6 agosto 2024

Caixa negra em carros novos já é obrigatória

caixa negra automoveis

Os automóveis ligeiros de passageiros e os veículos ligeiros comerciais estão, deste 7 de julho, obrigados a incluir um aparelho de registo de eventos (EDR), comummente conhecidos como “caixa negra”, um termo que a maioria poderá associar aos aviões. A caixa permite registar os acontecimentos antes, durante e após um acidente rodoviário.

A inclusão da “caixa negra”, mais do que evitar acidentes, pretende resolver mais depressa difíceis casos de apuramento de responsabilidades em caso de sinistro. O valor total dos sinistros do seguro automóvel pagos pelas seguradoras na Europa ascendeu a mais de 97 mil milhões de euros em 2020.

Que dados recolhe o EDR?

caixa negra carros novos

De acordo com a documentação fornecida pela Comissão Europeia, um EDR regista e armazena os seguintes dados: velocidade, travagem, posição e inclinação do automóvel na estrada, e a forma como os sistemas de segurança incorporados reagem.

Ou seja, será possível observar se os sistemas de segurança, inclusive os obrigatórios, estavam desligados no momento do acidente, mas a recolha destas informações também pode ajudar a determinar se o acidente foi causado por um erro humano evitável ou por uma falha mecânica no seu sistema.

Além disso, um EDR analisa se o sistema de chamada de emergência é acionado (o eCall tornou-se obrigatório na UE em Abril de 2018). Também armazena as informações relativas à marca e ao modelo do veículo, bem como ao equipamento instalado.

O EDR deve armazenar a informação “com um elevado nível de exatidão e com garantia de sobrevivência dos dados”, diz a Comissão Europeia. A duração dos registos pode ser entre cinco segundos antes e cinco segundos depois de um acidente.

Também a activação dos travões ou dos pré-tensores dos cintos de segurança, bem como de outros sistemas de segurança activa e de prevenção de acidentes serão registados por estes dispositivos. Os EDR não podem ser desactivados e funcionam em circuito fechado e poderão, no futuro, ser usados pelos fabricantes para apurarem o exercício dos seus sistemas, o que poderá conduzir a melhorias.

Onde fica a caixa negra?

onde fica a caixa negra carros

A “caixa negra” estará provavelmente localizada atrás do volante e do painel de instrumentos, mas foi concebida para não ser facilmente acessível, gorando assim qualquer intenção de desactivar ou manipular o mecanismo.

Curiosidade: apesar do seu nome, as caixas não são negras; os dispositivos são normalmente cor de laranja fluorescente para facilitar a sua localização após um acidente.

De quem são os dados do EDR?

As informações registadas pelo EDR pertencem ao condutor ou ao proprietário do veículo, sendo os dados recolhidos de forma anónima para garantir que não estão sujeitos a manipulação se caírem em mãos erradas. Pela mesma razão, os últimos quatro dígitos do número de identificação do veículo (VIN) não são armazenados.

Quem pode aceder aos dados?

Os dados são disponibilizados às autoridades como ajuda durante o processo de reconstituição de um acidente. A obtenção das informações pode ser feita através da interface, mas se a porta for destruída no acidente, as informações devem ser acessíveis diretamente a partir da caixa negra.

Leia também: