Conheça os destaques do Caramulo Motorfestival 2023

O Caramulo Motorfestival voltou a levar à localidade serrana o mundo colorido e ruidoso (música para alguns ouvidos, refira-se!) dos desportos motorizados, ao mesmo tempo que celebra autênticas joias de engenharia, com mais de mil automóveis em exibição.
O evento, organizado pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Automóvel Club de Portugal, e de entrada livre, atrai milhares de portugueses, mas também muitos estrangeiros; curiosos, mas também os maiores craques das pistas.
Figuras em destaque no Caramulo Motorfestival de 2023
Entre as figuras de proa, destaque para a presença, a título pessoal, do homem-forte da Stellantis, Carlos Tavares, um apaixonado por automóveis desde antes ainda de estar ligado à indústria; Rui Madeira, o primeiro português a conquistar um título de rali da FIA, quando venceu o Grupo N da classe WRC em 1995; Nuno Rodrigues da Silva, que era o navegador de Madeira nessa prova; Ricardo Teodósio, bicampeão nacional de ralis; José Pedro Fontes, piloto de ralis com vários títulos nacionais; Rufino Fontes, campeão nacional de velocidade, em 1979 e 1983, e um habitué da Rampa do Caramulo; Kris Meeke, que conquistou o Campeonato do Mundo de ralis cinco vezes; Rita Vieira, campeã do mundo de Bajas – Feminina e Júnior e campeã nacional de Enduro – Feminina; e Jean-Philippe Imparato, que dirige atualmente os destinos da Alfa Romeo e que se assume como um verdadeiro petrolhead.
Veja todos os carros clássicos à venda no Standvirtual
Caramulo Motorfestival conta com carros, motos e aviões
Já as viaturas em destaque são mais difíceis de selecionar. A organização fala em mais de mil automóveis, motos (e até aviões!), que se poderão ver, no museu, claro (a não perder a exposição “Lamborghini: 60 anos a cortar o vento”, mas também vale a pena espreitar a mostra que celebra os “30 anos do Renault Twingo”), e também pelas ruas, a passearem-se. Entre as vedetas, há algumas com história política, como o Roll-Royce Phantom II, automóvel que foi usado pela rainha Isabel II, em 1957, quando esteve de visita a Portugal, ou o desportivo Pegaso Z102 B, de 1953, oferecido pelo caudilho de Espanha Francisco Franco ao Presidente da República português Craveiro Lopes.
O programa contou com momentos competitivos, como a Rampa Michelin, que decorre na Rampa do Caramulo, que se desenrola nas categorias de velocidade e regularidade.
Lendas presentes na Rampa Histórica deste ano
Na Rampa Histórica, há lendas da competição, como o Ford GT40 (1965), o Opel Commodore GSE (1977), o Lancia Integrale Evo II (1968), o Morris Mini 1275 GT (1972) e o Reynard F3000 (1993); carros de rali, como o Ferrari 308 GTB “Michelotto” (1981), o Ford Escort RS Cosworth (1992), o Lancia Delta Integrale 16v Group A (1991) e o Peugeot 306 Maxi (1997); puros sangue, como o Aston Martin DB5 e o Mercedes-Benz 300SL Roadster (1956); e os desportivos de alma e coração – caso do BMW 2800 CS (1971), do Jaguar XJS V12 (1980) ou do AC Cobra (1972).
Mas mais do que ganhar, o desejo em Caramulo é desfrutar. Por isso, não faltaram momentos de lazer, com passeios organizados por várias marcas (Alfa Romeo, Volvo…), concentrações de clubes de apaixonados pelas quatro rodas e, sobretudo, o Passeio Histórico Viseu-Caramulo, que é sempre promessa de momentos bem passados.
Artigo relacionado: 7 estradas para fazer uma road trip em Portugal
No Museu, oportunidade ainda para vislumbrar raros automóveis, motociclos, velocípedes e miniaturas. Outros momentos a não perder são a Feira de Automobilia ou a Bikersville by Cartrack.
No sábado e no domingo, como reza a tradição, o Caramulo Motorfestival recebeu o espetáculo aéreo BP Air Show, durante o qual os visitantes puderam apreciar os voos rasantes e as acrobacias de uma variada lista de aeronaves.
Para quem não conseguiu marcar presença fisicamente no evento, mas não quer perder pitada da ação, pode ver tudo o que se passou no canal de YouTube do Caramulo Motorfestival.
Leia também: