20 junho 2025

Combustíveis sobem em Portugal: conflito entre Israel e Irão agrava preços

preço gasolina Portugal

Depois de vários meses com alguma estabilidade, o recente ataque de Israel ao Irão e a tensão que se vive no Médio Oriente vieram baralhar as contas do combustível. Segundo fontes do setor, Portugal vai enfrentar um aumento significativo nos preços dos combustíveis, que se deverão saldar em mais oito cêntimos para o litro de gasóleo e mais três cêntimos para o de gasolina.

Pior notícia: a tendência poderá manter-se e até agravar-se nos próximos tempos, caso o contexto internacional se mantenha instável.

A principal causa para este forte aumento é a escalada do conflito entre Israel e o Irão. Nos últimos dias, ataques israelitas atingiram refinarias e depósitos de petróleo em Teerão, afetando a produção e o abastecimento de combustíveis na região.

O Irão é o quarto maior produtor mundial de petróleo, responsável por quase dois milhões de barris diários destinados à exportação, e qualquer disrupção nas suas infraestruturas tem impacto imediato nos mercados globais.

Além disso, depois do ataque de Israel e retaliação do Irão, aumentou o receio de uma possível interrupção das rotas marítimas no Estreito de Ormuz, uma das principais vias de transporte de petróleo do mundo, por onde passam cerca de 20 milhões de barris por dia. A incerteza levou a uma subida acentuada do preço internacional do barril de petróleo Brent, que passou de cerca de 69 dólares para próximo dos 80 dólares em apenas uma semana.

Ministro pede calma

Apesar dos aumentos previstos para a próxima semana, o ministro das Finanças português, Joaquim Miranda Sarmento, mostra-se tranquilo, ainda que ressalve que o preço do barril está longe dos valores registados em 2022 e ainda a valer menos dez dólares do que há dois anos, quando se fixava nos 85,43 dólares (1 de julho). Ainda assim, o governante disse estar a acompanhar de perto a crise no Médio Oriente. “Vamos ver como se desenvolve o conflito no Médio Oriente, obviamente esperando que ele se possa resolver o mais rapidamente possível, e, em função do que for a evolução futura do preço do petróleo, poderemos, ou não, atuar”, disse, em declarações à RTP.

Quanto vão custar os combustíveis?

A confirmarem-se os aumentos previstos pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o valor do litro da gasolina simples poderá, na semana que arranca a 23 junho, subir para os 1,722 euros por litro, enquanto o preço médio do gasóleo simples se deverá fixar em 1,616 euros por litro.

Leia também: