GAC estreia-se em Portugal com o Aion V, um SUV com mais de 500 km de autonomia

GAC é acrónimo para Guangzhou Automobile Group, um dos maiores fabricantes de automóveis da China, e acaba de chegar a Portugal, através do Grupo JAP, com a marca GAC Aion, trazendo na manga um SUV que se distingue por uma larga autonomia e um vasto rol de tecnologias.
O Aion V acaba de ser lançado e propõe autonomia para mais de 500 quilómetros em pacote económico: apresenta-se desde 29.900 mais IVA. Em 2026, juntar-se-á o Aion UT, um monovolume compacto para conquistar as famílias.
Com 4,6 metros de comprimento e postura de SUV, com frente proeminente, uma linha de cintura subida e jantes de 19 polegadas, o Aion V apresenta-se exclusivamente com mecânica 100% elétrica e numa única variante: motor de 150 kW (204 cv) e bateria de iões de lítio LFP (fosfato de ferro-lítio) com capacidade de 75,3 kWh, o que lhe permite reclamar uma autonomia em ciclo combinado ligeiramente superior a 500 quilómetros.
No interior, o Aion V distingue-se pela abundância de espaço e pelo facto de os passageiros traseiros beneficiarem de assentos reguláveis. À frente, ainda mais mimos: há regulação elétrica, aquecimento e até massagens.
O condutor conta com um painel de instrumentos digital, enquanto o infoentretenimento assenta num painel táctil de 14,6". Entre os assistentes disponíveis, há assistente de cruise control adaptativo, controlo inteligente de máximos, deteção de ângulo morto e aviso de abertura de porta, num pacote de segurança que lhe garantiu as cinco estrelas Euro NCAP, organismo que destacou ainda o resultado no teste da barreira lateral, com “boa proteção em todas as áreas críticas da carroçaria”, pelo que “obteve a pontuação máxima”.
GAC: um SUV à conquista da Europa
Apesar da entrada cuidadosa na Europa, para já com um só modelo, que muitos apontam como muito lentas, as ambições da GAC no velho continente não são tímidas, iniciando a ofensiva precisamente pelo segmento mais cobiçado.
Entre os seus trunfos traz o que caracteriza como uma condução muito suave e consumos muito poupados. Mas também um recheado equipamento e a garantia de durabilidade, algo que poderá estar relacionado com a colaboração de longa data da empresa com marcas como a Toyota e a Honda – algo que o cliente europeu apreciará.
Grupo JAP engrossa oferta elétrica
A GAC vem engrossar a oferta do Grupo JAP no campo da mobilidade elétrica, depois de já ter sido anunciado que será responsável pela importação dos veículos elétricos inteligentes NIO, grupo que se estreia em Portugal no último trimestre deste ano, com uma oferta multimarcas: inclui, claro, modelos NIO, que já são uma referência mundial no segmento “premium”, e a nova marca Firefly, orientada para o público urbano e digital. Além disso, já contava com a Foton, fabricante de automóveis leves e pesados que se estreou em solo luso no ano passado.