BYD Sealion 7: o SUV premium acessível

A BYD tem prioridades muito semelhantes às de outros fabricantes chineses na Europa, mas com soluções técnicas e tecnológicas específicas para o mercado premium, onde as expectativas dos clientes são diferentes e o nível de exigência é bem maior do que acontece numa qualquer marca generalista.
O novo Sealion 7 espelha isso mesmo, com uma aposta forte na qualidade e com tecnologia de ponta ao serviço da dinâmica e do feeling da condução, irá fazer guerra direta ao sucesso da Tesla, mantendo-se fiel à sua máxima de se posicionar como premium acessível no segmento D-SUV, onde também pisca o olho aos clientes do BMW iX3 ou mesmo do Audi Q6 e-tron.
Desde logo, com uma imagem sedutora, o Sealion 7 faz parte da série Ocean da BYD, em que o estilo evoca temas marinhos, embora apimentado com elementos que conferem mais impacto visual e um toque mais desportivo a todo o conjunto.
BYD Sealion 7: Espaçoso e moderno
Além de vistoso, é também imponente nas proporções, com comprimento de 4,83 metros a permitir oferecer espaço, conforto e versatilidade, fruto também de uma distância entre eixos de 2,93 metros e graças à configuração com base plana, garantindo bom espaço para as pernas, especialmente na segunda fila de bancos, onde três adultos viajam sem apertos. Esta sensação de espaço é ainda mais evidente com a opção do enorme tejadilho panorâmico, com cortina solar elétrica para regular a opacidade com simples toque num botão. Ao mesmo tempo, notam-se progressos em matéria de qualidade face a outros modelos da gama, resultado de uma escolha mais criteriosa de materiais, que faz com que o Sealion 7 não destoe do segmento premium.
Depois, na apresentação dos conteúdos tecnológicos, o destaque vai para o grande ecrã tátil rotativo de 15.6”, que se pode posicionar na horizontal ou na vertical, bastando tocar num botão. A sua leitura não é perfeita, mas acolhe Apple Carplay, Android Auto e até Spotify bem como outras aplicações externas.
A consola tem comandos para a intensidade da regeneração em dois níveis e para a escolha dos modos de condução: Eco/Normal/Sport. O ambiente a bordo também permite personalização a gosto com uma iluminação de 129 cores.
Quanto custa um BYD Sealion 7 novo?
Quanto ao compartimento da mala, este oferece 520 litros de capacidade, expansível a 1.789 litros com o rebatimento dos bancos. À frente, sob o capô encontra-se um compartimento com capacidade para 58 litros que pode servir para armazenar o cabo de carregamento, por exemplo.
Mais rotativo
O Sealion 7 é construído com base na plataforma e-Platform 3.0 que, como outras bases similares, pode acoplar um ou dois motores elétricos – e ambas as conceções estão disponíveis neste SUV, que recorre igualmente à Blade Battery da BYD, com química de fosfato de ferro-lítio, sem presença de cobalto na sua composição.
Assim, a gama Sealion 7 desdobra-se em três versões distintas, Comfort, Design e Excellence, sendo que as duas primeiras estão equipadas com uma bateria de 82,5 kWh, enquanto a versão de topo de gama é a única com uma bateria de 91,3 kWh.
A versão Comfort tem um motor elétrico traseiro, que é capaz de funcionar a uma velocidade máxima de 23.000 rpm, anunciado como o mais rápido do mundo em modelos de produção em série. Debita uma potência de 313 cv, com 380 Nm de binário, para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 215 km/h.
Já as versões Design AWD e Excellence AWD contam com um motor elétrico adicional de 218 cv à frente, perfazendo um total de 530 cv e 690 Nm. A marca anuncia estas versões de quatro rodas motrizes com velocidade máxima de 215 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
Em termos de autonomia elétrica, o Sealion 7 é capaz de percorrer até 502 quilómetros com uma única carga, sendo que consegue repor a energia muito depressa: a bateria de maior capacidade aceita picos de até 230 kW, em corrente contínua, o que significa que bastam 25 minutos para ir de 10 a 80% da carga.
Prioridade à dinâmica
O Sealion 7 recorre à Platform 3.0 com o princípio CTB (Cell To Body) em que a caixa da bateria substitui o piso da estrutura, contribuindo para o aumento da rigidez torcional do conjunto em 70%, face a uma estrutura convencional. Mas a bateria integrada na estrutura também permite baixar não só a altura total, como o centro de gravidade, de forma a tornar o automóvel mais “colado” à estrada.
A dinâmica do SUV também foi trabalhada para ser envolvente, desde uma suspensão independente nas quatro rodas, de braços duplos à frente e multibraços atrás, sendo que as variantes de tração integral ainda dispõem de controlo inteligente de adaptação do binário. A BYD chama-lhe ITAC (Intelligent Torque Control Technology), já o conhecemos do Seal, e chega a atribuir binário negativo às rodas que o necessitem., ajudando a manter o carro nos eixos independentemente da velocidade.
Gama e preços do BYD Sealion 7
O novo BYD Sealion 7 está disponível em Portugal por um preço a partir de 47.990 euros para a versão Comfort. A versão intermédia, Design AWD, é proposta por 51.990 euros e o topo de gama Excellence AWD, com a bateria de maior capacidade, apresenta-se desde 56.490 euros.
Veja todos os BYD usados disponíveis no Standvirtual
Leia também: