velocidade furiosa locais filmagem portugal

4 min

Velocidade Furiosa: conheça os locais de filmagem em Portugal

Portugal foi um dos países escolhidos para as filmagens de uma das maiores sagas da história do cinema. Para além do Reino Unido e de Itália, o 10º filme da saga “Velocidade Furiosa” teve cenas gravadas em Portugal, nomeadamente nas cidades de Lisboa, Vila Real e Viseu.

A produtora portuguesa Sagesse Productions, que faz parte do filme, contou com um esforço conjunto que envolveu vários municípios das regiões e uma equipa mais de 700 profissionais portugueses e estrangeiros.

Segundo a produtora, este investimento foi uma mais-valia para a economia do país, uma vez que abrangeu vários setores portugueses como a construção, a maquinaria, o guarda-roupa, a carpintaria, entre outros pequenos negócios. Tal foi possível grande parte devido à criação de incentivos fiscais pelo Governo, em 2018.

A criação destes incentivos fiscais são, para Sofia Noronha da produtora Sagesse Productions, uma das razões que permitiu a Portugal ter presença no 10º filme da saga. “A indústria cinematográfica está habituada a estes benefícios e todos os nossos concorrentes e vizinhos têm incentivos fiscais. Como, normalmente, o investimento feito no país é quase o dobro desse incentivo, o país acaba sempre por beneficiar”.

Artigo relacionado: Estado investe 15 milhões na indústria automóvel portuguesa

Devido a questões de confidencialidade contratual há vários detalhes que não puderam ser revelados, mas a produtora afirmou que poder contar com uma produção desta dimensão em Portugal é “um investimento económico brutal no país”.

Segundo Sofia Noronha, “é abrir as torneiras e utilizarmos o máximo de serviços portugueses… Portugal tem todas as condições para ser um grande sítio de filmagens, não só pelo tempo, pelos preços acessíveis e pela mão de obra, já que somos todos bastante flexíveis e aprendemos muito rápido. Mas não tínhamos ainda este mercado aberto”. “Já tinham filmado em Espanha, surgiu-lhes curiosidade em Portugal, em fazer uma visita técnica, para explorarem sítios – e encontraram vários -, mas aquele que ficou mesmo, por que eles se apaixonaram, foi Monsanto”.

Cortes na autoestrada para gravações

As gravações do Fast X em Portugal obrigaram aos cortes de estradas na região Viseu, Dão e Lafões nas próximas semanas, adianta o Centro de Portugal Film Comission (CPFC) e a Sagesse Productions.

De forma a compensar os habitantes da zona e outros utilizadores dessas estradas, não foram cobradas portagens nos dias de gravações.

Calendário e locais das gravações de Velocidade Furiosa em Portugal

Reveja aqui as datas e os locais onde foram gravadas as cenas do Velocidade Furiosa X:

28 de Junho – 6h às 22h
Nó 9 – Moimenta da beira e Lamego até Nó 10 – Armamar e Valdigem

29 de Junho – 6h às 22h
Nó 5 – Carvalhal até Nó 7 Castro Daire Norte

30 de Junho – 6h às 22h
Nó 11 Peso da Régua até Nó 12 – Nogueira

6 de Julho a 8 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

11 de Julho a 13 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

14 de Julho a 15 de Julho – 6h às 22h
Nó 5 – Carvalhal até Nó 7 Castro Daire Norte

18 de Julho – 6h às 22h
Nó 9 – Moimenta da beira e Lamego até Nó 10 – Armamar e Valdigem

19 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

20 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

21 de Julho – 6h às 22h
Nó 15 – Vilarinho da Samardã até Nó 16 – Vila Pouca de Aguiar

22 de Julho a 26 de Julho – 6h às 22h
Nó 11 Peso da Régua até Nó 12 – Nogueira

22 de Julho a 26 de Julho – 24 horas
Nó 11 Peso da Régua até Nó 12 – Nogueira

O 10º filme da saga foi apelidado de “Fast X” e estreou a 19 de maio de 2023 nos Estados Unidos da América. Com argumento de Justin Lin e Dan Mazeau e produzido por Lin e Vin Diesel, o filme conta no elenco com grandes nomes do cinema como Vin Diesel, Jason Momoa, Brie Larson, Charlize Theron, Michelle Rodriguez e a portuguesa Daniela Melchior.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional