“Quem não é visto, não é lembrado”. Nunca esta conhecida afirmação fez tanto sentido nos dias que correm. Estar presente na Internet é essencial para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso.
Para os stands e revendedores de automóveis, então, a visibilidade online assume ainda maior importância, principalmente tendo em conta a concorrência existente e o elevado volume de pesquisas de veículos à venda na internet.
Neste contexto, o Google My Business é encarado como uma ferramenta poderosa para impulsionar a presença digital dos stands e, consequentemente, atrair mais consumidores. Por isso, é necessário que os gestores entendam o seu funcionamento e os benefícios que traz para os stands.
Como funciona?
O Google My Business é uma funcionalidade desenvolvida pelo Google em 2014 com o objetivo de auxiliar empreendedores a melhorar o posicionamento dos seus negócios no mundo virtual.
A plataforma oferece uma oportunidade valiosa para empresas, especialmente as que têm atuação local, de ampliar a sua visibilidade nas pesquisas realizadas pelos utilizadores do Google.
Artigo relacionado: O que é o ChatGPT e como pode ajudar o mercado automóvel
Uma vez registado no Google My Business, um revendedor de automóveis pode fornecer diversas informações relevantes sobre o seu espaço, como localização, horário de funcionamento, fotos do showroom e dos veículos disponíveis, avaliações de clientes e até mesmo percursos para chegar ao local.
Informações essas que são exibidas, diretamente, nos resultados de pesquisa do Google, o que aumenta, consideravelmente, as hipóteses de um potencial cliente, conhecido, também, como lead, encontrar determinados revendedores e stands ao realizar uma pesquisa relacionada com a compra e venda de automóveis na região.
Ferramenta poderosa
Antes de mais, vale a pena olhar para o comportamento do consumidor. O potencial cliente de um revendedor é extremamente criterioso, uma vez que decidir comprar um veículo não acontece da noite para o dia.
Alguém que pesquisa revendedores no Google estará, seguramente, a considerar várias opções. Quando esse consumidor se depara com um resultado de pesquisa com informações incompletas ou pouco precisas, dificilmente escolherá aquela empresa para entrar em contacto.
A geração de leads (fazer com que o potencial comprador procure por conta própria o seu revendedor) depende de informações completas, que conduzem o utilizador pela jornada de compra.
Um resultado no Google que apresente revendedores com nomes atraentes, identidade visual marcante, opções de contacto, direcionamento para o website ou redes sociais, descrição da empresa, fotos do showroom e/ou dos veículos, mapa com a localização e avaliações, terá maiores hipóteses de cativar o cliente e de transformar-se numa oportunidade de venda.
Quais as vantagens?
Tudo o que foi, acima, mencionado é proporcionado pelo Google My Business. Além disso, destacam-se outras cinco vantagens que revendedores e stands obtêm ao utilizar esta ferramenta.
1 – Maior visibilidade local
Com o Google My Business, o stand terá maior projeção nas pesquisas realizadas por utilizadores próximos à empresa. O que é fundamental para atrair compradores que estão geograficamente próximos e têm maior probabilidade de se tornar visitantes presenciais.
2 – Interatividade com clientes
A plataforma permite que o stand interaja com os clientes, respondendo a avaliações e comentários. Essa interatividade contribui para o fortalecimento da imagem da empresa e demonstra o compromisso com a satisfação dos consumidores, podendo ser um ponto muito positivo para quem acabou de encontrar o stand nas pesquisas do Google e está a conhecer a marca pela primeira vez.
3 – Partilha de fotos do stand e dos veículos
Ao partilhar fotos do showroom, dos veículos disponíveis, de eventos promocionais e dos próprios espaços, o stand pode despertar o interesse dos consumidores e gerar maior interação. Além disso, a frequência de atualizações ajuda a manter o perfil da empresa relevante e atrativo.
4 – Obtenção de insights
O Google My Business fornece dados e métricas importantes sobre o desempenho do stand na plataforma, como a quantidade de visualizações do perfil e interações do público. Essas informações são valiosas para otimizar a estratégia de marketing digital.
5 – Reforço da presença digital
Ao fornecer informações completas e precisas no Google My Business, o stand fortalece a sua presença digital, aumentando a fiabilidade e a credibilidade perante os potenciais consumidores.
Como fazer registo no Google My Business
Fazer o registo do stand no Google My Business é um processo relativamente simples. Primeiro, é preciso aceder à página inicial do Google My Business e clicar no botão “Comece agora”.
Artigo relacionado: Stands de automóveis como criar um canal no YouTube
Depois, preencher o formulário com todas as informações relevantes acerca do stand, como nome da empresa, país, endereço, código postal, telefone e horário de funcionamento, entre outras.
A terceira etapa consiste em inserir fotos da fachada, da receção e do interior do stand. O passo seguinte é verificar todas as informações fornecidas e confirmar a aceitação dos termos de serviço e autorização de gestão.
Após o registo, incluir um número de telefone válido e efetuar a verificação da empresa através de uma ligação ou SMS, assim como confirmar o registo por intermédio de email.
Leia também: