velocidade furiosa locais filmagem portugal

4 min

Velocidade Furiosa: conheça os locais de filmagem em Portugal

Portugal foi um dos países escolhidos para as filmagens de uma das maiores sagas da história do cinema. Para além do Reino Unido e de Itália, sabe-se que o 10º filme da saga “Velocidade Furiosa” vai ter cenas gravadas em Portugal, nomeadamente nas cidades de Lisboa, Vila Real e Viseu.

A produtora portuguesa Sagesse Productions, que faz parte do filme, confirmou estes locais de gravação e adiantou ainda que as gravações irão durar várias semanas, num esforço que vai envolver vários municípios das regiões, com uma equipa que contará com 600 a 700 profissionais portugueses e estrangeiros.

Segundo a produtora, este investimento é uma mais-valia para a economia do país, uma vez que vai abranger vários setores portugueses como a construção, a maquinaria, o guarda-roupa, a carpintaria, entre outros pequenos negócios. Tal foi possível grande parte devido à criação de incentivos fiscais pelo Governo, em 2018.

A criação destes incentivos fiscais são, para Sofia Noronha da produtora Sagesse Productions, uma das razões para Portugal ter presença no 10º filme da saga. “A indústria cinematográfica está habituada a estes benefícios e todos os nossos concorrentes e vizinhos têm incentivos fiscais. Como, normalmente, o investimento feito no país é quase o dobro desse incentivo, o país acaba sempre por beneficiar”.

Artigo relacionado: Estado investe 15 milhões na indústria automóvel portuguesa

Devido a questões de confidencialidade contratual há vários detalhes que não podem ser revelados, mas a produtora afirma que poder contar com uma produção desta dimensão em Portugal é “um investimento económico brutal no país”.

Segundo Sofia Noronha, “é abrir as torneiras e utilizarmos o máximo de serviços portugueses… Portugal tem todas as condições para ser um grande sítio de filmagens, não só pelo tempo, pelos preços acessíveis e pela mão de obra, já que somos todos bastante flexíveis e aprendemos muito rápido. Mas não tínhamos ainda este mercado aberto”. “Já tinham filmado em Espanha, surgiu-lhes curiosidade em Portugal, em fazer uma visita técnica, para explorarem sítios – e encontraram vários -, mas aquele que ficou mesmo, por que eles se apaixonaram, foi Monsanto”.

Cortes na autoestrada para gravações

Atualmente as gravações do Fast X já estão a decorrer em Portugal e vão obrigar a cortes de estradas na região Viseu, Dão e Lafões nas próximas semanas, adianta o Centro de Portugal Film Comission (CPFC) e a Sagesse Productions.

De forma a compensar os habitantes da zona e outros utilizadores dessas estradas, não serão cobradas portagens nos dias de gravações.

Calendário e locais das gravações de Velocidade Furiosa em Portugal

28 de Junho – 6h às 22h
Nó 9 – Moimenta da beira e Lamego até Nó 10 – Armamar e Valdigem

29 de Junho – 6h às 22h
Nó 5 – Carvalhal até Nó 7 Castro Daire Norte

30 de Junho – 6h às 22h
Nó 11 Peso da Régua até Nó 12 – Nogueira

6 de Julho a 8 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

11 de Julho a 13 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

14 de Julho a 15 de Julho – 6h às 22h
Nó 5 – Carvalhal até Nó 7 Castro Daire Norte

18 de Julho – 6h às 22h
Nó 9 – Moimenta da beira e Lamego até Nó 10 – Armamar e Valdigem

19 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

20 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

21 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

22 de Julho a 26 de Julho – 6h às 22h
Nó 11 Peso da Régua até Nó 12 – Nogueira

22 de Julho a 26 de Julho – 24 horas
Nó 11 Peso da Régua até Nó 12 – Nogueira

O 10º filme da saga foi apelidado de “Fast X” e tem estreia marcada para 19 de maio de 2023 nos Estados Unidos da América. Com argumento de Justin Lin e Dan Mazeau e produzido por Lin e  Vin Diesel, o filme conta no elenco com grandes nomes do cinema como Vin Diesel, Jason Momoa, Brie Larson, Charlize Theron, Michelle Rodriguez e a portuguesa Daniela Melchior.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Vendas de carros de luxo aumentam durante a pandemia

Foi a pandemia, a escassez de microchips e até as cada vez mais restritivas políticas sobre emissões. O número de carros ligeiros de passageiros matriculados…

Car wrapping: quanto custa e quais as vantagens

A expressão em português tem alguma piada, já que “wrapp” é embrulhar. E “car wrapping” podia ser, tão somente, embrulhar o carro, qual presente a…

Conheça os carros mais económicos actualmente à venda

Compusemos uma lista dos carros mais económicos actualmente à venda. Com o downsizing nos motores, as exigências crescentes para que os consumos dos motores baixem drasticamente, o início progressivo…

O que é o Apple CarPlay e o Android Auto

Tanto o Android Auto como o Apple CarPlay são sistemas operacionais que, ao se ligarem ao sistema de informação do carro, permitem controlar algumas das…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional