Conheça os carros que chegam em 2022

Depois de um ano aos soluços, entre a vontade de acelerar e as imposições de travagem por causa da pandemia, a indústria automóvel deverá usar o próximo ano para pôr prego a fundo. E não são meia-dúzia nem sequer duas mãos cheias.
Os lançamentos previstos para o próximo ano quase se atropelam, depois de 2020 ter sido um ano quase omisso em novidades (e as que houve parece terem sido ofuscadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 que roubou todas as atenções) e 2021 ter sido pautado pela incerteza, o que levou a que as marcas acelerassem e lançassem as novidades que tinham em carteira, mas sempre com alguma cautela – e muitas com problemas nas entregas devido, entre outras coisas, à escassez de semicondutores.
No entanto, nem a covid-19 parece ter posto reticências na inevitável eletrificação, e o ano que está ao virar da esquina irá pelo mesmo caminho, com o diesel a ter cada vez menos relevância, sobretudo nas gamas mais baixas, das quais praticamente se tornou um combustível em vias de extinção. Já a carroçaria SUV continuará a dar cartas.
Artigo relacionado: Fazer ALD para o seu carro: vantagens e desvantagens
Carros que chegam em 2022
Alfa Romeo
O Tonale, um degrau abaixo do Stelvio, está confirmado para meados de 2022 e deverá ocupar o lugar da Giulietta nas propostas familiares. O fabricante de automóveis italiano não se poupará nos grupos propulsores, sendo expectável apresentar declinações a combustão e eletrificadas, com uma versão híbrida plug-in.
Aston Martin
O DBX Coupé será provavelmente um dos carros que mais encherá o olho no ano que aí vem. Só deverá estar pronto no fim de 2022, mas é muito provável que apresente as garras necessárias para rivalizar com o Porsche Cayenne Coupé e o futuro BMW X8.
Da mesma casa, uma nova geração do Vanquish poderá vir a integrar um motor híbrido de origem Mercedes-AMG.
Veja todos os Aston Martin usados à venda no Standvirtual
Audi
Na casa alemã, estão previstas várias lavagens de cara, nomeadamente ao A6, que trará novas características de segurança, conforto e conectividade, bem como uma gama de motores que irão incluir a tecnologia mHEV. Já a quarta geração do A8 vai chegar revista, com grelha dianteira redesenhada, a incluir faróis Digital Matrix LED, suspensão ativa preditiva, sistema de quatro rodas direcionais, diferencial desportivo e até 40 equipamentos de assistência à condução. Nas motorizações, mais potência para o híbrido plug-in, 60 TFSIe (de 449 cv para 462 cv).
BMW
No fim do ano, a estrela da marca bávara será o iX1, versão 100% elétrica do SUV compacto que chegará à sua terceira geração. Antes, entre a gama SUV, é de estar atento aos novos BMW X5, X7 e X8, além de não esquecer novidades como o radical M4 CSL e o opulento BMW Série 8, que se apresentará nas variantes Coupé, Gran Coupé e M8 (700 cv num motor de seis cilindros em linha).
Citroën
Da casa francesa, pode-se sempre contar com surpresas. Mas, para já, o lançamento mais interessante é o “facelift” do C5 Aircross que, além de um design repensado, deverá surgir com mais autonomia na declinação “plug-in”.
Dacia
Depois de se ter estreado entre os elétricos com o pequeno Spring, eis que a Dacia volta a mostrar como é capaz de fazer veículos grandes, lançando o Bigster, novo modelo de sete lugares.
DS
Depois de ter lançado o 4, a DS apresentará o 4 Crossback, com uma maior altura ao solo e com uma imagem mais robusta. Deverá ser proposto com motores a gasolina, diesel e híbrido de carregar à corrente. Ainda no capítulo dos carros capazes de ir mais longe, a DS tem previsto lançar o “facelift” do 7 Crossback. São esperadas melhorias aerodinâmicas e mais equipamento, quer de tecnologia, quer de segurança.
Fiat
Da casa de Turim, o Tipo Cross Station Wagon promete voltar a baralhar conceitos. Isto porque chegará sob o conceito de crossover, com maior altura ao solo e detalhes musculados, mas com vontade de se encostar às funcionalidades das carrinhas, tão queridas das famílias.
Ford
Entre os “facelifts”, destaque para as novidades do Focus e do Kuga. Mas é de sublinhar o lançamento dos novos Kuga de 7 lugares e ST, este último com uma potência em torno dos 300 cv.
Honda
Um dos carros com mais história no mercado é o Civic: vai para a sua 11.ª geração! Além do hatchback, tudo aponta para que até ao fim do ano seja lançado um novo Type R, com mais de 300 cv.
Hyundai
A marca sul-coreana prosseguirá o seu caminho de duas vias: por um lado, dedica-se à eletrificação; por outro, à potência e dinamismo. Assim, na calha estão as versões apimentadas N do Bayon e do Tucson. E, em meados do ano, é esperado o Ioniq 6, uma berlina desportiva com um desenho disruptivo.
Veja todos os carros elétricos à venda no Standvirtual
Kia
Três novidades de peso: o elétrico EV4, um utilitário elétrico com autonomia para mais de 400km; o e-Sportage, declinação 100% elétrica do SUV compacto; e a segunda geração do Niro, com desenho mais moderno e tecnologias recentes.
Land Rover
Por aqui há carta na manga: o Road Rover é um projeto 100% novo e 100% elétrico que deverá configurar uma alternativa ao Jaguar I-Pace. No fim do ano, holofotes apontados ao Land Rover Defender 130, de sete lugares. Destaque também para o novo Range Rover.
Maserati
O Grecale é o rival da marca do tridente para o Porsche Macan e irá estrear-se com motores de combustão, híbrido e elétrico.
Mazda
Na Mazda, destaque para o facto de o MX-30, que começou a sua carreira como elétrico, vir em 2022 com propulsão híbrida “plug-in”. Mas há muitas novidades na manga, entre as quais um SUV de 7 lugares, outro a piscar o olho ao segmento D e ainda uma nova geração do compacto CX-5, além de uma variante mais estilizada que se estreia com a designação CX-50. Por fim, o Mazda6 prepara-se para uma revolução – é esperar para ver.
Mercedes-AMG
A divisão de performance da marca premium alemã tem reservados para 2022 o “facelift” do A 45 e os novos C 63, C 43 4Matic, enquanto a casa-mãe melhorou os classes A e GLE e tem para apresentar o novo Mercedes GLC e SL e os elétricos EQB (SUV) e EQE (berlina).
Mini
O nome John Cooper Works é uma lenda para os fãs da icónica marca. Mas, agora, haverá versão GP E, ou seja, alimentado com motor elétrico, mas sem prescindir da incrível dinâmica tipo kart.
Quanto custa um mini John Cooper Works novo?
Nissan
O Ariya é o SUV 100% elétrico da Nissan que promete versatilidade: duas baterias (de 63 e 87 kWh), trações dianteira (um motor) e às quatro rodas (dois motores), com potências que vão de 218 a 394cv.
Opel
Será provavelmente um dos lançamentos do ano para os mortais com carteiras longe dos milhões: o Astra chega à sua sexta geração, nas variantes cinco portas e carrinha (Sports Tourer). As novidades serão muitas, mas incidirão sobretudo ao nível das mecânicas e da tecnologia. Um degrau abaixo, destaque para o “facelift” do Corsa que passará a integrar a linguagem de design Vizor.
Peugeot
Ainda em 2021, o 308 de cinco portas chegou aos mercados europeus. Para 2022, ficaram reservados a carrinha (SW) e a carroçaria Cross, com trejeitos de SUV.
Porsche
Na manga da marca desportiva, um “facelift” do Cayenne e do Panamera e o lançamento do Macan elétrico, que estreará a plataforma PPE, desenvolvida em conjunto com a Audi.
Renault
Três novos modelos prontos a reforçar a posição da marca gaulesa: o SUV elétrico do segmento B Zandar, o SUV elétrico do segmento C Morphoz e um Mégane 100% elétrico, com motor de até 214 cv e tração dianteira.
Veja todos os Renault elétricos usados à venda no Standvirtual
Skoda
O Fabia Combi manterá as características familiares quando chegar a meio do ano, sendo de esperar que a marca checa aposte em alguns “facelifts”.
Smart
A marca conhecida pelos carros pequenos, pensados para a cidade, vai aventurar-se no campo dos SUV, com um elétrico. Autonomia: mais de 400 quilómetros.
Toyota bZ4X
O primeiro automóvel 100% elétrico desenvolvido de raiz pela Toyota chegará com o símbolo da submarca beyond Zero (bZ), exclusivamente dedicada à tecnologia de baterias. Na gama do SUV compacto 4X, opção de versões com tração dianteira ou quatro rodas motrizes, com 204 ou 218 cv, e autonomia de até 450 quilómetros. Outras novidades incluem o desportivo GR 86, o pequeno Aygo X Cross e o GRMN Yaris.
Volkswagen
O terceiro elemento da família ID vem aí. O ID.5 é uma das maiores novidades da VW para 2022, com corpo de SUV, mas linhas coupé. 100% elétrico vai estar disponível com bateria de iões de lítio com 77 kWh de capacidade e com três níveis de potência: 174, 204 ou 299 cv.
Volvo
Novidades do 8 ao 80. O enorme XC90 vai entrar numa nova geração, enquanto o XC20 vai colocar a Volvo a lutar por um lugar entre os pequenos SUV.
Leia também: