BYD supera a Tesla na Europa pela primeira vez

Os registos de automóveis novos de passageiros mantiveram-se estáveis em abril, de acordo com os dados da JATO Dynamics relativos a 28 países europeus, com um total de 1.078.521 matrículas de automóveis novos, mais 1.399 unidades do que no mesmo mês de 2024.
Mas o que mais impressiona nos números divulgados é o facto de a BYD ter ultrapassado a Tesla. A BYD, que também fabrica veículos híbridos “plug-in”, registou 7.231 veículos elétricos a bateria (BEV) na Europa em abril, enquanto a Tesla registou 7.165 unidades, segundo a JATO Dynamics, fornecedor mundial de inteligência empresarial para o sector automóvel. Se se tiver em conta apenas os veículos a bateria, o volume mensal da Tesla diminuiu 49% em relação ao ano anterior, enquanto a BYD registou um aumento de 169%. Mas, se se incluírem os “plug-in” nas contas, o crescimento da BYD atinge os 359%.
“Embora a diferença entre os totais de vendas mensais das duas marcas possa ser pequena, as implicações são enormes”, considerou Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, citado em comunicado, sublinhando que “este é um momento decisivo para o mercado automóvel europeu, especialmente se tivermos em conta que a Tesla liderou o mercado europeu de veículos elétricos a bateria durante anos, enquanto a BYD só iniciou oficialmente as suas operações, para além da Noruega e dos Países Baixos, no final de 2022".
Em Portugal, a marca, que é representada pela Caetano Tec, opera desde maio de 2023, tendo em abril registado um crescimento de 148,5% para 425 unidades. A Tesla matriculou 302 unidades no mesmo período, menos 33% do que no mesmo mês de 2024.
BYD: Vitória chinesa na Europa
A Tesla registou a sua primeira queda nas entregas anuais no ano passado, e os analistas esperam outra queda este ano, depois de um declínio de 13% no primeiro trimestre. O declínio, dizem os especialistas, deve-se a uma gama envelhecida, aos clientes que estão à espera das versões mais baratas do novo Model Y, mas também às opiniões políticas de Elon Musk, que desencadearam ondas de protestos contra a marca.
E, na Europa, a Tesla não está a ser superada apenas pela BYD: no mês de abril, a Renault, a Škoda, a Volkswagen, a Audi e a BMW também ultrapassaram a Tesla em número de automóveis exclusivamente elétricos vendidos.
Na Europa, a BYD enfrenta, tal como outros emblemas chineses, a imposição de taxas aduaneiras que podem atingir os 45%, mas o facto não tem inibido a expansão destes construtores no Velho Continente: o registo de veículos elétricos de fabricantes chineses aumentou 59% em termos anuais na Europa em abril, para 15.300 veículos, enquanto os híbridos plug-in aumentaram quase oito vezes, para 9.649 unidades, segundo a Jato.
Leia também: