Estudantes do Instituto Superior Técnico criam protótipo de carro autónomo

A equipa Formula Student Lisboa (FST Lisboa) do Instituto Superior Técnico apresentou o seu oitavo protótipo de um veículo elétrico, pronto para competir nas melhores competições mundiais para estudantes de engenharia.
O protótipo, denominado de FST11, foi desenvolvido durante um ano e é composto por quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico, uma bateria composta por células de LiCoO2 (lítio-cobalto) e capacidade total de 7,6 kWh, protegida por uma caixa feita em materiais compósitos, atingindo uma velocidade máxima de 130 km/h.
O FST11 vai representar o Instituto Superior Técnico no Red Bull Ring, em Spielberg entre 23 a 28 de julho, na Áustria, e na maior competição do mundo para esta temática, a Formula Student Germany, entre 15 a 21 de Agosto, no circuito de Hockenheim. O protótipo português vai ainda passar pelo Circuito de Castellolí em Espanha entre 29 a 4 de Setembro, terminando a sua época também em Espanha com a Formula Student Spain.
Artigo recomendado: Conheça os autódromos e circuitos portugueses
Formula Student – Uma competição de estudantes internacional
A Formula Student é uma competição internacional de design de engenharia. A primeira competição foi realizada pela primeira vez pela Society of Automotive Engineers em 1979. O objetivo é fornecer uma plataforma para estudantes de engenharia experimentarem, construírem e aprenderem, através de um método único de testar o conhecimento teórico dos estudantes num contexto prático. Ao participar na Formula Student os estudantes ganham e desenvolvem habilidades como engenharia, gestão de projetos e trabalho de equipa.
A competição é dividida em duas classes:
- Classe 1 (Eventos Dinâmicos): Destinada a veículos prontos para corrida.
- Classe 2 (Eventos Estáticos): Destinada apenas a projetos.
Os pontos são ganhos numa série de eventos fora da pista (eventos estáticos) e em eventos dentro da pista (eventos dinâmicos). Os eventos estáticos avaliam o design, os custos, a sustentabilidade e a apresentação do projeto, já os eventos dinâmicos tem em conta a aceleração, a resistência, o skidpad e a eficiência do combustível. A equipa com mais pontos no final da competição vence.
A crescente popularidade da competição é comprovada pelo rápido aumento do número de participantes e a organização de novos eventos. Desde a competição inaugural em 1979, as competições de Fórmula Student tornaram-se uma competição internacional com participantes de mais de 20 países diferentes e mais de 600 universidades. As competições oficiais começaram a surgir nos últimos 15 anos e na Europa as mais populares são a Formula Student UK (FSUK) e a Formula Student Germany.
O desafio do FST11
De acordo com o Team Leader da FST Lisboa, Pedro Oliveira “O FST11 constitui um dos maiores desafios que o projeto já enfrentou… O principal objetivo foi atingir a comunhão perfeita entre os dois modos de condução, de modo que seja possível extrair a performance máxima do protótipo em todo o momento”.
O líder do projeto afirma ainda que o novo protótipo irá agregar as altas performances dos seus antecessores, enquanto integra a condução autónoma, introduzida há dois anos com o protótipo FST 10d.
Segundo Luís Paulo Salvado, CEO da Novabase e da Celfocus (patrocinador oficial da FST Lisboa), “Tem sido gratificante acompanhar, ao longo dos anos, a evolução deste projeto que conjuga tecnologias avançadas, inovação e talento – os mesmos ingredientes por detrás do sucesso das nossas empresas. Mais uma vez, a equipa surpreendeu-nos com a sua capacidade de adaptação aos novos desafios da mobilidade e acreditamos que irá ter um desempenho notável nas mais importantes competições do ranking mundial de Formula Student”.
Artigo recomendado: ZEM: o primeiro carro do mundo que captura CO2
A equipa FST Lisboa é composta por um total de 54 estudantes provenientes de seis cursos diferentes. A equipa comemorou em 2022 o seu 21º aniversário e, conta atualmente com 11 modelos construídos, que são anualmente colocados à prova em torneios internacionais.
Protótipos anteriores
Em 2020 a equipa FST Lisboa apresentou não um, mas dois protótipos de automóveis elétricos, dos quais um era autónomo. O protótipo foi denominado de FST 10d. O motor conta com uma potência de 65kW (88 cavalos) e o veículo conta ainda com uma unidade de processamento, responsável pelos algoritmos de estimação, controlo, planeamento e perceção.
Para além do FST 10d, a equipa apresentou também o FST 10e, um modelo também elétrico, capaz de atingir 130km/h, que conta com quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico, e a primeira bateria de compósitos com células de LiCoO2 (lítio-cobalto) com 7,7 kWh.
Leia também: