Instalar um localizador GPS carro

5 min

Vantagens de instalar um localizador GPS no seu carro

Ter um carro com um localizador GPS não faz apenas sentido no meio empresarial, como forma de controlar custos e produtividade, é também uma garantia de segurança para particulares.

De acordo com os dados oficiais, em Portugal há nove carros desparecidos por dia, sendo que só um em cada três é recuperado. Mais preocupante ainda para as autoridades é o aumento sempre constante dos números de casos de “carjacking” no país: o roubo de viaturas feito através da ameaça violenta ao condutor subiu 18,9%.

Os sistemas que permitem a localização dos veículos via satélite não impedem este tipo de crimes, mas são decisivos para a sua resolução em tempo útil.

Recuperar viaturas com localizador GPS

Com um localizador para veículos instalado no seu carro está a aumentar exponencialmente a possibilidade de o conseguir recuperar rapidamente em caso de roubo, sabendo exatamente onde se encontra o carro através do sistema de GPS, mas a principal preocupação para as autoridades é quando estão vidas em causa. Em situações de “carjacking”, por exemplo, ao permitir localizar e fazer o rastreamento do veículo em tempo real, é possível fornecer indicações precisas às autoridades sobre a localização da viatura.

Artigo relacionado: Quais os melhores sistemas antirroubo para automóvel?

Mas a recuperação das viaturas é apenas uma das várias componentes deste tipo de dispositivos que permitem circular com mais segurança nas estradas.

Os sistemas mais evoluídos, normalmente associados a um serviço de segurança, já estão inclusivamente equipados com a funcionalidade Botão de Pânico, que pode ser acionado pelo condutor sempre que antecipa a possibilidade de um assalto violento, mas também em caso de acidente grave ou em situações de doença súbita durante a condução. Em qualquer um destes cenários de emergência, o dispositivo emite um alerta que é recebido na sala de controlo da empresa fornecedora do serviço de segurança, que faz avançar todas os procedimentos necessários após a validação dos factos e localizada a viatura.

Monitorizar o uso familiar

Quando o automóvel é o meio de transporte para maior parte dos elementos de uma família, nomeadamente dos filhos recém-encartados, as preocupações são maiores.

Um localizador GPS para automóveis pode trazer alguma tranquilidade neste sentido, uma vez que permite o acompanhamento dos percursos realizados, e até a monitorização da velocidade máxima e do estilo de condução praticada.

Comunicação entre sistemas

Também para a monitorização do estado geral do veículo este tipo de dispositivos pode ser uma mais-valia.

Alguns sistemas de localização GPS conseguem informar sobre mudanças de óleo e consumo de combustível.

Como funciona um localizador GPS?

Como explicam os especialistas da Cartrack em Portugal, “um localizador GPS é um dispositivo que recorre ao uso de satélites de posicionamento global. Estes identificam a localização exata de um determinado veículo. Assim, dispositivos como estes funcionam através de uma rede de satélites que orbitam em torno do planeta terra. Estas tecnologias de localização de viaturas por GPS estão na vanguarda daquilo que é a segurança de qualquer veículo potenciando ao mesmo tempo aquilo que é também a indústria automóvel e o comércio moderno”.

Diferenças entre localizador GPS ativo e passivo

A tecnologia está disponível em dois formatos, sendo possível optar pelo tipo de localizador – ativo ou passivo, cada qual com as suas vantagens.

Os dispositivos com controlo ativo permitem a transmissão de dados de satélite e a consulta dos mesmos através de um simples acesso a uma página na Internet ou aplicação dedicada. Esta solução permite não só um acompanhamento em tempo real, mas também voltar a retroceder para verificar os trajetos e localizações anteriores, informando sobre os limites de velocidade. A maior desvantagem deste tipo de rastreadores de automóveis é a obrigatoriedade de uma assinatura paga para o serviço de acesso às redes de satélite.

Artigo relacionado: 4 sistemas de segurança automóvel que salvam vidas

Já um localizador passivo não procede à transmissão de dados, permanecendo conectado à rede dos satélites GPS onde são armazenadas todas as informações sobre os percursos e movimentos realizados pelo veículo. Assim, a análise detalhada de todos os dados só é possível depois de remover o dispositivo do veículo, para descarregar toda a informação para um computador, um tablet ou smartphone.

A grande falha deste sistema prende-se com o facto de não permitir a consulta em tempo real e caso seja necessário encontrar um veículo que esteja desaparecido ou noutra qualquer situação de emergência. Por outro lado, é bastante mais acessível e não obriga a um contrato com mensalidade.

Instalação de um localizador GPS

A utilização de um localizador GPS é bastante simples e a sua instalação também não é complicada, embora a operação deva ser realizada por um profissional certificado uma vez que será necessário garantir alguma compatibilidade com a eletrónica do veículo.

De acordo com as necessidades e variedade de equipamentos existentes no mercado, é também possível optar por um sistema portátil, bastante mais acessível e, claro, limitado na sua utilização, até porque depende da autonomia da bateria incorporada.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional