Num mundo onde cada vez mais imperam os SUV, e onde a eletrificação obriga os automóveis a tornarem-se cada vez maiores, e mais pesados, o i20 N surgia como uma lufada de ar fresco para os verdadeiros apaixonados pelo automobilismo.
Como sabemos, a divisão N vai deixar de existir tal como a conhecemos, e estes sonoros motores 4 cilindros a gasolina, tanto o 2.0 do Hyundai i30 N, como este 1.6 do i20 N, darão lugar a motores elétricos, mais potentes, igualmente emocionantes, mas talvez, menos envolventes.
Exterior
Este i20 N é imediatamente reconhecível e distinguível do seu homólogo menos “picante” pelo seu design agressivo e aerodinâmico, com linhas marcantes e uma postura bem robusta.
A grelha frontal proeminente, os faróis LED afilados, o difusor traseiro e o spoiler no topo não deixam quaisquer dúvidas sobre as suas intenções desportivas.
As jantes de liga leve de 18 polegadas, com design exclusivo, e as pinças de travão vermelhas, complementam o visual, conferindo-lhe uma presença imponente, quer nas passagens em estrada, quer simplesmente estacionado.
Debaixo do capô, o Hyundai i20 N acolhe um motor 1.6 turbo GDI de 204 cavalos e com 304Nm de binário, capaz de empurrar os apenas 1200kg de peso dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos, e atingir uma velocidade máxima de 230km/h. Valores de performance que, pelo padrão da eletrificação, são cada vez menos raros, mas que quando associados a uma caixa manual muito bem escalonada, com ótimo tato, e acompanhados de uma nota de escape profunda e encorpada, tornam tudo muito mais divertido, mais adrenalínico, mais emocionante.
Porque as vezes, nos automóveis, não é apenas sobre chegar ao destino. Muitas vezes, e sobretudo para nós, é a forma como chegamos ao nosso destino. E neste i20 N, estou certo, que até pelas suas capacidades terapéuticas, mesmo num dia mau, chegamos com um sorriso.
Configura o teu novo Hyundai i20 N no Standvirtual
Ao volante
A verdadeira magia do Hyundai i20 N revela-se quando nos sentamos ao volante. Equipado de série com um diferencial de deslizamento limitado (LSD), com suspensão reforçada e muito bem trabalhada pela divisão N da Hyundai, na altura ainda sob o comando do mágico Albert Biermman, este carro enche-nos de confiança tal é a sua estabilidade.
Aqui e ali sentimos algumas derivas de traseira, rapida e facilmente compensadas pela direção direta e precisa.
Os vários modos de condução, incluindo o modo N totalmente personalizável, permitem com o toque de um botão adoptar uma condução mais agressiva, ou uma toada mais calma, mas permitem também, o melhor de dois mundos: a suspensão menos rija, a direção suave, e o som do motor sempre bem presentes.
É um automóvel quase perfeito para o dia-a-dia citadino, que nos permite estacioná-lo nos mais pequenos recantos, e saindo dela, divertirmo-nos como nunca, tanto em pistas de corrida quanto para estradas sinuosas.
Nada neste i20 N foi deixado ao acaso, e até o interior combina funcionalidade com tecnologia de ponta. Quer na conectividade, quer na segurança. É certo que no interior imperam os materiais de toque mais duro, mas o rigor da montagem não aparenta quaisquer defeitos. Além disso, a Hyundai é o único construtor de automóveis de cariz desportivo a ofrecer 7 anos de garantia, sem limite de kms. Isto atesta claramente a confiança que a marca tem no seu produto, e nos “maus tratos” que estes possam sofrer em pista.
Os bancos desportivos, com excelente suporte lateral, garantem o conforto, quer em viagens longas, quer em trilhos mais dinâmicos. E os dois ecrãs de 10,25 polegadas, totalmente personalizáveis, quer do sistema de infoentretenimento, quer do painel de instrumentos, oferecem uma vasta gama de informações e funcionalidades, e muito fácil leitura.
Como seria de esperar, todos os Hyundai i20 N estão equipados com conectividade Apple CarPlay ou android Auto, embora a ligação seja feita com recurso a um cabo.
O Hyundai i20 N não é apenas um carro: é uma declaração de intenções. Num mundo onde o silêncio dos elétricos, ou as potências desmesuradas dos automóveis deste tipo de propostas mais desportivas têm tomado cada vez mais preponderância, sem falar claro, no aumento de preços dos automóveis, em particular dos mais desportivos, que tornam quase utópico a um comum mortal conduzir este tipo de automóveis, o i20 N fazia cada vez mais sentido.
Tudo é mais tradicional, mais comedido, mais acessível, mas ainda assim, tudo foi feito para que não lhe faltasse nada, sobretudo, a emoção. É precisamente um automóvel que nos mostra que a verdadeira emoção na condução não precisa de ser reservada para os supercarros exoticos.
É a personificação da diversão sobre rodas, um pequeno gigante que promete transformar cada viagem numa aventura inesquecível. E que pena temos que se vá embora…
Preços
Os preços começam nos 36.830€, e as encomendas vão encerrar muito brevemente, e é provável que até ao final do próximo ano, infelizmente, o stock deste modelo em Portugal também ele termine.
Leia também:
- Novo Kia EV3: tecnologia e design em modo compacto
- Hyundai Ioniq 5 N já tem preços para Portugal
- Novo Kia EV9: um SUV elétrico de 7 lugares com grandes ambições