20 setembro 2025

Cupra Tindaya, um protótipo que é uma visão do futuro da marca 

CUPRA Tindaya Standvirtual

Com 4,72 metros de comprimento e uma altura ligeiramente mais elevada em relação ao solo do que a de um automóvel tradicional, o Tindaya combina a ousadia de um SUV coupé com linhas marcantes e um perfil dinâmico.

A traseira, com inclinação longa e fluida, transmite uma silhueta de coupé, ainda que o veículo apresente quatro portas laterais - as traseiras em abertura invertida, de trás para a frente, inspirando-se em soluções de design exclusivas. O conjunto assenta sobre jantes de 23 polegadas, que reforçam a presença imponente e desportiva. 

A Cupra não revelou dados técnicos sobre este concept car, sublinhando antes que o seu valor está no papel de peça estratégica para antever o futuro da marca.

Quanto custa um Cupra novo?

Markus Haupt, CEO interino da Cupra, destacou o facto de este modelo representar o que mais importa na Cupra: “a ligação ao volante”. Até porque, explicou, “a nossa atenção estará sempre centrada na emoção de conduzir”.

A mensagem está em linha com o espírito da Cupra, cujo desenvolvimento de produto privilegia o contacto direto entre condutor e máquina, bem como um afinamento de chassis orientado para a performance e emoção. 

Interior de vanguarda

No habitáculo, o Cupra Tindaya evidencia um conceito minimalista e tecnológico. Apresenta quatro bancos individuais CupBucket que parecem flutuar, dispostos paralelamente em torno de um túnel central contínuo.

O volante em formato “yoke” rompe com a tradição, ao eliminar o aro superior e inferior, mas incorpora comandos essenciais que permitem ao condutor gerir funções de condução sem distrações.

A experiência digital concentra-se num ecrã de 24 polegadas, posicionado atrás do volante, complementado por um comando central em vidro, denominado “The Jewel”, que ativa os modos de condução, ajusta a iluminação ambiente e acrescenta efeitos sonoros exclusivos. 

Cupra homenageia genes espanhóis

O nome Tindaya presta homenagem à montanha homónima de 401 metros, situada na ilha de Fuerteventura, nas Canárias, evocando raízes mediterrânicas e uma ligação cultural entre design, território e espírito de aventura. 

A Cupra nasceu em 2018 como submarca independente da Seat, mas as suas origens remontam a 1996, quando a sigla “Cupra” (de Cup Racing) foi usada pela primeira vez para identificar versões desportivas da montadora espanhola. Desde então, a marca consolidou-se como uma identidade própria dentro do Grupo Volkswagen, centrada em performance, design ousado e eletrificação. 

O primeiro grande marco da independência foi o lançamento do Cupra Ateca em 2018, seguido pelo Cupra Formentor, que se tornou o modelo mais icónico e exclusivo da gama, que, atualmente, inclui ainda os elétricos Cupra Born e Cupra Tavascan, bem como o Cupra León, o SUV Terramar e o urbano elétrico Cupra Raval, que reforça a aposta da marca na mobilidade elétrica jovem e acessível. 

O futuro da Cupra 

O Tindaya simboliza a evolução da Cupra rumo a uma linguagem de design ainda mais futurista, tecnológica e emocional, servindo como amostra daquilo que a marca pretende ser nos próximos anos: ousada, disruptiva e centrada na experiência de condução, mas também alinhada com a eletrificação e a digitalização.

Leia também: