3 abril 2025

Dacia Bigster, um salto de qualidade ao preço habitual

Dacia Bigster Hybrid 155 Journey

O nome não engana: com 4,57 metros de comprimento, o Dacia Bigster é a versão agigantada do Duster. Mas não se apresenta com sete lugares – essa característica fica reservado ao Jogger. Ou seja, com mais 23 centímetros que o icónico SUV, consegue oferecer uma habitabilidade de excelência na segunda fila e ainda uma mala capaz de arrumar até 667 litros, valor que o coloca entre as referências do segmento C, dos familiares compactos.

E prepara-se para surgir com mecânicas capazes de corresponder a diferentes necessidades, todos com algum nível de eletrificação.

Mecânicas variadas

Dacia Bigster Hybrid motorização

O Bigster prepara-se para aterrar nos mercados com três híbridos ligeiros e um full-hybrid. As três variantes híbridas ligeiras assentam no mesmo bloco sobrealimentado de três cilindros e 1,2 litros: há o Eco-G 140, que une a electrificação a um motor que tanto funciona a gasolina como a GPL, proporcionando dupla poupança; o TCe 140, que se coloca na entrada de gama; e o TCe 130, com sistema de tração integral e preparado para desafiar caminhos difíceis, contando com cinco modos de condução. Dependendo do traçado, pode escolher-se entre os modos Automático, Neve, Areia/Lama, Off-Road e Eco. E a versão de equipamento Extreme inclui ainda o controlo de descida.

Por fim, há o Hybrid 155, um híbrido convencional, cujo sistema elétrico apoia o motor a gasolina de 1,8 litros, revelando-se capaz de consumos muito baixos, graças a uma boa capacidade de resposta do sistema elétrico, que chega servido por uma transmissão automática multimodo.

Quanto custa um Dacia Bigster novo?

Habitáculo refinado

Dacia Bigster Hybrid design

O Dacia Bigster distingue-se também do Duster por se apresentar com um nível de refinamento superior. Exemplo disso é o trabalho realizado ao nível da insonorização do habitáculo, o que se nota sobretudo em velocidades de autoestrada.

O facto é possível pela inclusão de um novo para-brisas, que reduz a entrada de som até 2 decibéis, de vidros mais espessos e a mais material isolante nas cavas das rodas.

Dacia Bigster Hybrid design interior

Os plásticos voltam a abundar um pouco por todo o lado, mas uma série de detalhes colocam o Bigster um degrau acima da maioria dos Dacia. Assim como as opções de funcionalidade, nomeadamente o rebatimento da segunda fila, na proporção de 40/20/40, podendo o meio do banco servir de apoio a dois passageiros traseiros, com suportes para copos e sítio onde colocar o smartphone. De notar, que há climatização de duas zonas, dando aos ocupantes do banco de trás a possibilidade de decidirem o seu próprio conforto térmico.

Destaque para a vasta lista de acessórios, entra a qual brilha o Sleep Pack, que, incluindo uma cama amovível, pode transformar o automóvel numa espécie de quarto duplo.

Preço e gama do Dacia Bigster em Portugal

Dacia Bigster Hybrid preço Portugal

O Bigster apresenta-se ao mercado luso com três níveis de equipamento: na base está o Expression, com elementos como a instrumentação digital, sistema de infoentretenimento de 10,1 polegadas, jantes de liga leve, barras de tejadilho, sensores de traseiros e câmara de apoio ao estacionamento traseiro, nta ar condicionado automático de duas zonas, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis automaticamente, limpa para-brisas automático, travão de mão elétrico e bancos traseiros 40/20/40.

Dacia Bigster Hybrid preço Portugal encomendas

A partir da Expression, o Bigster pode adquirir um estilo mais aventureiro, com o equipamento Extreme, que acrescenta barras de tejadilho modulares, acabamentos na tonalidade cobre, teto de abrir panorâmico, acesso e arranque mãos-livres, sistema de navegação ligado à Internet e sistema de som Arkamys. Ou, então, de maior requinte, com a configuração Journey: inclui pintura a dois tons, tampa da bagageira elétrica, um apoio de braço central dianteiro com compartimento de arrumação refrigerado e carregador para telemóveis por indução.

O Dacia Bigster, que deverá começar a chegar aos clientes a partir de maio, já pode ser encomendado. Os preços arrancam nos 25.150 euros do Mild Hybrid 140; o Hybrid 155 é proposto a partir de 29.500 euros. No primeiro, a opção pelos níveis Extreme ou Journey pressupõe um acréscimo de dois mil euros; no segundo, as versões mais equipadas custam mais três mil euros.

As mecânicas a GPL e com tração integral chegam mais tarde.

Veja todos os Dacia usados disponíveis no Standvirtual

Leia também: