10 maio 2021

6 dicas para desembaciar o para-brisas rapidamente

6 dicas para desembaciar o para-brisas rapidamente

A visibilidade é um dos pontos essenciais à segurança e, mesmo que a Primavera já se faça sentir, as manhãs frias e húmidas que potenciam o embaciamento dos para-brisas não desapareceram.

Por isso, conheça alguns truques para desembaciar o para-brisas rapidamente, garantindo uma boa visibilidade e, consequentemente, uma maior segurança.

Quanto maior o nível de humidade no ar, maior a probabilidade de ter de desembaciar o para-brisas. Isto porque a capacidade do ar de transportar água é limitada, dependendo de outros fatores, como a temperatura e a pressão.

Para compreender melhor como esta situação ocorre, é bom lembrar que o ar quente e com maior pressão admite mais água (daí a típica humidade dos trópicos) e o ar frio com menor pressão é incapaz de transportar muitas gotículas (o que resulta no clima seco, por exemplo, das montanhas).

Ou seja, ao fim de uma noite, o habitáculo estará cheio de ar frio ao passo que o ar que os nossos pulmões expelem está quente e, por isso, carregado de vapor de água. Resultado: assim que começamos a respirar dentro do veículo, a água expelida por não conseguir ser transportada pelo ar do habitáculo acaba por se agarrar às superfícies, nomeadamente os vidros.

Artigo relacionado: Faróis do carro amarelos? Saiba como resolver

Limpar pode ser uma solução imediata, mas não resolve o problema, já que a água absorvida pelo pano acabará por regressar à circulação. Para resolver a questão, porém, há várias medidas que pode aplicar.

6 dicas para desembaciar o para-brisas do seu carro rapidamente

1. Pré-climatizar o automóvel

Eis uma dica que não poderá ser utilizada por todos, mas para quem tem esta função e nunca percebeu a utilidade, eis a resposta. Programe o carro para aquecer o habitáculo algum tempo antes da partida prevista. Desta forma, quando entrar no seu automóvel não só encontrará um ambiente aconchegante como não terá de lidar com o indesejado embaciamento, uma vez que o ar no interior estará adaptado à sua respiração quente.

2. Ligar o ar condicionadoregular o ar condicionado

Ainda não dispõe de sistema de pré-climatização, mas o seu automóvel já está equipado com ar condicionado? Nesse caso, use-o. Esta é uma solução eficaz e, dependendo dos modelos, muito rápida, sobretudo se regulado nas funções automáticas para desembaciar o para-brisas e restantes vidros.

Além disso, se for uma manhã fria, pode aproveitar para se aquecer… No entanto, lembre-se: o uso do ar condicionado aumenta o consumo de combustível. Por isso, assim que o habitáculo se mostre mais controlado, reduza o fluxo da climatização.

Artigo relacionado: Saiba como reduzir os consumos e as emissões do seu carro

3. Arejar o carro

Não tem nem pré-climatização nem ar condicionado? Não faz mal! Pode fazer o processo de climatização natural, abrindo as portas do veículo e deixando o ar circular durante alguns minutos antes de entrar. Depois de entrar e fechar as portas, mantenha o vidro um pouco aberto, o que irá permitir que a respiração quente seja anulada pelo ar que vai entrando. Não se esqueça que quanto mais pessoas fizerem a viagem mais tempo precisará para arejar o carro. E se apanhar alguém pelo caminho lembre-se de abrir as janelas quando o novo ocupante entra.

4. Dê uso à “chauffage”

Para que a dica anterior surta efeito é preciso tempo, e quantas vezes não saímos de casa a correr e já atrasados? Nesses dias, recorra à solução menos perfeita da “chauffage”: será menos veloz a desembaciar o para-brisas do que o ar condicionado, mas bem mais rápida do que o arejamento natural.

O sistema de ar não irá conseguir eliminar o vapor de água, mas quando se direciona o fluxo de ar quente para o para-brisas obriga-se a que as gotículas procurem outra superfície para cumprirem a viagem consigo.

Artigo relacionado: Guia completo para conduzir no inverno

5. Ande com uma batata na mala

Parece uma daquelas receitas das avós. Mas não resultavam todas? Muna-se de uma batata e de uma faca antes de partir para o seu carro. Aí chegado, corte a batata ao meio e esfregue-a por todo o vidro, limpando de seguida com papel. A goma da batata irá providenciar uma capa protetora ao vidro, não permitindo que a água se cole a si, facilitando a tarefa de desembaciar o para-brisas.

6. Espuma de barbear

Acabaram-se as batatas no jantar da noite anterior? Faça precisamente o mesmo que costuma fazer com o tubérculo, mas substitua este por espuma de barbear e limpe bem com um papel de cozinha. O resultado será idêntico.

 
Leia também: