A Volkswagen está determinada a acelerar o plano de eletrificação da gama europeia, de modo a posicionar-se mais perto do topo das vendas. O objetivo é atingir uma quota de 80% de carros elétricos na Europa até 2030. E a ambição da marca alemã expressa-se no desenho e no posicionamento do ID.7, o novo topo de gama, que já pode ser encomendado em Portugal, a partir de 59.911 euros.
A berlina, com quase cinco metros de comprimento, já tinha sido antecipada durante 2022 pelo estudo ID. Aero e não diverge, visualmente, das linhas sóbrias, elegantes e distintas dos demais elementos da família ID, com os quais partilha a plataforma MEB, a arquitetura elétrica de 400V ou o sistema de carregamento bidirecional que disponibiliza fornecimento de energia a diversos consumidores externos, de bicicletas a micro-ondas.
Interessado no novo Volkswagen ID.7?
Apresentado como alternativa a modelos como o Tesla Model 3 ou o Hyundai Ioniq 6, o ID.7 é o primeiro elétrico Volkswagen com uma geração de unidades completamente nova e altamente eficiente.
Potente, mas eficiente
O motor elétrico do ID.7, com 286 cv (210 kW) é o mais potente de um modelo ID (as versões GTX, mais potentes, dispõem de dois motores), tendo sido otimizado especialmente em termos do consumo energético e também rapidez de carregamento.
O ID.7 pode carregar até 170 kW na versão Pro, com bateria de 77 kWh (com alcance de 620 km); e até 200 kW na versão Pro S, com bateria de 86 kWh (com autonomia para 700 km). Este é também o primeiro modelo da Volkswagen a receber pré-condicionamento de bateria, que, uma vez programado o destino do carregador na navegação, prepara a bateria para capacidade máxima de carregamento à chegada.
A marca anuncia um consumo médio de 14 kWh/100 km, de acordo com o protocolo de homologação mais moderno (WLTP).
Adeus Passat
O Passat está no catálogo da Volkswagen há mais de 50 anos, mas à 9.ª geração este automóvel de referência no segmento médio (D), sobretudo nas frotas, vai estar disponível só como carrinha (Variant). Razão: a entrada em cena do elétrico ID.7.
O novo topo de gama assente em plataforma elétrica caracteriza-se pela ampla distância entre eixos que permite assim oferecer habitabilidade superior, não comprometendo também na atenção à qualidade.
Com um comprimento de 4,961 metros, o ID.7 tem mais 18,8 cm do que a carrinha Passat, sendo também 2,2 cm mais alto e 3,0 cm mais largo, o que ajuda a explicar as medidas desafogadas do interior, sobretudo nos lugares traseiros, onde três adultos viajam completamente à vontade.
No compartimento da bagageira, este elétrico disponibiliza 500 litros de capacidade de carga, um número que pode crescer até aos 1.600 litros com os encostos dos bancos posteriores rebatidos.
Apesar das dimensões avantajadas, o desenho beneficia o desempenho aerodinâmico e, assim, a autonomia.
O ID mais aerodinâmico de sempre
Anunciando um Cx de 0,23, o ID.7 não estabelece um recorde no segmento das berlinas elétricas, mas é o mais aerodinâmico de sempre na gama.
Além de uma nova geração de motores, a Volkswagen trabalhou a eficiência do elegante do ID.7, que é caracterizado pela dianteira com formas aerodinâmicas e pela linha do tejadilho inclinada do tipo fastback.
As entradas de ar na dianteira fazem com que o contravento flua de forma direcionada pelas laterais do veículo em direção à retaguarda, enquanto o tejadilho inclinado contribui para um coeficiente de arrasto mais típico de um coupé desportivo do que propriamente de uma berlina familiar como é o ID.7.
Interior com realidade aumentada
Este é o primeiro Volkswagen a apresentar o novo conceito de funcionamento e de apresentação de informações na marca alemã, assente no sistema digital composto por um ecrã para o infoentretenimento de 38 centímetros (15 polegadas). Além disso, dispõe de um head-up display com realidade aumentada de série, que projeta indicações digitais importantes como uma mudança de faixa ou as setas de mudança de direção do sistema de navegação diretamente no para-brisas, logo no campo de visão do condutor.
À semelhança de várias outras funções no ID.7, o tejadilho também pode ser operado por meio de comandos de voz naturais, variando a sua opacidade. Os bancos dianteiros oferecem opcionalmente um banco adaptável Climatronic — com refrigeração ou aquecimento conforme necessário e também uma função de secagem e massagem.
No capítulo da segurança, destaque para a tecnologia Travel Assist com swarm data (dados por enxame), que pode assumir o controlo lateral e longitudinal do ID.7, sempre que necessário.
O estacionamento com função de memória funciona até uma distância de 50 metros. Para tal, o condutor permanece sentado no ID.7 ou monitoriza o estacionamento a partir do exterior do veículo, utilizando a aplicação do smartphone.
Bancos com estimulação muscular
Tratando-se de um topo de gama, o essencial da dinâmica é naturalmente pautado pelo conforto. A Volkswagen não poupou recursos para obter a melhor qualidade de rolamento em todas as situações de condução, promovendo no ID.7 a estreia de equipamentos como os novos bancos premium ergoActive2, com certificação AGR.
Os novos bancos dianteiros, disponíveis em opção, oferecem programas de massagem inovadores, entre os quais uma função avançada de estimulação dos grupos musculares da coluna vertebral e da zona pélvica, com dez almofadas de ar para massajar os pontos de pressão nos encostos e outras duas incorporadas no assento.
Até o ar condicionado é inteligente
Também em estreia no ID.7, um sistema de ar condicionado inteligente que arrefece ou aquece mais depressa o interior do veículo antes do início de uma viagem e dos passageiros entrarem no veículo.
A função de controlo climático está localizada acima do novo ecrã central, mas também pode ser ativado por controlo de voz. Por exemplo, se o condutor disser “Olá Volkswagen, as minhas mãos estão frias”, o ID.7 reage ligando o aquecimento do volante e direcionando o ar quente para as mãos. Quando a função automática é ativada, o sistema inteligente reage ao seu ambiente climático. Por exemplo, um sensor na área do para-brisas deteta o ângulo de incidência da luz solar em condições de temperaturas exteriores altas e elevada intensidade solar.
Gama e preços para Portugal
O ID.7 é produzido em Emden, na Alemanha, fábrica que ganhou capacidade com a transferência da montagem do Passat para Bratislava, para a otimização dos recursos industriais, e chega a Portugal por preços que arrancam nos 59.911 euros, pedidos pela versão ID.7 Pro, com motor de 286 cv associado à bateria de 82 kWh, e que inclui de série as jantes de liga leve de 19 polegadas Hudson, câmara traseira, abertura elétrica do portão da mala, estacionamento automático, chave mãos-livres e ar condicionado automático bizona.
Leia também: