Dos ralis para a estrada: eis o novo Opel Mokka GSE

É o mesmo SUV com que a Opel conquistou o cliente europeu e com a mecânica elétrica com a qual já convenceu uma boa fatia dos fãs do modelo, mas agora o Mokka promete surgir bastante apimentado, com designação GSE e potência de 280 cv.
“Durante o desenvolvimento do Opel Mokka GSE Rally, tornou-se rapidamente claro para nós que não queríamos reservar esta sensação incrível apenas para os profissionais do desporto motorizado”, explicou o vice-presidente de Produto da Opel, Marc Fetzer, citado em comunicado, considerando que “os clientes da Opel também devem poder desfrutar desta experiência de condução particularmente potente, direta e sem concessões”.
Para já, o emblema alemão, que integra o conglomerado Stellantis, não desvenda grandes detalhes e até as imagens disponibilizadas mostram o veículo camuflado, o que denuncia mexidas no visual em relação às restantes versões do Mokka. Mas já se sabe que além daquela potência de respeito, a ser enviada às rodas dianteiras, a variante terá à sua disposição um binário máximo de 345 Nm e que foram realizados ajustes específicos no chassis e muito provavelmente na suspensão.
Sobre a bateria que alimenta o motor, a Opel ainda não disse nada, mas especula-se que o Mokka GSE possa vir a recorrer ao mesmo conjunto que dá vida ao Abarth 600e ou ao Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce, com semelhantes capacidades de carregamento e autonomia.
Novo Opel Mokka GSE: Inspirado nos ralis
A Opel promete ainda que o Mokka GSE partilhará muitos componentes e características com o Mokka GSE Rally, o que lhe permitirá transmitir a sensação de que se “cola à estrada”. E, para seu aperfeiçoamento, explica o emblema, a equipa da Opel Motorsport esteve em Eindhoven, assim como nas exigentes etapas do Rallye Vosges Grand-Est, em França, para recolher “dados valiosos com o Mokka GSE Rally”, que servirão para aprimorar a versão de série do Mokka GSE.
Quando chega?
Não será para breve. A Opel informa que “ainda vai demorar algum tempo até que este automóvel elétrico particularmente desportivo esteja disponível”. Para já, o Mokka GSE camuflado está a ser submetido a testes finais, que visam criar “um veículo de produção perfeitamente afinado” e a refletir a “experiência adquirida no desporto motorizado”.