BMW M3 CS Touring: 550 cv e muita bagagem

Não se deixe enganar pelo formato de carroçaria alongado, que era tradicionalmente escolhido por pais e mães para levar os miúdos à escola. A M3 CS Touring está tão longe do conceito tradicional de carrinha como a BMW de dizer adeus ao cunho vincadamente racing dos seus automóveis, mesmo os de cariz mais familiar.
Esta M3 CS Touring trata-se de uma variante ainda mais orientada para a performance da nova carrinha M3 Touring, que segue a mesma fórmula de baixo peso e potência do M3 CS Sedan, para se tornar mais rápida e mais divertida de conduzir. Para começar, a BMW aumentou o impulso dos dois turbocompressores para 30 psi, elevando a potência total do motor de seis cilindros e 3,0 litros para 550 cv (405 kW) e 650 Nm de binário – um ganho de 20 cv em relação ao M3 Competition.
Desta forma, a M3 CS Touring necessita de apenas 3,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (menos 0,1 segundos que a M3 Touring convencional), bastando 11,7 segundos para fazer 0-200 km/h. A BMW anuncia para a sua nova “supercarrinha” uma velocidade máxima de 300 km/h com o M Driver’s Package, que está incluído de série.
Visual específico
Tal como a M3 Touring, a CS tem todos os sinais exteriores de personalidade comuns aos modelos da divisão M. Incluindo diversos elementos que valem tanto pela forma como pela função: grelha dianteira e tomadas de ar inferiores sobredimensionadas, ponteiras de escape duplas centrais integradas num difusor proeminente e rodas maiores no eixo posterior do que no anterior (20’’ e 19’’, respetivamente).
Na frente, embora o “duplo rim” permaneça igual aos do M3 e M4 normais, apresentam agora um design mais aberto com superfícies mais nítidas. A BMW também deu às luzes diurnas de LED uma tonalidade amarela, em homenagem ao seu pedigree no desporto automóvel.
Também no interior, abordagem muito desportiva, embora mantendo-se os níveis de funcionalidade, com espaço para cinco ocupantes e algumas malas. A capacidade da bagageira é pouco relevante, mas a equipa de desenvolvimento decidiu manter os 500 litros de capacidade que encontramos nas demais versões na gama Série 3, e que chega aos 1510 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos. O portão traseiro é elétrico e o óculo em vidro com abertura independente.
Ainda no cockpit, destaque para as duas bacquets em fibra de carbono ajustáveis eletricamente com logo CS iluminado e o volante M, em Alcantara e pele, com botão M Mode para personalização das configurações dinâmicas da carrinha, desde o tato da direção à rapidez de funcionamento da caixa automática de oito velocidades M Streptronic, com função manual controlada de forma sequencial em patilhas no volante, e sistema de tração integral M xDrive, com três programas: Normal, 4WD Sport e 2WD.
A digitalização fica a cargo do BMW Curve Display, que associa o painel digital da instrumentação, com 12,3 polegadas, ao monitor central com 14,9 polegadas do sistema multimédia.
Construção leve e chassis afinado
Como o M3 Touring, a versão CS tem suspensão adaptativa com amortecedores eletrónicos, mas recebeu um reforço estrutural em alumínio na secção dianteira para aumentar a rigidez da carroçaria e vários elementos apresentam-se em fibra de carbono, nomeadamente o capot, as entradas de ar dianteiras e o difusor traseiro, para a referida diminuição do peso do conjunto. Também específicos são o sistema de travagem com dois programas de intervenção (discos em carbono e cerâmica) e controlo eletrónico de tração com 10 graus de assistência – inclui até um para os adeptos do… drift; e o escape com válvulas ajustáveis e um silenciador em titânio.
Edição limitada a preços… limitativos
As primeiras entregas da nova BMW M3 CS Touring, a carrinha mais desportiva da marca de Munique em muitos anos, deverão arrancar em março, mas não se conhece ainda o número exato de unidades que serão produzidas em série limitada para alguns mercados. Quanto a preços, o anunciado para o mercado alemão é 152.900 euros, o que excede por cá o preço de entrada do M3 Competition M xDrive Touring em cerca de 20.000 euros!
Veja todos os BMW usados disponíveis no Standvirtual
Leia também: