7 janeiro 2025

BYD Atto 2: o SUV mais acessível da marca chega na primavera

BYD Atto 2

Há novo modelo a juntar-se à gama BYD em Portugal, desta feita um crossover utilitário 100% elétrico, que deverá entrar na guerra dos preços e que já traz condecoração para exibir: recebeu as cinco estrelas do Green NCAP, organismo independente que avalia a eficiência energética e as emissões de gases de efeito de estufa em análise do ciclo de vida completo.

“Com uma pontuação de 96%, o novo compacto da BYD obtém facilmente as cinco estrelas”, destaca o relatório do Green NCAP, que sublinha ainda o desempenho do automóvel no Teste de Ambiente Frio, onde a bomba de calor, que é de série, ajudou a capacidade do sistema de ar condicionado.

BYD Atto 2: um SUV para a cidade

O BYD Atto 2, do qual se deverão saber mais detalhes nos próximos dias, com a revelação europeia agendada para o Salão de Bruxelas, a 10 de janeiro, será apresentado com um motor dianteiro de 130 kW ou 174 cv e uma bateria de 42,4 kWh, que, conjugada com um baixo consumo, deverá permitir percorrer até 312 quilómetros.

Sobre o conjunto mecânico, o Green NCAP escreveu “que se destina a quem procura um automóvel prático para uma utilização quotidiana em meio urbano ou rural”. É que na coluna dos contras coloca “um valor de consumo em autoestrada relativamente elevado”.

Disponível no início de 2025

O modelo deverá chegar no início da primavera para reforçar a presença da marca chinesa no subsegmento dos B-SUV, um dos que mais cresce na Europa, mas também no qual terá de enfrentar rivais de peso, como o Citroën ë-C3, Jeep Avenger ou Renault 5.

Após o seu lançamento, a BYD terá em Portugal um catálogo com nove modelos: além do Atto 2, conta com o hatchback familiar Dolphin; o SUV do segmento C Atto 3; o SUV eléctrico Seal U, que também se apresenta na declinação plug-in com o U DM-i; o sedan desportivo Seal; o SUV desportivo Sealion 7; o SUV do segmento E Tang; e o sedan de segmento E Han.

Quanto custa um BYD novo?

Leia também: