6 carros usados que duram uma vida

O parque automóvel português é um dos mais envelhecidos da Europa. No ano 2000, a idade média dos automóveis em Portugal era de 7,2 anos; em 2022, aumentou para 13,4 anos.
E, de acordo com a Associação de Comércio de Portugal (ACAP), um em cada seis automóveis a circular no país tem mais de 20 anos. Mas, atenção, nem todos estes automóveis são casos sérios de longevidade, robustez e fiabilidade. E é por isso que, na escolha de um carro usado, deve ser especialmente criterioso.
Se procura um carro em segunda mão, estes são sem dúvida alguns dos mais fiáveis.
Toyota Corolla
O nome Corolla está de volta ao catálogo da Toyota na Europa, substituindo o Auris e dando continuidade a um fenómeno de enorme popularidade. O nome do compacto japonês foi sempre sinónimo de qualidade e fiabilidade, pelo que se está à procura de um automóvel já com algumas pretensões familiares, fiável e que não tenha custos elevados de manutenção, o Corolla (2008-2012) está entre as melhores opções.
Procura um Toyota Corolla usado?
BMW Série 3
Os premium alemães são sempre automóveis muito procurados no mercado de usados. Para além da imagem estatutária, os seus elevados índices de robustez e fiabilidade justificam a popularidade. No teste de fiabilidade realizado este ano pelos ingleses de “What Car” a um conjunto de viaturas usadas com 100 mil km, o BMW Série 3, produzido entre 2012 e 2018, destacou-se como um dos mais confiáveis, com uma taxa de fiabilidade de 88.7%. De acordo com aquele estudo, o número de falhas para este modelo foi de 17 %, quase sempre problemas com a eletrónica não relacionada com o motor.
Quanto custa um BMW Série 3 em segunda mão?
Honda Accord
O modelo da Honda foi sempre uma das propostas mais consensuais e interessantes do segmento D, o que não impediu a marca japonesa de o cortar do seu catálogo europeu. A opção é recorrer ao mercado de usados, onde encontra versões que já oferecem itens como o cruise control ou elementos de segurança como o Sistema de Travagem Atenuante de Colisões (CMBS) ou o Sistema de Auxílio da manutenção da faixa de rodagem (LKAS). Para além disso, o Honda Accord é conhecido pela sua durabilidade e fiabilidade. Mesmo um modelo usado ainda possui um motor robusto e uma estrutura sólida que lhe permitem manter um desempenho consistente ao longo dos anos. Oferece também um interior espaçoso e confortável, com bancos ergonómicos e materiais de qualidade.
As generosas cotas habitáveis, as boas credenciais dinâmicas são outros trunfos num automóvel que beneficia de imagem de fiabilidade a toda a prova.
Com a compra de um Honda Accord usado, é possível obter um veículo de qualidade por um preço mais acessível, aproveitando todas as características e benefícios que tornam este modelo tão popular entre os condutores.
Descubra todos os Honda Accord usados à venda no Standvirtual
Mazda MX-5
Quando a Mazda lançou o primeiro MX-5, já no longínquo ano de 1989, o construtor asiático reconheceu que se inspirou nos roadsters ingleses. Fê-lo em quase todos os elementos ligados à condução, pura, com ótimo feedback e muito reativa em resposta ao acelerador. Mas há uma área em que, claramente, não copiou dos britânicos: a fiabilidade. Ao contrário dos congéneres fabricados no Reino Unido, a simplicidade e a robustez da mecânica foi sempre a base do sucesso do roadster da Mazda ao longo de mais de 30 anos. Desde o NA de primeira geração, com os faróis escamoteáveis que eram imagem de marca da época, o modelo japonês tem a fiabilidade de um simples utilitário, com custos de manutenção muito reduzidos.
A capota conversível do MX-5 proporciona uma sensação de liberdade única, permitindo desfrutar da condução ao ar livre. Com a sua construção leve e equilibrada, o MX-5 oferece um manuseamento ágil e uma condução envolvente.
O Mazda MX-5 possui uma reputação sólida de confiabilidade, tornando-o uma opção segura e duradoura para quem procura por um usado.
Interessado num Mazda Mx-5 em segunda mão?
Toyota Land Cruiser
A maioria dos todo-o-terreno puros e duros rendeu-se à comercial moda dos SUV. Na Toyota, no entanto, o Land Cruiser permaneceu fiel às suas raízes, desde o lançamento em 1951. O modelo é uma referência a nível mundial em matéria de robustez e durabilidade. E por isso é tão comum vê-lo a servir as mais variadas entidades nas regiões mais inóspitas do mundo. O conjunto não é moderno ou especialmente atrativo, mas impressiona o cuidado empregue nos acabamentos. A partir de 2015, o turbodiesel 2.8 D-4D assume o lugar do anterior motor de 3.0 litros, com o mesmo histórico de enorme fiabilidade. Acoplado à transmissão automática, o propulsor enferma de um condicionalismo: a sensação de arrasto em algumas acelerações. Contudo, a capacidade do Toyota no asfalto nunca foi o seu principal cartão de visita. A condução TT, sim.
Veja todos os Toyota Land Cruiser usados à venda no Standvirtual
Mercedes Classe S
Distinto, seguro e cheio de garra para quem se fizer à estrada não se sentir defraudado, reunindo boas performances e, sobretudo, conforto. Tudo isto aliado a um nome que foi, e continua a ser, sinónimo de fiabilidade na Europa: Mercedes.
É tido muitas vezes como o melhor automóvel que o dinheiro pode comprar, mas infelizmente o valor comercial desta limousine é impeditivo para a carteira de muitos.
Com novas e mais ecológicas motorizações, o Classe S está agora também mais amigo do ambiente, mas certamente manterá todos os argumentos que elevaram até este estatuto, e entre eles, claro, a fiabilidade. E não é ao acaso que é o meio oficial de transporte dos governantes das principais potências europeias.
Veja todos os Mercedes Classe S usados à venda no Standvirtual
Leia também:
- Marcas de carro: escolha a ideal de acordo com o seu perfil
- Carros clássicos: 5 GTI que todos gostavam de ter
- Conheça as marcas mais fiáveis de automóveis