31 agosto 2025

Como hatch ou SW, o novo 308 quer vencer pela emoção

Novo PEUGEOT E308

Design que não passa despercebido, boas qualidades dinâmicas e uma ampla oferta de mecânicas. É desta forma que é apresentado o novo 308, que pode assumir o corpo de uma compacta berlina ou de uma versátil carrinha, sendo possível configurar o automóvel como elétrico, híbrido plug-in, híbrido ou Diesel e apetrechá-lo com três níveis de equipamento: Style, Allure e GT. E, independentemente da variante ou versão escolhidas, os novos Peugeot passam a contar com uma garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros.

Estilo arrojado

Os novos 308 e 308 SW distinguem-se pelo design arrojado e elegante, no qual se destaca o novo emblema Peugeot iluminado. Este é o que atrai primeiro a atenção, mas a redesenhada frente tem mais que se lhe diga. Sob o emblema está o radar de proximidade, invisível, mas a olhar pela segurança, e acima daquele sobressai um conjunto de linhas luminosas, que prolonga a iluminação em direção aos novos faróis.

As mudanças notam-se ainda na forma trapezoidal da parte inferior do novo para-choques, complementada pelas entradas de ar em ambas as extremidades, que orientam o fluxo de ar para o interior dos guarda-lamas, o que faz com que o novo 308 esteja entre os modelos mais aerodinâmicos do segmento, reduzindo consumos e beneficiando autonomia.

Quanto custa um Peugeot e-308 novo?

Já a nova grelha apresenta-se com um revestimento na cor da carroçaria, com elementos mais espaçados no centro para otimizar o fluxo de ar e mais densos nas extremidades. A versão GT está equipada de série com uma dianteira iluminada.

Na iluminação, destaca-se ainda a presença de três finas garras LED, que funcionam como luzes diurnas e como indicadores de mudança de direção (sequenciais na versão GT). As luzes dos médios e dos máximos, dispostas em duas secções horizontais sobrepostas, estão discretamente integradas no para-choques, tornando-se quase invisíveis quando o automóvel está parado. Nas versões Style e Allure, há tecnologia full LED; na versão GT, disponibiliza-se tecnologia Matrix LED.

Habitáculo acolhedor

Se, por fora, o 308 aposta em traços que lhe vinquem a personalidade afoita, por dentro a conversa é outra: linhas simples e pensadas para privilegiarem o conforto. O design conjuga de forma equilibrada o painel de instrumentos, o ecrã tátil central de 10 polegadas e os comandos principais, libertando, ao mesmo tempo, o máximo de espaço. Além disso, a escolha dos materiais evidencia uma forte preocupação em dotar o 308 de qualidade superior, como o comprova a presença de alumínio genuíno e de tecido Alcântara. A iluminação ambiente, com oito cores à escolha e que se estende do painel de instrumentos aos painéis das portas, é outro dos destaques no habitáculo, que, no caso da SW, se distingue ainda por ser extremamente prático.

A carrinha é proposta com um banco traseiro que se reparte na proporção de 40/20/40, estando os comandos de rebatimento na bagageira, que nas versões Allure e GT, conta com um piso com duas posições. O volume varia entre 598 litros e 1487 litros.

Emoção na ponta dos pés

A emoção tem sido pedra-de-toque dos últimos lançamentos da Peugeot, e o 308 promete não desiludir – ainda que só o possamos garantir depois de o testar.

Para já, a marca garante que o modelo se apresenta com um comportamento dinâmico que estabelece a referência em termos de agilidade e estabilidade, com as sensações de condução otimizadas pela posição de condução baixa e pela qualidade da filtragem de vibrações proporcionada pelas suspensões.

Ao serviço do condutor está o conhecido i-Cockpit, que atinge uma das suas expressões mais refinadas nos novos 308, com um painel de instrumentos do tipo head-up, um volante compacto e controlos posicionados a pensar em quem os utiliza.

Motorizações para todos, a começar pelo EV

A Peugeot continua a percorrer o caminho das multienergias, com mecânicas para todos os gostos, sem esquecer, claro, o caminho da eletrificação.

O e-308 é já considerado um dos automóveis elétricos mais eficientes, contando com motor elétrico de 115 kW (156 cv), a produzir um binário imediato de 270 Nm, para uma aceleração dinâmica. Associado a uma bateria de 58,4 kWh (55,4 kWh utilizáveis), que funciona a 400 Volts, apresenta-se com autonomia de 450 km (ciclo combinado WLTP).

A gestão do alcance pode ser feita também através da travagem regenerativa, recorrendo às patilhas atrás do volante compacto, disponível em três níveis: “Baixo” (-0,8 m/s²) para sensações próximas de um veículo térmico; “Moderado” (-1,3 m/s²) para maior desaceleração ao soltar o pedal do acelerador; e “Aumentado” (-1,8 m/s²) para desaceleração máxima ao soltar o pedal do acelerador e, assim, gerar regeneração máxima. Os dois últimos níveis acendem automaticamente as luzes de travagem traseiras.

Na altura de recarregar, o carregador trifásico de bordo é fornecido de série, com uma potência de 11 kW. A tomada de carregamento é compatível com todos os modos de carregamento. Num posto de carregamento público de 100 kW, é possível passar de 20% para 80% de carga em 32 minutos.

Eletrificados e não só

Para quem quer começar a desbravar o caminho da eletrificação, mas ainda não se sente capaz de abandonar as mecânicas térmica, o 308 é proposto como Plug-in Hybrid, com 195 cv, ao combinar um motor elétrico de 92 kW (125 cv) com um motor térmico turbo de 1,6 litros e 4 cilindros de 150 cv (110 kW). A bateria de 17,2 kWh garante uma autonomia 100% elétrica de 85 km (ciclo combinado WLTP).

Já para uma primeira abordagem à eletrificação, há um motor híbrido de 145 cv combinado com a transmissão automática eletrificada e-DCS6 com dupla embraiagem e 6 velocidades. E, para os amantes das soluções a gasóleo, a gama mantém o Diesel de 1,5 litros, quatro cilindros e 130 cv de potência, que conta com transmissão automática EAT8.

Para quando?

Com presença marcada no Salão de Munique, os novos 308 deverão começar a chegar no último trimestre do ano. Para já, não são conhecidos preços.

Leia também: