vender carros online 5 erros que nao pode cometer

6 min

Vender carros online: 5 erros que não pode cometer

O mercado digital está em alta em todos os segmentos. A pandemia de covid-19, que impôs restrições à circulação como medida sanitária para combater a propagação do vírus, fez com que o e-commerce (comércio online) crescesse substancialmente em todo o mundo.

E a tendência aponta para que assim continue, de acordo com os dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). No negócio da venda de carros, que lida com produtos de elevado valor aquisitivo, é preciso evitar cometer erros ao vender pela Internet.

Por isso, neste artigo indicamos-lhe 5 fatores que impedem o sucesso dos stands virtuais na venda de carros pela Internet. Por outras palavras, revelamos-lhe os 5 erros que não podes cometer no e-commerce.

As vendas na Internet têm vindo a aumentar de ano para ano. Para anunciar e vender carros através de e-commerce, é preciso criar um processo que gere confiança no consumidor e que seja efetivo no objetivo final: concretizar o negócio.

Artigo relacionado: Setor automóvel: a importância de fazer uma análise de mercado

Por isso, selecionámos várias dicas para vender carros na Internet e, com base nelas, identificámos 5 erros básicos nas vendas online.

  1. Não ter um website de vendas responsivo e otimizado

Ter um website não é suficiente para aumentar as vendas na Internet. O espaço digital do seu stand não serve apenas para anunciar ou apresentar a montra de modelos à venda. É, também, o local que vai receber o cliente, com transparência, atenção e informações objetivas.

Nesse sentido, o seu website precisa de estar ligado a outras redes, ser coerente com as divulgações exteriores e estar otimizado para que o cliente tenha facilidade em encontrar o que procura. Além disso, o fator responsividade é essencial: a mesma página precisa de ter um layout adaptável para os diferentes dispositivos móveis e tamanhos de ecrã.

Assim, o website do stand de carros deve não apenas listar os modelos de automóveis disponíveis e os serviços de pós-venda oferecidos, como, também, informar os princípios da empresa, a diferenciação que o stand assegura e ter um canal de atendimento que funcione com agilidade. Tudo isso com carregamento rápido da página e um visual otimizado.

  1. Não estruturar ações de email marketing

O email marketing que gera tráfego e leva o cliente a clicar no CTA (call to action) – chamada, visual ou de texto, que encoraja o visitante a realizar uma ação desejada – é o que tem uma comunicação adaptada aos diferentes públicos-alvo. Não criar uma estratégia de comunicação que gere identidade com os diversos perfis acaba por fazer com que a divulgação por email seja um trabalho perdido.

  1. Não investir em fotos e vídeos de qualidade

Recorrer unicamente a fotos provenientes de bancos de imagem é “um tiro no pé”. Para vender carros na Internet, é preciso criar confiança. Assim, a presença digital do seu stand precisa de fotos e vídeos autênticos, que não ilustrem apenas o portefólio de modelos, mas que exibam a realidade da infraestrutura e das condições do automóvel.

Os conteúdos visuais são o que chamam mais a atenção. E trabalhar com vendas na Internet apenas com imagens genéricas não é atrativo. Além disso, no momento de tirar as fotos e criar os vídeos, é necessário o máximo cuidado com a qualidade dos ficheiros. Uma foto com muito exposição de luz ou um vídeo muito pesado, que não corre com facilidade, conduz à perda de credibilidade.

Artigo relacionado: 6 dicas para fotografar o carro no seu stand

  1. Não investir em marketing de conteúdo para as redes sociais

Os anúncios e as promoções são uma das frentes da divulgação digital. No entanto, para se manter competitivo no mercado da venda de carros pela Internet, a sua empresa precisa de se mostrar especialista no assunto.

O marketing de conteúdo é o principal responsável por estimular a confiança do cliente, para que ele se sinta seguro de que está a negociar com o stand certo com vista à aquisição do seu novo automóvel. Além disso, é através de conteúdo que comunica os princípios da sua empresa e o posicionamento da mesma no mercado, gerando identidade no público-alvo que pretende alcançar.

Assim sendo, não investir em marketing de conteúdo para as redes sociais gera pouca interação e, consequentemente, baixo nível de conversão no acesso ao website, que é o destino final de toda comunicação.

  1. Não investir em plataformas de anunciantes

Com o aumento da concorrência nas vendas pela Internet, criar um plano de divulgação que seja realmente competitivo é um grande desafio. Existem diversos detalhes importantes para que o seu stand consiga estar sempre bem cotado no ranking do Google. E para manter um bom nível de acessos, contar com especialistas em anúncios digitais faz toda a diferença.

A plataforma Standvirtual, por exemplo, é uma referência em vendas de carros online, uma vez que a sua especialidade é desenvolver conteúdos impactantes, transparentes e que gerem confiança.

Estamos presentes desde a criação de anúncios patrocinados para redes sociais até à produção de vídeos para o YouTube e comunicação por email, passando pela realização de contactos de atendimento via chat. Tudo isso conta para que o seu cliente esteja seguro para concluir a compra.

Querer fazer tudo sozinho, sem criar parcerias com um especialista em vendas digitais, como a plataforma Standvirtual, não é uma boa ideia para o empreendedor que deseja ter sucesso com o seu stand de carros online.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Análise do mercado: O panorama mensal com os principais indicadores de compra e venda

O ano de 2020 trouxe desafios acrescidos e uma incerteza que afetou, e continua a afetar toda a indústria automóvel até aos dias de hoje.…

Como funciona um concessionário da Tesla?

Os veículos movidos a energia elétrica já existem há bastante tempo, mas só recentemente é que se desenvolveu tecnologia para se melhorar a autonomia e…

Tem um stand? Descubra os cuidados necessários com carros no inverno

Ainda que, de ano para ano, o outono seja cada vez mais ameno, com temperaturas invulgares para a época, fruto das alterações climáticas que se…

Como potencializar o seu negócio: Os segredos da negociação

No mercado automóvel, o maior segredo de uma boa venda está sempre numa excelente compra, e só através de um bom poder de negociação conseguirá…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
Procura um Carro Novo? Consulte agora todos os carros novos à venda em Portugal. Peça um Proposta!
This is default text for notification bar