Dicas para melhorar a sua habilidade de estacionamento

O estacionamento pode ser um verdadeiro pesadelo nas aulas de condução, daqueles que nos leva a transpirar sempre que o instrutor aponta para uma nesga de espaço ou para um passeio no qual não podemos tocar. Mas há quem mantenha este nível de ansiedade quando, anos após a prática de condução, tem de estacionar o veículo em condições mais difíceis. Deixamos, por isso, algumas estratégias e dicas para estacionar bem, com calma e de modo eficaz.
A manobra de estacionamento precisa, essencialmente, de controlo do nervosismo e da escolha de um lugar que permita a execução da manobra com segurança. Locais muito movimentados e com forte tráfego e circulação podem dificultar o estacionamento e a proteção pessoal e do veículo.
Estacionamento paralelo
Encontrou um lugar entre dois automóveis? Boa. Diminua lentamente a velocidade e faça pisca para anunciar que vai parar a marcha aos condutores que seguem atrás. Por vezes, as zonas estão delimitadas no chão, com pintura, marcando o espaço. Atenção a todos os sinais sobre autorização para estacionamento e também aos parquímetros, já que este tipo de estacionamento pode ser pago.
Artigo relacionado: 8 dicas para uma viagem de férias mais segura
Se existem dois carros a balizar o espaço, o ideal é parar paralelamente ao carro da frente, começar, calma e lentamente, a andar para trás, começando a virar o volante para o interior do espaço quando o pilar C passar pela esquina do outro veículo. Não se esqueça de confirmar pelo espelho retrovisor enquanto direciona a traseira do veículo à berma ou passeio.
Mantenha sempre o foco no para-choques dos dois automóveis. Quando chegar a meio do espaço, avance, devagar, num ângulo de 45º. O volante deve ser largado quando o canto exterior do seu veículo ficar alinhado com o interno do veículo de trás e a parte dianteira do seu veículo já não estiver muito próxima do veículo da frente. Nessa altura, é girar o volante no sentido oposto lentamente. Quando sentir o veículo paralelo ao passeio, coloque o volante na posição normal, alinhando os pneus a direito. Engate sempre o veículo: com uma 1ª se estiver a direito ou a subir; com a marcha-a-ré, caso estacione numa descida. Por fim, acione o travão de estacionamento.
Obviamente que se tiver sistema de aviso sonoro, com sensores no veículo, a proximidade aos obstáculos é rapidamente notada, o que facilita as manobras do condutor. Outros, têm câmara traseira, com sensores de alinhamento no ecrã, que definem que movimentos são necessários efetuar para estacionar corretamente.
O maior problema neste tipo de estacionamento é quando é executado em subidas ou descidas, o que exige um bom domínio do ponto de embraiagem e de equilíbrio entre travão e acelerador. Se sente que esta forma de estacionamento é foco de tensão, realize-a com alguém ao seu lado, um amigo ou familiar, em zonas pouco movimentadas. Pratique para perder o medo.
Estacionamento perpendicular
O estacionamento perpendicular é muito comum em parques de estacionamento públicos, em que os veículos se orientam lado a lado. O ideal é realizar a manobra em 90° de modo a entrar de frente ou de marcha atrás. Esta última pode dar mais trabalho inicialmente, mas é mais rápida e eficaz na saída do veículo.
Não se esqueça de fazer o pisca para avisar quem vem atrás e utilize sempre os espelhos retrovisores laterais para estar atento às laterais dos carros entre os quais quer estacionar.
Artigo relacionado: 8 dicas para manter as crianças entretidas no carro
Pare paralelamente à frente do carro que ficará à sua direita, engate a marcha-atrás e rode o volante para o interior do lugar de estacionamento. Uma vez mais, utilize o espelho esquerdo para definir o limite de espaço e corrija a direção se necessário.
Tenha atenção ao espaço para abertura das portas dos condutores de cada veículo ou terá dissabores na chapa do seu carro quando regressar…
Estacionamento diagonal
Supostamente, este é o estacionamento mais fácil de executar. O veículo tem de fazer uma inclinação de 45º para que encaixe no estacionamento. Uma vez mais, pisca, como sempre, rodar calmamente o volante de forma a inserir o carro no espaço de estacionamento. Não se esqueça que os espelhos retrovisores exteriores ditarão o controlo do espaço.
Se não acertar à primeira, não se preocupe. O que ajudará será praticar muito e escolher locais de estacionamento onde se sinta mais seguro na manobra.
Mesmo com pressa, faça a manobra com lentidão e dominando a velocidade. Preste atenção a tudo o que está ao seu redor e não tenha receio de pedir ajuda a quem estiver consigo no veículo, caso esteja acompanhado. Repita a manobra se não estiver a correr bem. Não há mal algum nisso.
Como também não há se quiser instalar espelhos laterais que estendem o campo de visão e cobrem algum ângulo morto. Tudo o que for necessário para aumentar a sua segurança e confiança, é um bom investimento.
Leia também: