Conheça 5 das maiores coleções de carros do mundo

A paixão pelos automóveis e algum dinheiro conseguem resultar em coleções automóveis mais valiosas do que se se tratasse de joias. E muitas permanecem ocultas durante décadas, como o caso da coleção dos 127 magníficos exemplares em solo português, que viram a luz da ribalta, em 2019, num leilão milionário.
O proprietário, o economista Ricardo Sáragga, de quem pouco se sabe, comprou e recuperou verdadeiras joias sobre rodas, como um Bentley 8-Litre Tourer de 1931, um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Touring de 1973, Delahaye 135M Cabriolet de 1939 ou um WD Denzel 1300 de 1955. No total, o leilão atingiu mais de dez milhões de euros.
Tal como o português Sáragga, haverá outras colecções de raridades automóveis espalhadas pelo mundo sem que quase ninguém saiba. Há outras, porém, que são a vaidade dos seus donos, que não se coíbem de mostrar os automóveis que brilham nas suas garagens. Conheça cinco coleções de nomes bem conhecidos.
Interessado num carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual novos
Ralph Lauren (n. 1939, Nova Iorque, EUA – designer de moda)
Designer, filantropo e empresário, Ralph Lauren integra a lista de multimilionários da Forbes e tem gostos à medida da sua fortuna de mais de 6550 milhões de euros. Além de ter marcado a moda global com as roupas que ostentam o emblema do jogador de polo, Ralph Lauren também se tornou conhecido pela sua coleção de automóveis raros, estando alguns expostos em museus. Um detalhe curioso: quase todos os carros, dos Alfa Romeo aos Ferrari, dos Bentley aos Mercedes, são vermelhos. Mas também inclui um Bugatti Type 57SC Atlantic Coupe negro, um McLaren F1 prateado ou um Jaguar XKD em verde garrafa.
Jay Leno (n. 1950, Nova Iorque, EUA – apresentador de tv e humorista)
No final do ano passado, a notícia de que Jay Leno tinha dado entrada num hospital com queimaduras graves correu mundo. A situação do acidente foi rapidamente explicada: Leno estava a trabalhar num dos seus carros quando tudo aconteceu. Reconhecido globalmente por ter assumido o programa Tonight Show durante mais de 20 anos, Jay Leno não passa sem os seus carros – e quem acompanhou o programa Jay Leno’s Garage, entre 2014 e 2022, sabe de que falamos. Leno tem cerca de 200 automóveis e 150 motos, mas o mais impressionante é o facto de incluir unidades que se calhar mais ninguém se lembraria de pôr a trabalhar, como um Baker Electric ou um Stanley Steamer, ambos de 1909. Outras unidades arrancam sorrisos, como o DeLorean DMC-12, modelo usado para viajar no tempo em “Regresso ao Futuro”, o pequeno Fiat Topolino ou um Tata Nano.
Hassanal Bolkiah (n. 1946, Bandar Seri Begawan – Sultão do Brunei)
Com mais de sete mil automóveis na sua colecção milionária, o Sultão do Brunei tem não só pérolas da indústria, como carros únicos, desenhados e criados a seu pedido, como seis Bentley Dominator, Buccaneer, Camelot, Imperial, Pegasus, Phoenix, Rapier, Silverstone e Spectre. Ao todo, há quase 400 Bentley na coleção do Sultão, mas ainda mais Rolls-Royce: mais de seis centenas, todos personalizados e ultra exclusivos. Um deles deu nas vistas no dia do terceiro casamento do Sultão: um Rolls-Royce Silver Spur II, integralmente banhado a ouro, que se juntou à procissão real. Na colecção, há ainda quase 500 Ferrari; o Mercedes-Benz CLK GTR, um hiperdesportivo desenvolvido para o Campeonato Mundial de GT; os três únicos Aston Martin V8 Vantage Special Series II do mundo; e onze McLaren F1.
Artigo recomendado: Garagem de sonho. Conheça a incrível e luxuosa frota do Sultão do Brunei
Hamad bin Hamdan Al Nahyan (n. 1963, Al Ain, Abu Dhabi, EAU – político e membro da família real)
O multimilionário emiradense, que ficou conhecido por “xeque arco-íris” depois de ter pedido à Mercedes uma frota de Classe S com as sete cores, possui uma coleção automóvel impressionante, incluindo as mais de 200 unidades que podem ser vistas no Museu Nacional Automóvel dos Emirados, em Al Dhafra, a menos de uma hora de Abu Dhabi. Mas o mais surpreendente é a sua paixão por veículos 4×4 – e quanto maiores, melhor. De tal maneira, que detém um recorde do Guinness da maior coleção de todo o terreno do mundo: são 718 carros. No emirado de Xarja, o terceiro mais populoso dos Emirados Árabes Unidos, o xeque construiu um museu dedicado a essa temática, onde mostra algumas das suas imponentes criações.
Gérard Lopez (n. 1971, Esch-sur-Alzette, Luxemburgo – empresário)
Fundador e sócio-gerente da Mangrove Capital Partners, uma das principais empresas de capital de risco especializada em tecnologia, Gérard Lopez inscreveu o seu nome na história do desporto automóvel por ter sido presidente da equipa de Fórmula 1 da Lotus. E o seu gosto pelos automóveis não se fica pelas pistas. Na sua coleção não falta músculo, potência e algum exotismo, mas o que mais distingue o conjunto de carros que reuniu é o ecletismo. Há impressionantes Ferraris, um Maserati Ghibli, um Clio Williams original, um Cadillac Fleetwood de 1968, mas também um Renault 11 Turbo. Curiosidade: desde 2021, Lopez é acionista da SAD do Boavista.
Leia também: