Audi Q5 anuncia performance no asfalto e no fora de estrada

Com 4,72 metros de comprimento, o Audi Q5 é o segundo modelo da marca dos anéis a assentar sobre a nova plataforma PPC (Premium Platform Combustion), depois da estreia no A5, o que significa que todas as variantes serão eletrificadas: o arranque da comercialização começa com os híbridos ligeiros, mas é já conhecida a intenção de incluir híbridos de ligar à corrente na gama.
De design desportivo, com superfícies e linhas bem definidas, o novo Audi Q5 distingue-se da anterior geração sobretudo por uma grelha dianteira a remeter para um espírito mais agressivo. Já o interior está completamente diferente!
Audi Q5: Recheado de ecrãs
O interior do novo Audi Q5 apresenta-se equipado de série com dois ecrãs, que compõem o que a marca chama de ecrã panorâmico MMI, por estarem integrados numa única estrutura curva e ambos disporem de tecnologia OLED. Ainda assim, continuam a ser dois: um, de 11,9 polegadas, apresenta o Audi Virtual Cockpit; o outro, de 14,5 polegadas, é tátil.
Entre as opções, há ainda um terceiro ecrã, destinado ao ocupante do lugar ao lado do condutor, de 10,9 polegadas, que inclui função de privacidade. Ou seja, o pendura continua a ver os conteúdos, mas o condutor só tem a perceção de uma superfície a preto. Só para o condutor, o “head-up display” foi atualizado.
Nesta nova geração, o sistema multimédia recorre ao sistema operativo Android Automotive, com atualizações online e a possibilidade de recorrer a aplicações externas, como o Youtube. E é possível interagir com o sistema multimédia através do assistente de voz, que usufrui de inteligência artificial.
Um SUV para o dia a dia e para o fim?de?semana
O Audi Q5 quer ser tão útil na estrada como no fora de estrada. E tão eficaz a ser um transporte de luxo como um amigo para as aventuras, ao incluir controlo adaptativo dos amortecedores da suspensão pneumática, o que nos permite rebaixar o automóvel sempre que é preciso carregar um volume mais pesado. E se a carga for grande, o banco traseiro é ajustável, movendo-se sobre calhas.
Para maior conforto dos ocupantes da segunda fila, os encostos podem ser regulados; se a necessidade passar por aumentar a volumetria da mala, os bancos rebatidos fazem crescer o espaço disponível até 1.473 litros. Com os lugares montados, a mala oferece generosos 520 litros.
Outras caraterísticas práticas, apontadas pela marca, incluem um compartimento de arrumação maior sob o apoio de braços central e várias áreas de arrumação mais pequenas para óculos, chaves e outros objetos do dia a dia.
Mecânicas do novo Audi Q5
O Audi Q5 vai começar por estar disponível com três motores: o diesel 2.0 TDI de 204 cv e dois motores a gasolina, o 2.0 TFSI de 204 cv e o SQ5 de 367 cv, que recorre a um motor V6 de três litros, todos equipados com transmissão automática e a tirarem proveito de um sistema de hibridização ligeira, que lhes permite poupar combustível e consequentes emissões, sendo que o motor elétrico serve para arrancar ou mover o automóvel em manobras, ainda que de forma limitada.
Mais à frente são esperadas duas variantes “plug-in”, cuja bateria de 25,7 kWh lhes permitirá reclamar uma autonomia elétrica em torno dos cem quilómetros.
Na dinâmica, a suspensão pneumática adaptativa promete proporcionar um bom equilíbrio entre conforto e condução desportiva, sendo possível controlar o sistema através do Audi Drive Select: no modo off-road, por exemplo, eleva o veículo até 45 milímetros se a baixa velocidades.
Veja todos os Audi Q5 usados disponíveis no Standvirtual
Preços em Portugal do Audi Q5
O Audi Q5 é proposto desde 75.677€; a carroçaria Sportback custa mais quatro mil euros. O SQ5 está disponível a partir de 100.548€.
Leia também: