvel mesmo em alturas de lazer e férias. Mas, numa altura em que a consciência ambiental cresce, importa criar soluções sustentáveis que permitam viagens por terrenos virgens, ou quase, que não causem impacte local. Por isso, há quem se dedique a criar propostas automóveis que, sem sacrificarem aptidões, prometem incursões a emissões zero – ou quase.

É o caso do Ineos Fusilier, que, com apenas 4,535 m de comprimento, promete estar à altura dos mais resistentes 4×4, pondo entre os seus rivais mais diretos o Land Rover Defender ou o Mercedes EQG. E, pelo menos o seu aspeto, parece corresponder.

Procura um SUV ou todo o terreno novo

De design robusto, traços quadrados e uma grelha bem iluminada, o desenho destaca-se desde logo por garantir uma boa visibilidade para quem se sentar aos seus comandos. E, para fazer jus às suas capacidades todo o terreno (ainda por revelar), chega de série com tração às quatro rodas e uma série de assistências à condução trabalhadas para fazer frente a todos os tipos de terreno.

Um todo o terreno elétrico para ir a todo o lado

Novo Ineos Fusilier lateral

O Fusilier vai surgir com uma variante 100% elétrica, que promete ser a joia da coroa e que deverá apresentar-se com uma autonomia decente de cerca de 400 quilómetros. Porém, a Ineos sabe que isso não basta para quem quer ir mais longe e incluir na viagem terrenos mais inóspitos, sem acesso a um carregador. Vai daí, deverá juntar à sua gama uma variante elétrica com extensor de autonomia. Na prática, significa que um pequeno depósito a gasolina deverá ser incluído para alimentar um gerador, que, por sua vez, dará energia à bateria quando não houver uma tomada por perto.

A decisão deste tipo de solução vai ao encontro do que o mercado parece estar a pedir: nos EUA, por exemplo, os híbridos conquistaram terrenos nos últimos tempos face aos 100% elétricos. Para o presidente da Ineos, Jim Ratcliffe, a escolha corresponde a uma lógica racional: “Se eu pudesse escolher entre dois carros elétricos, um com extensor de autonomia e outro sem, escolheria o que possui extensor de autonomia, já que, com isso, acabaria com a ansiedade”, disse, citado pela Automotive News.

Ineos Fusilier esperado em 2027

Ineos Fusilier

Ainda há mais perguntas do que respostas sobre o Fusilier, mas já se sabe que irá ser construído pela Magna Steyr na sua fábrica em Graz, Áustria, onde o Mercedes-Benz Classe G é produzido desde 1979.

Também já foi dada a indicação de que o Fusilier deverá apresentar-se por menos de 100 mil euros, para competir com o Mercedes EQG, cuja chegada é prevista ainda para o decorrer de 2024.

Leia também: