6 novembro 2023

BYD Dolphin: um hatchback familiar em versão 100% elétrica

BYD Dolphin Portugal Standvirtual carros elétricos

A BYD acaba de receber em Portugal o Dolphin, um hatchback do segmento C. O quarto modelo a chegar ao país apresenta-se como o “epítome de uma condução sustentável, segura, eficiente e prática” e com “preço apelativo” para tornar “a mobilidade elétrica de alta tecnologia acessível a mais consumidores”.

Novo BYD Dolphin lateral

O Dolphin, primeiro modelo da série Ocean, adota a linguagem de design Ocean Aesthetics da BYD que, no caso, passa por dotar o carro das mesmas características que o animal que lhe dá nome, apresentando-se com uma aparência “inteligente, divertida e amigável”.

Com 4290 mm de comprimento e 1770 mm de largura, o design do Dolphin distingue-se por um perfil arredondado e uma silhueta que lembra um golfinho a emergir do oceano.

Interior requintado

Novo BYD Dolphin interior

Capaz de transportar até cinco pessoas, o Dolphin é espaçoso e confortável, apostando na funcionalidade para piscar o olho às famílias. Os bancos traseiros podem ser rebatidos em 60/40, permitindo que a capacidade da bagageira de 345 litros seja expandida para 1310 litros. Mas há ainda mais de duas dezenas de espaços de arrumação para responderem às necessidades de todos os dias.

Quanto custa um BYD Dolphin novo?

À frente, os bancos são ergonómicos, aquecidos e têm um ajuste elétrico de seis vias para o condutor e um ajuste elétrico de quatro vias para o passageiro da frente. E, à frente, desenha-se um tablier desenhado com cuidado (as referências aos golfinhos também se encontram por aqui) e extremamente funcional, com um grande ecrã tátil, que gira para facilitar a leitura de determinadas funções, como a navegação.

Segurança 5 estrelas

BYD Dolphin frente

O Euro NCAP já avaliou o Dolphin, dando-lhe as sempre ambicionadas cinco estrelas. Para tal, contribuiu o facto de o automóvel ser equipado de série com uma grande quantidade de funcionalidades de segurança e de assistência avançada ao condutor.

Todas as versões incluem aviso de colisão frontal, travagem de emergência autónoma, aviso de colisão traseira, alerta de tráfego cruzado traseiro e travão de tráfego cruzado traseiro, prevenção de saída da faixa de rodagem e assistência de emergência à manutenção na faixa de rodagem.

Bateria revolucionária

BYD Dolphin teto panorâmico

O Dolphin pode ser equipado com bateria de 44,9 kWh ou 60,4 kWh. Em ambos os casos, trata-se de uma Blade Battery, que prima pela eficiência, ao mesmo tempo que contribui para a segurança do veículo (passou com sucesso o Teste de Penetração de Pregos, considerado o Monte Evereste dos testes de segurança das baterias).

A Blade Battery, assim chamada por ser formada por lâminas, cada qual com uma estrutura em favo de mel, não usa cobalto, mas antes fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico, que oferece um nível de segurança muito mais elevado do que as baterias de iões de lítio convencionais, além de maior estabilidade térmica.

A eficiência é ainda promovida pela inclusão de uma bomba de calor de série, que aproveita o calor residual do ambiente, do motor, do habitáculo e até das baterias.

Gama e preços

O BYD Dolphin estará disponível em quatro versões: Active, Boost, Comfort e Design.

O Active combina uma bateria de 44,9 kWh a um motor de 70 kW (95 cv). Esta versão, com uma autonomia de 340 quilómetros, pode ser carregada por corrente alternada até 7 kW e por corrente contínua até 60 kW.

Conheça a gama elétrica da marca BYD

O Dolphin Boost usa a mesma bateria para alimentar um motor de 130 kW (176 cv). Com potência de carregamento por corrente alternada até 7kW (monofásica) e de corrente alternada até 60 kW (trifásica), adiciona à versão base jantes de 17’’ e suspensão traseira multibraços.

No nível Comfort, a bateria de 60,4 kWh garante uma autonomia de 427 quilómetros e admite carregamentos até 88 kW (de 30 a 80% em 29 minutos), sendo associada a um motor com potência de 150 kW (204cv).

BYD Dolphin carregamento indução

A versão Design propõe a mesma configuração, mas com mais equipamento, como um teto panorâmico, vidros escurecidos nos bancos traseiros e carregamento do telemóvel por indução.

Leia também: