28 agosto 2024

A importância de fazer pesquisa de mercado no setor automóvel

pesquisa mercado setor automo?vel

O mercado automóvel é um ambiente altamente competitivo, em que stands e revendedores procuram, constantemente, formas de se destacarem e aumentarem as suas vendas. Perante este cenário, a pesquisa de mercado torna-se numa poderosa ferramenta.

Antes de mais, em que consiste uma pesquisa de mercado e como funciona? A pesquisa de mercado é um processo sistemático de recolha, análise e interpretação de dados relevantes sobre um nicho, os concorrentes e os clientes.

A sua origem remonta ao início do século 20, quando as empresas começaram a perceber a necessidade de compreender o mercado e as suas exigências. Desde então, a pesquisa evoluiu para uma técnica sofisticada que abrange a recolha de dados qualitativos e quantitativos.

A pesquisa de mercado no ecossistema automóvel envolve a recolha de informações sobre preferências dos consumidores, tendências de mercado e fatores que influenciam a compra de veículos, para citarmos apenas alguns exemplos.

Tal é realizado através de diversos métodos, como questionários, entrevistas, análises de dados de vendas e observação direta. As informações obtidas são essenciais para conduzir as estratégias de marketing, o desenvolvimento de produtos e a tomada de decisões informadas.

Pesquisas há muitas

pesquisas mercado

Stands e revendedores de veículos podem beneficiar com diversos tipos de pesquisa de mercado. A primeira, visa a avaliar a satisfação do cliente em relação a produtos e serviços oferecidos. Perguntas sobre qualidade do atendimento, eficácia das vendas e experiência pós-compra são essenciais, uma vez que permitem aos stands identificar áreas que precisam de melhorias e visam fortalecer a fidelização do cliente.

Depois, há a pesquisa de preferências de veículos, ideal para entender os gostos dos clientes em relação a modelos, características e preços de viaturas. Esta pesquisa ajuda os stands a adaptar o inventário de veículos à procura dos consumidores, evitando excedente ou escassez de certos modelos.

Quanto à análise de concorrentes, verifica estratégias e desempenho das outras empresas para manter a competitividade e ressalta tanto lacunas no mercado como oportunidades para diferenciar produtos e serviços.

No caso da pesquisa de tendências do mercado, tem como objetivo trazer as atualizações sobre os caminhos a seguir. Estas pesquisas incluem a análise das preferências dos consumidores por tipologia de veículos, tecnologias emergentes (como veículos elétricos) e mudanças nas regulamentações.

Já a pesquisa de preço e margem de lucro, serve para compreender como os valores afetam as vendas e a rentabilidade. Pesquisas de preço ajudam a definir estratégias de valores competitivos e a maximizar os lucros.

A pesquisa de marketing e publicidade avalia a eficácia das estratégias definidas nessas áreas. Pesquisas de reconhecimento de marca e de impacto de campanhas publicitárias, bem como canais de marketing mais eficazes, fazem parte deste tipo de pesquisa.

E a pesquisa de qualidade do produto? É importante para manter a reputação do bem de mobilidade nessa área. As pesquisas sobre a satisfação dos clientes em relação à qualidade dos veículos abordam problemas de fabrico, desgaste e durabilidade.

Depois, vem a pesquisa de mercado geográfico, onde os stands podem beneficiar de estudos que analisam a demografia e os padrões de compra em áreas geográficas específicas o que ajuda a direcionar esforços de marketing e stock de veículos.

A combinação estratégica dos vários tipos de pesquisa de mercado pode contribuir para que stands e revendedores de veículos conheçam melhor os seus clientes, mantenham-se competitivos e impulsionem as suas vendas no dinâmico mercado automóvel.

Como efetuar uma pesquisa?

como efetuar uma pesquisa de mercado setor automo?vel

Fazer uma pesquisa de mercado bem-sucedida requer um processo cuidadoso e estruturado. Primeiro, importa definir os objetivos. Comece por identificar o intuito da pesquisa. O que deseja descobrir? Quais as perguntas específicas que deseja ver respondidas? Que lacunas do negócio pretende resolver?

Depois, escolha as técnicas de recolha de dados. Existem várias disponíveis para tal, como questionários, entrevistas, grupos-alvo e análise de dados já existentes. Escolha as que melhor se adequem aos seus objetivos. Se optar por questionários ou entrevistas, desenvolva um conjunto de perguntas relevantes que ajudarão a recolher os dados necessários de forma objetiva.

De seguida, selecione o seu público-alvo. Defina quem serão os participantes da pesquisa. Se clientes atuais, potenciais compradores ou até mesmo concorrentes.

Efetue a pesquisa conforme planeado. Tal pode envolver a distribuição de questionários, a condução de entrevistas ou a análise de dados secundários e/ou internos.

O passo seguinte, após a recolha de dados, é a análise dos resultados. A criação de gráficos e relatórios para visualizar tendências e conclusões faz parte desta etapa.

Prossiga com base nas descobertas efetuadas e utilize as informações recolhidas para tomar decisões, tal como o ajuste de estratégias de marketing, o lançamento de novos produtos, o desenvolvimento de abordagens específicas para melhorar a experiência do cliente, a atualização de stock ou a calendarização de campanhas promocionais.

Por último, atualize, regularmente, a pesquisa de mercado. Para se manter competitivo num setor automóvel em constante evolução, é fundamental efetuar esse procedimento. Adote metodologias e ajuste estratégias de acordo com as mudanças identificadas.

Leia também: