26 agosto 2025

Depois dos autocarros e dos automóveis, Salvador Caetano entra no negócio das motos

Salvador Caetano Multimoto

A empresa, com sede em Vila Nova de Gaia, adquiriu 75% das sociedades Multimoto - Motor Portugal, S.A. e Multimoto Group, S.A., importador e distribuidor grossista de ciclomotores, motociclos, triciclos, quadriciclos ATV L7e e motos de água.

O negócio foi conhecido em maio, após uma notificação da Autoridade da Concorrência, que deu luz verde no mês seguinte.

A Salvador Caetano passa, assim, a ter uma palavra na comercialização de marcas bem conhecidas do mundo das duas rodas, como Kawasaki, Benelli, Bimota, Keeway, Segway, UM, Linhai, Kymco, CF Moto, Morbideli, Cyclone e TM.

Um pé em todo o lado

O Grupo Salvador Caetano foi fundado em 1946, em Vila Nova de Gaia, por Salvador Fernandes Caetano, então com apenas 20 anos. O grupo iniciou-se com uma pequena fábrica de carroçarias de autocarros, a Martins & Caetano & Irmão, Lda., que representou o embrião do que viria a ser um dos maiores grupos empresariais portugueses ligados ao setor automóvel.

O crescimento foi marcado por várias inovações, como a introdução da construção mista (aço e madeira) e, mais tarde, da carroçaria integralmente metálica nos autocarros, o que rapidamente granjeou a confiança de clientes importantes. Em 1961, a empresa recebeu uma encomenda significativa de 12 autocarros de 2 pisos para o Serviço de Transportes Colectivos do Porto, abrindo caminho para a internacionalização com exportações para Inglaterra em 1967.

Veja todas as motos usados à venda no Standvirtual

Um marco decisivo foi o acordo estabelecido em 1968 com a Toyota, tornando-se o importador e distribuidor exclusivo da marca em Portugal. Este passo permitiu que, em 1971, fosse inaugurada em Ovar a primeira fábrica da Toyota na Europa. O grupo expandiu-se pelo país e internacionalizou-se, criando ou adquirindo empresas em diferentes setores e geografias, incluindo outros mercados automóveis e de retalho.

Hoje, o Grupo Salvador Caetano é uma referência no setor, estando presente em vários continentes e contando com mais de 150 empresas. Em Portugal, além da Toyota e da Lexus, representa hoje marcas bem estabelecidas, como Honda e Hyundai, tendo sido também o responsável pela abertura do país a marcas chinesas, como a BYD ou a Xpeng.

Leia também: