Vanderhall-Venice-GT

4 min

Vanderhall lança os seus potentes três rodas em Portugal

Se os britânicos têm os Morgan de três rodas cheios de estilo, os americanos inventaram os Vanderhall, que não lhes ficam atrás – e, em boa altura, a marca do Utah chegou à Europa, com a comercialização em Portugal prestes a arrancar através de um importador particular.

Os Vanderhall distinguem-se por serem veículos de três rodas (duas à frente e uma atrás), extremamente compactos, que parecem aliar uma certa predisposição para a aventura ao gosto pelo passeio.

Vanderhall venice GT 3 rodas

Nascida em 2010, pelas mãos de Steve Hall, que começou a carreira como designer para a gigante Novatek, a Vanderhall Motor Works é sediada em Provo, no estado norte-americano do Utah, e distingue-se pelo trabalho manual sobre os veículos, cuja qualidade percecionada consegue surpreender.

Inicialmente, foram homologados como motas, mas na Europa conquistaram o estatuto de triciclos, ideais para quem privilegia a condução cheia de sensações dos karts e ao mesmo tempo gosta de dar nas vistas. E, com cinto de segurança de três pontos e “rollbar”, dispensam a utilização de capacete.

Vanderhall-Carmel

O preço (entre os 38.795€ e os 61.795€) não os torna habilitados a ganharem o estatuto de citadinos, mas as suas reduzidas dimensões podem tornar-se uma mais-valia para quem se desloca sobretudo pelos meios urbanos.

Resumindo, não se pode falar de veículos pragmáticos, mas isso não significa que não tenham vários bons atributos para conquistarem apaixonados pela estrada. A começar pela potência: o mais fraquinho chega com 175 cv, mas, devido ao baixo peso do veículo, oferece 1 cv para cada 3,77 kg.

Em Portugal, ainda aguarda homologação – para ser oficial, há detalhes burocráticos a ultrapassar. No entanto, o facto de ter COC (certificado de conformidade) alemão, assim como o já ser comercializado em vários países da União Europeia, facilita o processo.

Vanderhall-Venice-carro 3 rodas

Para já, as propostas recaem sobre dois modelos (Venice e Carmel) e dois motores, ambos com origem General Motors: os 1,4 e 1,5 litros. No entanto, é expectável que dentro de um par de anos surja uma solução elétrica. A Vanderhall já tem motorizações elétricas no seu catálogo, mas o facto de ainda não admitir carregamento rápido fez com que o importador optasse por esperar pela evolução que aí vem e que foi apresentada há um mês: um inédito quatro rodas, com bateria com capacidade de 60 kWh e possibilidade de carregamento em corrente contínua (de 20 a 80% em menos de uma hora), que chegará em 2022 com 400 cv.

Voltando à gama para o mercado nacional, o Venice, sem portas, é oferecido em quatro versões: o Blackjack, único com bloco 1.4 litros turbo, de quatro cilindros, com 175 cv e um binário máximo de 251 Nm; o Venice, com motor sobrealimento de 1.5 litros e quatro cilindros, de injecção directa, com 194 cv e binário de 275 Nm, cujo equipamento inclui bancos aquecidos, volante de madeira e sistema de som por Bluetooth; GT, com o mesmo motor, mas com cruise control e escapes desportivos; e GTS, que acresce jantes de 19” e travões Brembo.

Vanderhall Venice

No caso do modelo com portas, o Carmel, sempre associado a um motor de 1,5 litros com 194cv, há três versões para encomendar: Carmel, com cruise control, aquecimento, bancos aquecidos, jantes de 19”, capota removível, volante de madeira e som por Bluetooth; GT, com interior em couro de detalhes premium; e GTS, com os eficazes travões da Brembo.

O importador, que já tem encomendas, espera poder iniciar a comercialização já em setembro, aguardando os documentos do IMT para proceder à legalização dos veículos e posterior pedido de matrículas (sendo que ainda não sabe muito bem onde as irá pôr…).

Leia também:

Conheça os carros das famílias reais

Os 5 SUV mais luxuosos do mercado

Os carros mais rápidos de sempre

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional