Hyundai Ioniq 2: todos os olhos postos em Munique

Ainda não é oficial, mas tudo parece estar a conjugar-se para que o novo Hyundai Ioniq 2, uma espécie de irmão mais novo (e mais pequeno, além de mais barato) do Ioniq 5, seja apresentado no IAA Mobility, o Salão da Mobilidade, que se realiza em Munique, Alemanha, entre os dias 9 e 14 de setembro.
Para já, Xavier Martinet, presidente e CEO das operações europeias da Hyundai, apenas deixou escapar que novo EV será lançado “nos próximos meses”, mas, depois de o modelo ter sido visto a rolar em estradas públicas, é muito provável que esses “próximos meses” estejam ao virar da esquina.
Crossover elétrico
Assente na plataforma E-GMP, que dá vida ao Ioniq 5, o novo modelo é um crossover elétrico, que se deverá posicionar entre o “pequenito” Inster e o mais robusto Kauai, além de ser expectável que partilhe muitos componentes técnicos com o Kia EV3.
Assim, poderá chegar com várias opções de bateria, incluindo uma de longo alcance, para corresponder a diferentes anseios, mas, tal como o EV3, é muito provável que se apresente com uma única motorização.
Para lá das parecenças com o Kia EV3, o Ioniq 2 pretende valer-se de atributos únicos, sendo possível apresentar-se com software atualizado e novas funcionalidades. E, dizem os media internacionais, deverá estrear um novo sistema de infoentretenimento, o Pleos da Hyundai, criado para facilitar o controlo do veículo e o processo de desenvolvimento de aplicações e diversificar o ecossistema de aplicações no veículo.
Segundo várias fontes, a Hyundai planeia desbloquear novas funcionalidades, incluindo capacidades de condução autónoma e análise de dados em tempo real.
Gama e preços do novo Hyundai Ioniq 2
Pouco se sabe ainda do que aí vem em termos de gama, mas ao nível dos preços é provável que o Ioniq 2 se apresente ligeiramente abaixo do Kia EV3. Este é comercializado em Portugal a partir de 36.700€.